Como fazer janelas? Apenas alguns podem se dar ao luxo de confiar inteiramente no designer, confiando-lhe o desenvolvimento de um projeto de design e a incorporação de idéias. A maioria das pessoas toma a decisão de projetar janelas com cortinas, e devo dizer que o próprio processo de encontrar opções interessantes é uma atividade extremamente fascinante.
Os olhos correm para cima: todos os anos há novas coleções de têxteis, cornijas originais, e as cortinas da oficina oferecem cortinas intricadas e lambrequins … Como permanecer no âmbito do bom gosto e pegar as tendências da moda? Para começar, você deve considerar as verdades básicas.
Regras de bom tom: opções para decorar janelas com cortinas longas
Então, você decidiu fazer janelas com cortinas. As primeiras perguntas para responder:
– Qual devo escolher a cortina?
– Em que altura você quer consertar?
– Por quanto tempo as cortinas devem ser para não parecer ridículas e antiquadas?
– Como calcular o consumo de tecido?
Comprimento da cortina
O comprimento da cortina é selecionado da seguinte maneira. É necessário aplicar mentalmente uma cortina drapeada à parede próxima à borda da janela, de modo que ela cubra a armação lateral e parte da parede. Se você selecionar uma área muito estreita para o tecido deslocado, o tecido irá encolher para os lados, alargando-se para baixo, o que não é muito agradável e nem elegante. Se for muito largo, a cortina desaparecerá. Tendo definido a largura, você deve multiplicar por dois e adicionar a largura da janela. Este será o comprimento da cortina (sem levar em conta os elementos decorativos ao longo das bordas).
Possível erro: se o comprimento da cortina coincidir com a largura da janela, a sala ficará mais escura durante o dia – as bordas da abertura serão cobertas com cortinas. O interior perderá muito em expressividade: as aberturas parecerão visualmente estreitas, suas proporções não mudarão para melhor.
Altura de fixação das cortinas
As normas do design soviético determinavam que as cortinas fossem penduradas 10 a 15 cm acima da abertura. Para Khrushchev, esta recomendação é verdadeira hoje, mas se o teto do apartamento for maior que 2,5 m, então o “empurrão” sai do teto.
Uma opção universal para salas altas – pendure a cortina, recuando 15-20 cm do teto. Alguns desenhos são anexados diretamente ao teto e cobertos por uma cornija de sobreposição. Neste caso, é desejável escolher uma cornija com uma largura de pelo menos 15 cm.
Possíveis erros: a cornija baixa parece miserável e pode anular todos os esforços para criar um interior interessante. A cortina, presa ao teto e não coberta por uma larga cornija, cria a impressão de decoração incompleta das janelas, mesmo quando se escolhe um bom estilo de cortinas.
Comprimento das cortinas
Qual é o tamanho real? Para olhar cortinas longas à moda, a fenda entre eles e o chão deve ser 1-1,5 cm, não mais. Muito bonito cortinas, drenando para o chão – neste caso, para o comprimento do chão você precisa adicionar mais 20-50 cm.
Seleção do tipo de tecido
Antes de escolher o corte, cor e padrão das cortinas, você deve determinar qual modo de iluminação e escurecimento é necessário na sala, e com base nisso – o tipo de tecido. O tipo de tecido depende do seu consumo.
Se as janelas vão para o norte e não repousam contra a parede da casa vizinha, e a luz suave do dia não perturba ninguém, então você pode fazer com cortinas de tule.
Para janelas solares do sul, cortinas densas provavelmente serão necessárias. Eles também são necessários no escritório para remover o brilho da tela do computador.
Os amantes dormem no dia ou na manhã escolhem cortinas blackout, que é completamente opaco. Eles são brilhantes e até brancos, mas os raios do sol não perdem. A opção de decorar a janela com cortinas de blecaute também é relevante para quem gosta de assistir a um home theater.
Draperies e consumo de tecido: quanto é o efeito de luxo
Existem estilos de design nos quais a roupagem não é relevante: por exemplo, escandinavos ou japoneses. Mas em muitos casos é ela quem dá ao interior um toque de luxo.
