Nenúfar, nymphaea, nenúfar – a rainha dos riachos tranquilos tem muitos nomes. Ela sempre foi um bem-vindo paisagens suburbanas são apenas algumas ninfas dar à luz para o renascimento da lagoa, e outros equipar lagoas para liquidá-lo esta beleza sobrenatural.
A manutenção das plantas não é particularmente problemática, por isso não é difícil fazer amizade com elas, mas há algumas nuances sobre as quais os admiradores da flor do ninfeu não se incomodariam em saber.
Por que a ninfa?
O nome latino para o nenúfar foi dado por sua associação com a ninfa da água. Os eslavos conheciam o nenúfar branco como uma grama de odolet ou uma flor de sereia. Acreditava-se que o broto da ninfeia é capaz de proteger os viajantes e trazer-lhes sucesso no empreendimento. A flor foi inserida no incenso e foi transportada ao redor.
Nenúfar para a lagoa: diversidade de espécies
Tamanho
No caso da diluição do lírio de água, este parâmetro torna-se o principal. Hoje, os criadores de plantas foram criados em centenas de variações. A classificação principal é reduzida a pertencer à série de tamanho:
- anão;
- pequeno;
- média;
- grande.
O cuidado das flores e a capacidade de procriação deles podem ser semelhantes, mas aqui o desembarque terá um caminho individual garantido.
Nymphaeas anão 30-60 cm de diâmetro circular e flor dentro de 5-10 cm, são plantados sob a água não mais do que por 10 – 15 cm.
Pequenos lírios de água, caracterizada por 10 – 15 centímetros de flores e um spread total de 60 a 120 cm, são enterrados 15 – 50 cm.
Plantas de tamanho médio, tipo água-lírio branco-neve, ocupam de cento e vinte centímetros a um ano e meio metros de superfície de água e florescem 15 -18 cores de centímetro. Eles exigem uma profundidade de 40-60 cm.
Os maiores nenúfares, com flores luxuosas de até 25 centímetros de diâmetro, estão espalhados na superfície da água a 1,5 ou 2,5 metros. Seu habitat é corpos de água com profundidade de pelo menos meio metro. Plantá-los será complicado por um trabalho profundo, mas o resultado superará as expectativas.
Sabendo desta classificação, você pode facilmente encontrar uma variedade de plantas ornamentais para uma lagoa de dacha. Se você ainda não tem um, primeiro você precisa descobrir que tipo de lírio você gostaria de cultivar, e já se orientando sobre isso, prepare um buraco.
Lembre-se, você pode colocar tudo o que seu coração deseja, apenas em um grande lago. Graus em miniatura também serão maravilhosos:
- em um lago raso,
- lohani,
- barril.
Nuances de escolha
A seleção correta da variedade deve ser guiada pelo indicador da profundidade de plantio. Como isso é feito? Por exemplo, o seu lago tem uma profundidade média de 50 cm, a altura do contentor de aterragem é de 20 cm, subtraímos de cinquenta e obtemos 30 cm. Representantes de pequenos nenúfares anões e pequenos correspondem a essa profundidade de plantio. De seus representantes, e deve escolher a vegetação para um dado corpo de água.
Outro indicador que não pode ser menosprezado é a divulgação da planta. Folhagem flutuante não deve cobrir mais de um terço do espelho d’água. Repleta de nenúfares, a lagoa provavelmente se assemelhará a um canteiro de flores de terra, em vez de um objeto incomum na paisagem. Se você pretende plantar em uma lagoa não só lírio branco puro, mas também algumas variedades de ninfas de alta qualidade, que delimita as pistas de pouso água livre. Então sua lagoa ficará mais impressionante.
Variedades populares
“Se você está criando ninfas em sua lagoa, então rosa, amarelo ou preto”
lírios brancos puros para a lagoa para os nossos residentes de verão há muito deixaram de parecer fora do comum, então eles apaixonadamente buscar variedades incomuns para o deleite de mim mesmo e surpreenda vizinhos. Se você está envolvido na criação de ninfas em sua lagoa, então rosa, amarelo ou preto. Pessoas brancas podem estar presentes para melhorar o contraste. lírios de água azul em nossas latitudes azul e, infelizmente, não sobrevivem, mas sem essas obras podem ser bastante digna para decorar o jardim lagoa.
