Tradicionalmente, a sala de estar é considerada o local mais importante do apartamento. É aqui que toda a família se reúne, os convidados são convidados aqui. Como você vê isso em sua casa – aconchegante, elegante, elegante e criativo? Em seguida, corajosamente decorar o interior da sala de estar em uma cor cinza.

Sofá cinza no interior de uma sala de estar rosa pálido

Sofá cinza no interior de uma sala de estar rosa pálido

Se notarmos brevemente os méritos de tal solução de cor, aqui estão eles:

  1. esta é uma opção rara de inscrição – os convidados notarão sua originalidade;
  2. Esta é a base ideal para uma grande variedade de cores expressivas ou acentos gráficos;
  3. este é um design “long-playing”. Quando os móveis e móveis existentes são chatos, não há necessidade de fazer grandes reparos: basta mudar a cor e os gráficos adicionais nos elementos de destaque – decoração, tecidos, móveis – e o caráter da sala mudará radicalmente;
  4. este é um cenário para reuniões de família e novos conhecidos. Soa um pouco estranho, mas no centro do interior da sala de estar na cor cinza – pessoas: contra o pano de fundo neblina neblina ninguém vai passar despercebida;
  5. Este é um design de moda extremamente atual.
Interior da sala cinza-branca

Interior da sala cinza-branca

Aspectos psicológicos

Quem pode recomendar a cor cinza no interior da sala, como dominante? É percebido como neutro.

Para a maioria, isso não é nem mesmo uma transição do preto para o branco, mas a cor da sombra, algo que não existe. Tal cor pode ser escolhida por pessoas inclinadas a contemplar o mundo interior, a filosofia e o esoterismo.

Interior em cor cinza também é preferível para aqueles empresários cuja vida se passa em um ritmo acelerado, risco, em situações estressantes – em uma sala tão tranquila, eles podem finalmente relaxar após um dia atarefado.

Sala de estar cinza com tapete marrom

Sala de estar cinza com tapete marrom

Há outro psicótipo interessante, para o qual o cinza é muito confortável – é um homem de serviço. O perfeccionista experimenta uma tensão interna constante e exaustiva, um medo do fracasso, uma carga no limite do possível. Cinza neutro não obriga a nada, não liga para lugar algum. A sala cinza no plano psicológico é uma ilha de paz e estabilidade.

Se um dos membros da família é preguiçoso, apático ou deprimido, o cinza total na sala de estar é contra-indicado – neste caso, só pode ser usado no interior se houver acentos brilhantes e excitantes – amarelo, laranja, vermelho.

Quarto cinza em combinação com tons frios brilhantes

Quarto cinza em combinação com tons frios brilhantes

A cor da pobreza ou prosperidade?

Há muito se observou que quanto mais pobre uma pessoa, mais cores vivas ele procura preencher seu habitat. E, pelo contrário, entre a aristocracia, pessoas ricas ou que obtiveram sucesso inquestionável em qualquer área, há um desejo por cores lacônicas – branco, preto e cinza. Este fenômeno é conhecido há muito tempo e é levado em conta pelos designers. Um estereótipo estável da percepção do interior da sala de estar foi desenvolvido em uma cor cinza contida, nobre e de elite.

Sala de estar cinza em estilo moderno

Sala de estar cinza em estilo moderno

Cinza multicolorido: sobre tons

O tom de cinza é de grande importância. Cinza quente na sala de estar é associado com platina nobre, luxo e frio, azulado – com a cor do aço, interiores industriais. Com cinza frio você deve ter cuidado, mesmo em design pseudo-industrial – no estilo de loft ou de alta tecnologia.

Fabricantes de tintas e papéis de parede consideram esse recurso e oferecem principalmente tons quentes de fumaça – linho, calcário, cinza, sílex branco, cinza francês. Apesar de estanho branco frio e chumbo branco – estão em demanda constante.

A combinação de cinza e marrom

A combinação de cinza e marrom

Interior da sala de estar em cinza: acentos brilhantes

O cinza total no interior da sala de estar é muito monótono e deprimente para a sala onde feriados e finais de semana acontecem. Essa solução conceitual só é possível em salas muito grandes e iluminadas com grandes janelas – neste caso, uma visão panorâmica da natureza enriquecerá a paleta palatável do salão com cores vivas. Mas, mesmo no desempenho monocromático, é impossível fazer sem contrastes e, como regra geral, estes não são tons claros e escuros de cinza, mas acentos em preto e branco.