Existe um chamado coeficiente de drapejamento, que mostra quantas vezes a largura da teia excede a largura da abertura – a relação depende do tipo de têxtil escolhido:
– Cortinas de tecidos leves – um fator de 2 a 3.
– Cortinas de tamanho médio – de 2 a 2,5.
– Cortinas pesadas – coeficiente 2.
– Para alguns estilos (escandinavos e parcialmente provinciais) – o coeficiente é 1.5. Este é o valor mínimo, abaixo do qual são obtidas modestas cortinas de “avó”.
Quando a relação de cortina, o comprimento da cortina e o comprimento dos painéis são selecionados, você pode calcular o consumo de tecido. O comprimento da cortina é multiplicado por um fator e adicionado 5-10 cm à borda. Em seguida, o número resultante é multiplicado pelo comprimento das cortinas e adicionado 20-30 cm ao processamento de borda. Obter o custo total do tecido nas duas cortinas.
Idéias para o design de cortinas de formas complexas
Em apartamentos reais existem tais desenhos de molduras ou formas de aberturas de janelas, para as quais as opções típicas de design para cortinas não são adequadas. Vamos considerar alguns exemplos.
Caixilho de janela desequilibrada
As armações são largas, de largura assimétrica, com inserções, travessas e estacas que são difíceis de cobrir, de modo que não apenas à noite, mas também durante o dia, parecem atraentes. Cortinas de tule não são capazes de disfarçar uma estrutura de estrutura volumosa, mas cortinas romanas virão para o resgate.
Durante o dia eles podem ser levantados metade ou um terço da janela, deixando a parte mais desagradável do quadro coberto, que, a propósito, brilha menos através do tecido branco.
Uma boa opção persianas de design de janela, persianas – a foto mostra claramente as suas vantagens.
Se estamos falando do interior do design clássico, então, no projeto de janelas, é melhor substituir as persianas por um tule com estampas grossas, emparelhado com cortinas grossas – por exemplo, como nesta foto.
Sala de estar com uma janela de sacada: opções para decorar janelas com cortinas
Sala de estar com uma janela de sacada inicia idéias de design interessantes, no entanto, com o aparecimento de janelas, existem certas dificuldades. Às vezes é possível pegar algumas cortinas curtas para tule e cortinas – mas isso só é possível a grandes distâncias entre as aberturas.
Para a janela de sacada, que é uma construção de estrutura única, os designers oferecem cortinas romanas, persianas e persianas.
O design efetivo do design da janela da janela com cortinas é mostrado na foto a seguir. As cortinas e o tule são pendurados em uma cortina reta fixada ao teto, com uma zona de alcova formando na janela – um lugar perfeito para relaxar, onde você pode colocar um sofá ou um banco com travesseiros. Designers muitas vezes fazem o banco alto, ao nível da janela, então torna-se possível contemplar a natureza circundante. A última opção é boa se a vista da janela for realmente maravilhosa.
Novidades subestimadas – intertravas e ilhós
Na verdade, não será sobre as últimas novidades em design de cortina, mas aquelas que merecem uso mais frequente.
A circunstância que atrasa sua ampla distribuição é a falta de modelos prontos para venda. No entanto, os ilhós podem ser encomendados em qualquer loja de cortina, e até mesmo uma costureira novata vai costurar as interceptações.
Os orifícios são feitos de plástico ou metal comprimido, através dos quais a cornija é passada. Este método de fixação cria nas cortinas pesadas dobras bonitas sem um grande consumo de tecido: o coeficiente drape é 1,5. A decoração das janelas com cortinas nos ilhós é adequada para os estilos de design mais populares, o que é demonstrado pelos interiores das fotografias em estilo clássico, provence, ardeco.
A tapeçaria com intertravamentos é recomendada para tecidos de densidade média. Realizado com um coeficiente de 1,5, mas as dobras nas cortinas não são tão visíveis como nos ilhóses. Na foto – o design de janelas com cortinas com interceptações: eles criaram design de interiores no espírito do país (especialmente Provence francesa) e estilo escandinavo.