Os mais populares e despretensiosos no atendimento são os seguintes tipos:
1. Flor de flor branca: albatroz com profundidade de plantação de 30 a 60 cm, Virginia Gonner de tamanho médio e White Sensation.
2. Entre rozovotsvetuschih para meio metro ou menos profundidade de corpos d’água, mais frequentemente comprados lírios Cross Fire e Fabiola, da maior variedade escolhida James Brydon e representantes Perris Opal de fogo.
3. Red florescendo: Pygmy Rouge é uma excelente escolha para águas rasas. A profundidade de seu plantio é de 20 cm.Para mais objetos do fundo do mar, é melhor escolher Red Queen, Perris Baby Red ou Red Beauty.
4. As nenúfares de Helvola e Aurora, com flores amarelas e laranjas, também são adequadas para mini-tanques. Maravilhosamente parecendo definido para a profundidade média do livro amarelo, Sunset da Flórida, medalha de ouro e pêssego e Crim.
5. Condicionalmente preto. Eles são mais decorativos em composições. Pétalas de beterraba vermelha e escura escuras As princesas pretas e pretas de Elmost são lindamente montadas no contexto de um nenúfar branco-neve.
Embora os nenúfares brancos tenham recuado para o fundo, eles não devem ser completamente descartados. Eles estão longe de serem estranhos, e para as nossas latitudes, onde o inverno das plantas é severo, geralmente pode ser considerado um achado real, então vale a pena olhar para elas.
Nenúfar branco-nevado resistente à geada
A planta adulta se espalha na lagoa, ocupando até 1,2 m, e esse tipo de nenúfar é universal. É adequado para grandes extensões de água, bem como para pequenas lagoas. Sua haste pode se estender até 4 metros.
A flor desta ninfomaníaca é pequena, tem apenas 10 cm, mas tem uma variedade de cores: de branco-neve a suavemente cremosa e muito decorativa. Ele parece viver sua vida, observando-o – um prazer completo. O botão abre ao amanhecer e se esconde junto com o pôr do sol. Seu lírio florido é feliz desde o início do verão até os últimos dias de setembro. O aroma das flores é semelhante ao cheiro de rosas.
Lírios de água branca ficam ótimos no ambiente de parentes vermelhos. Paisagens delicadas são obtidas combinando-as com ninfas cor-de-rosa e amarelas.
A principal vantagem da planta reside não só na sua decoração, mas também na excelente resistência ao gelo. Esta variedade de lagoas de nenúfares sem cuidados especiais sofre uma geada de cinquenta graus.
Crescimento de nenúfares
Aterragem
Você pode plantar um lago de duas maneiras:
1. Usando recipientes.
2. Diretamente na parte inferior do fundo do reservatório.
No caso de pivô, você terá que comprar cestos de malha estáveis para os lírios em crescimento. O modo de aterrissagem do contêiner é mais preferível, uma vez que um sistema radicular localizado em um espaço limitado não será capaz de crescer descontroladamente. Será mais fácil resolver a questão do inverno do nenúfar.
O pouso de ninfas em recipientes razoavelmente espaçosos permitirá que eles cresçam e se desenvolvam livremente por vários anos. O volume do recipiente não pode ser inferior a 5 litros. Para grandes variedades de nenúfares deve usar uma cesta de dez litros de volume.
Para prepará-lo para a plantação de recipiente de revestimento de parede de linho de juta, em seguida, encheu-se com terra, de modo que a face superior foi de cerca de 8 cm. Solo colocado raizes de lírio e substrato tampa que precisam de ser compactado. Para evitar a flutuação e erodir a camada superior do substrato do solo, ele é coberto adequadamente com pedrinhas.