A combinação de cinza e amarelo

A combinação de cinza e amarelo

Para reviver decisivamente a sala de estar cinza, cores suculentas e saturadas são adicionadas ao interior – elas irradiam luz contra o fundo cinza:

  1. Vermelho, laranja e amarelo dão um impulso energético, revigoram, exigem atividade. Eles aquecem, por favor e se animam. Esses acentos devem ser bem iluminados. Eles não devem ser muito, especialmente vermelho, para não causar desconforto, ansiedade, agressão.
  2. A cor verde traz paz e harmonia para a sala cinza.
  3. Cor azul – relaxamento e frescor.
  4. O roxo no interior cinza é elegante e misterioso, mas com ele você precisa saber a extensão: em grandes quantidades ele age de forma deprimente, assim como o preto.
Sala de estar cinza-violeta em estilo moderno

Sala de estar cinza-violeta em estilo moderno

Cor adicional é usada em acessórios, móveis, têxteis e como um elemento gráfico no design de paredes e pisos. Um tom pérola quente de cinza e uma cor extra agradável tornarão o interior da sala de estar otimista e aconchegante.

Não se esqueça da regra das cinco cores, para uma sala de estar cinzenta soa assim – não mais do que uma cor adicional e não mais do que cinco tons de cinza.

Interior de uma sala cinza em estilo clássico

Interior de uma sala cinza em estilo clássico

Regras da parede cinza

Para determinar qual tonalidade de cinza escolher para o teto, piso e paredes, avalie o grau de iluminação. Se a sala de estar é leve, você pode limitar-se a apenas tons de cinza no interior. Regras clássicas são:

  1. as paredes devem ser mais claras que o chão,
  2. O teto é mais claro que as paredes
  3. móveis – mais escuros que as paredes, mas mais leves que o chão.

Talvez os desvios mais ousados ​​desses postulados, mas se você os seguir, não cometa erros.

Sala de estar cinza em estilo retro

Sala de estar cinza em estilo retro

Quanto mais brilhante o teto, maior e mais espaçoso parece a sala de estar, que para o interior na cor cinza é importante. Paredes bem iluminadas e bem iluminadas também aumentam visualmente o ambiente. Quando a sala é muito alongada, as paredes da extremidade podem ser mais escuras – a sala ficará mais curta e mais larga.

Se você escolher a opção extrema, quando o chão estiver muito leve, você perderá a sensação de apoio sob seus pés, que na sala cinzenta e nebulosa será sentida de forma particularmente aguda. Um teto escuro visualmente aproxima as paredes, pode causar uma sensação dolorosa de aperto.

quarto interior preto e cinzento

quarto interior preto e cinzento

No caso de a luz natural na sala de estar cinzenta não ser suficiente, parecerá mais espaçoso se o interior proporcionar iluminação às paredes com sofitos e mais ensolarado – se a decoração de paredes e pavimentos introduzir uma cor adicional, por exemplo, um tapete amarelo ou um grande painel amarelo. Você pode até mesmo fazer um dos muros acentuar, em cores, colocando em seu fundo uma enorme mobília cinza.

Sala de estar com lareira na cor cinza

Sala de estar com lareira na cor cinza

Acessórios espetaculares

Acessórios contrastantes brilhantes tocam no interior da sala de estar, executados em cinza, um papel excepcional. Acontece que é para ganhar um objeto incomum e precioso – um vaso, uma foto ou um sofá de design, e organizar um nobre fundo cinza neutro.

Acessórios em cores para se tornar elementos decorativos brilhantes do interior da sala cinza, determinando seu humor, precisam de iluminação adicional.

A combinação de cinza e azul no interior da moderna sala de estar

A combinação de cinza e azul no interior da moderna sala de estar

Se houver um acessório cinza na sala, ele ficará “invisível” até você apontar um raio brilhante de intradorso para ele. No entanto, sem travesseiros de cor prateada, arandelas ou luminárias de chão, uma coleção de estatuetas de pedra cinzas ou algo similar, é impossível imaginar o interior de tal sala de estar. Para não mencionar móveis, a maioria dos quais será cinza com elementos de acabamento branco ou preto, enfatizando os contornos.

Se você quiser evitar tanto variegada quanto monótona, use elementos decorativos em preto e branco, incluindo móveis em preto e branco.

Interior da sala de estar na cor cinza

Interior da sala de estar na cor cinza

Estilos: da antiguidade ao underground

Escala de cinza é especialmente justificada no interior do design moderno – nas direções do minimalismo, high-tech, loft, underground. A paleta média, a expressividade, as grandes formas e a capacidade de acentuar elementos decorativos vintage tornam possível revelar as especificidades do modernismo industrial.

Clássicos antigos ou interiores italianos de salas de estar – império, barroco – cinza é inicialmente contra-indicado, mas substituindo outras cores com seus semitons, permite criar uma estilização elegante para um estilo histórico. Isso é particularmente pronunciado na direção do art déco, o que é impensável sem tons de cinza.

O interior clássico da sala de estar em tons de cinza

O interior clássico da sala de estar em tons de cinza

Atreva-se a

Se a idéia de uma sala de estar cinza parece atraente para você, ousar – a magnificência desta cor ainda é subestimada, criar um interior espetacular em que será aconchegante e alegre.

Interior da sala de estar em tons cinza-laranja

Interior da sala de estar em tons cinza-laranja

Galeria de fotos – interior da sala de estar na cor cinza:

Vídeo:


Autor: Mikhail Bond