O que é real em 2023-2023: tendências da moda
Os principais designers mostram ao mundo novas direções com antecedência, um ano ou dois antes de sua implementação. Isso é compreensível, porque após a aprovação das tendências leva tempo para implantar a produção em massa de tecidos e acessórios da moda.
As ideias para design de interiores no design da janela são apresentadas na foto da nova Milan Furniture Fair – Feira de Móveis de Milão, realizada em abril de 2023. Quais tendências podem ser rastreadas?
Abaixo com lambrequim – lambrequim de longa vida!
É bastante óbvio que o lambrequim, no sentido usual, com cortinas ricas e formas intricadas, é coisa do passado – não é oferecido nem mesmo para um interior clássico. Mas o Milan preparou uma surpresa inesperada.
Amadores fecham a borda superior da abertura de janela lambrequim permanecerá na crista da moda, observando duas condições:
– Lambrequim tem um comprimento médio ou curto, uma forma retangular, vincos simples;
– na janela não há cortinas e tule.
O momento mais agudo é a ausência de cortinas na janela, compensada pela cortina de sua parte superior.
Veludo
Veludo e veludo, devolvidos ao estofamento de móveis no ano passado e acolhidos pelos consumidores, agora afirmam a dignidade real na rica decoração das janelas. E veludo e pelúcia delicada vão além da estrutura do design clássico. Em interiores modernos o veludo encontrou-se de repente com o linho – na feira mostravam-se cortinas de linho, o fundo de que se decora com uma larga tira de plush agachando-se no chão. Esta combinação ousada causou uma ressonância, e podemos assumir um maior desenvolvimento da idéia de decoração de janelas com cortinas vintage.
Padrão de Damasco e ornamentos florais
A liderança do padrão de damasco na feira de Milão era tão óbvia que os críticos da moda precisaram procurar uma alternativa para ela. Uma vez que os próprios motivos de Damasco apelam para os clássicos e são muito exigentes em design de interiores, como uma versão simplificada, os designs gráficos são propostos na forma de grades complexas, bem conhecidas pelos produtos IKEA.
Outro líder no design de cortinas – motivos de plantas na forma de ornamentos, impressões de fotos e composições gratuitas – este projeto de janela tem um grande futuro no estilo de Provence, Scandi, Country, Ardeco e em direções vintage.
Janelas de cozinha: novo velho
No desenho das janelas da cozinha, as cortinas no estilo do “café” praticamente desapareceram, mas persianas e persianas romanas, acostumadas há muito tempo a catálogos da moda, avançaram, mas ainda não ocuparam um lugar significativo em interiores reais.
Cortinas curtas permanecem na tendência, mas são costuradas com o cálculo da cortina transversal: as cortinas sobem pelo tipo de romana através dos anéis ou com a ajuda da montagem no kuliska. Assim, durante o dia, a partir das cortinas, há apenas uma espécie de lambrequim, que forma a aparência do design moderno da janela da cozinha.
Janela para “amanhã”
As tendências de moda de 2023-2023 não negam as variantes básicas do design de janelas, mas rejeitam explicitamente aquelas obsoletas e pretensiosas que não correspondem aos estilos reais. Em troca, eles oferecem novas técnicas para decorar janelas – tanto vintage quanto perto de tradições estabelecidas, deixando a escolha final para trás.
Galeria de fotos – decoração de janela com cortinas
Video
Autor: Mikhail Bond
Lance
05.05.2023 @ 16:51
noite, precisam de cortinas opacas que bloqueiem completamente a luz. Cortinas opacas são necessárias para quem gosta de dormir no escuro Em geral, a escolha do tecido depende do estilo geral do interior e das preferências pessoais. É importante lembrar que o tecido deve ser fácil de limpar e durável o suficiente para resistir ao desgaste diário. Em resumo, projetar janelas com cortinas é uma atividade emocionante que requer atenção aos detalhes e um senso de bom gosto. Com as dicas acima, você pode criar um interior elegante e funcional que atenda às suas necessidades e desejos.