Se as pedras não estiverem à mão, você pode fazer uma camada isolante de argila e fechá-la com as extremidades pendentes do saque. O último procedimento será regar abundante. Depois disso, o nenúfar da lagoa é considerado pronto para a imersão.
Tenha cuidado. Ao plantar um nenúfar, tente não fazer um ponto de crescimento no solo. Também não deve ser coberto com uma camada isolante nem coberto com urtiga.
Inicialmente, delicie-se com o lírio d’água com cuidado e atenção. Alimente-a com farinha de osso. Está disponível em uma variedade de lojas de jardins e zoológicos. O produto é misturado com argila e enrolado em bolas, o diâmetro de um ovo de galinha. Top dressing é colocado sob a raiz.
Nymphaea pode ser plantada diretamente no corpo de água, mas isso vai complicar o cuidado dele e criar problemas com a hibernação, a menos, claro, que é um lírio branco resistente à geada.
A opção é real, por isso também deve ser considerada. Aqui a questão principal será a organização de uma camada suficiente de solo. O solo deve segurar a planta com segurança. A espessura do solo inferior é diretamente proporcional ao lírio d’água. Pequenos exemplares serão capazes de reter aterros de 10 cm, mas para o crescimento de nenúfares de grandes dimensões, serão necessárias duas ou até três vezes mais terra. Para espécies silvestres de nenúfares, transferidas para solos arenosos, será necessária a adubação adicional de esterco fresco. Você pode usar um tipo diferente de fertilizante orgânico ao cuidar de um nenúfar.
Tempo de desembarque
Para cultivares, incluindo nenúfares, brancos como a neve, o tempo de pouso é limitado a maio-junho. As regras de plantio prevêem um aumento gradual da água nos reservatórios. Isso se aplica a piscinas e outros objetos onde a regulação do preenchimento é possível. Nos primeiros dias, o nível da água parada é aumentado em alguns centímetros. Após uma semana, o volume de água já pode ser deduzido pelos indicadores desejados.
Cuidado
Lavatórios decorativos para tanques podem desbotar se forem seguidos por cuidados inadequados. O problema das plantas em rápida proliferação. Fechando toda a superfície da água, eles começarão a se destruir. Os indivíduos ficam menores, a floração praticamente cessa e um monte caótico de folhas jovens e velhas cria uma visão imparcial.
Tendo decidido fazer a criação de nenúfares, não plante mais da metade da lagoa com plantas. Cada grupo densamente crescente de nenúfares deve consistir em variedades de uma cor. Se houver o desejo de ver uma mistura de cores peculiares na lagoa, divida a plantação multicolorida em zonas e deixe perto de cada local uma área de água pessoal.
No resto, o cuidado com os nenúfares para a lagoa é um procedimento discreto. Recipientes com nenúfares são extraídos do hábitat habitual não mais de uma vez a cada três anos, a menos que esse procedimento, é claro, exija a organização do inverno. Geralmente isso é feito em meados de maio, enquanto as plantas ainda não entraram em cores.
Os recipientes extraídos são inspecionados quanto à integridade, limpos de detritos orgânicos. Também vem com uma lagoa. Dele você precisa remover as folhas caídas e outras inclusões estranhas.
Durante a estação, os cuidados com o ninfeu são reduzidos à remoção da folhagem amarelada e dos botões desbotados.
Posso reorganizar o nenúfar?
Se houver necessidade de movê-los durante o cultivo de nenúfares, isso deve ser feito antes do início da estação de crescimento. A presença de botões é uma contra-indicação completa para a ansiedade da planta.
Se for absolutamente necessário, mova o lírio de flores para a zona especificada, mas deixe-o para se aquecer em águas rasas, onde a camada de água é visivelmente mais quente. Em locais com grande profundidade, um suporte de tijolos é usado para isso. À medida que o caule e as folhas se desenvolvem, mova o lírio d’água para uma profundidade maior ou reduza gradualmente as camadas de tijolos abaixo dele.
Reprodução
Lírios de água para uma lagoa são criados dividindo o rizoma. Plantas de espécies selvagens, como o lírio branco, são retiradas da água em abril-maio e, usando uma faca afiada, cortam os brotos que se ramificam do tronco da raiz principal. O corte deve ser desinfetado, polvilhando com carvão esmagado. Este último pode ser substituído por cinzas. Cada um desses elementos deve ter botões adormecidos. Os espaços em branco dos futuros lírios são colocados em contentores de aterragem devidamente preparados. Estes últimos são enviados para tanques maiores, que são preenchidos com água, de modo que cubra um recipiente com mudas de 2 cm, lírios-d’água prontos para o crescimento são levados ao sol e deixados para se enraizar sob seus raios.
Reprodução de espécies tropicais de ninfas cai no mês de abril. A essência do procedimento é semelhante ao anterior, mas é preciso ter cuidado. Após o plantio do material, os recipientes são mantidos em água com temperatura constante não superior a +200 e não inferior a +180. O sinal para se mover para um local de crescimento permanente será a aparência das primeiras folhas nas lagoas das lagoas.
Alguns tipos de nenúfares em sua reprodução são mais específicos. Os jovens estão brotando no meio das folhas. Eles são cautelosamente isolados e transferidos para contêineres separados, caso contrário, seguindo as prescrições tradicionais.
Floração
Com o plantio e os cuidados adequados, o nenúfar floresce com rapidez suficiente. Mesmo em um pequeno pedaço, apenas em maio, que caiu em um lago, um botão aparecerá em julho. O florescimento ativo continuará até setembro.
Na lagoa só lírios d’água?
Plante uma lagoa exclusivamente lírio branco ou outros tipos de nenúfares para a lagoa não será totalmente correto. Neles, certamente, deve também plantar oxigenadores de plantas. A tarefa dos vizinhos não é permitir que a lagoa seja coberta por algas e lama inestéticas. Se a lagoa é habitada por peixes, essas plantações se tornarão alimentos adicionais para ela.
O que escolher?
1. Uma estrela da água.
2. Aqueça o pântano.
3. Urut o peludo.
4. O hornwort é verde escuro.
Será certo comprar várias variedades de oxigenadores para a sua lagoa. Não necessariamente gaste dinheiro com isso. Brotos de Turcha e Uruti, por exemplo, podem ser capturados em um lago local, se um deles estiver perto do seu local.
Invernada
Esta é a fase mais difícil no cuidado de um nenúfar. Como não deixar as ninfas morrerem no frio é decidido individualmente. Por exemplo, variedades resistentes à geada, como o lírio de água branca, não podem ser removidas da lagoa, se forem plantadas a uma profundidade de pelo menos meio metro, e a coluna de água não congelar até o inverno. Se, no entanto, o reservatório for drenado para o inverno ou muito raso para não congelar, os nenúfares são enviados para o inverno para um local fresco, mas não gelado.
Existem diferentes formas de invernada para lírios. Recipientes com plantas no outono podem ser trazidos para o porão, onde são colocados em recipientes preparados com água. Os nenúfares são inspecionados, libertos da folhagem antiga e deixados neste estado até a primavera.
Se o lírio foi plantado de forma aberta, a planta é escavada e enraizada com um pedaço de terra em um saco plástico. Amarre os pacotes frouxamente para que o ar possa circular dentro. Periodicamente, você precisa verificar a condição do solo e, se necessário, umedecê-lo. O primer não deve secar em pacotes.
No caso em que o nenúfar é organizado em uma lagoa sem cavar e transportar plantas, cada viagem adicional à dacha terá que adicionar camadas adicionais de neve à superfície congelada do reservatório. No final, você deve obter uma colina de pelo menos um metro e meio de altura. Este movimento não permitirá que a lagoa congele no chão e os nenúfares sentir-se-ão muito mais confortáveis.
Por que não a flor de nenúfar?
Normalmente, o término do florescimento está associado a cuidados inadequados.
Quando crescer um nenúfar, prefira água calma e parada. Pode aceitar o fluxo lento, mas sprays de fonte e cachoeiras borbulhantes para isto são fatais. Se o lírio de água não secar completamente, ele não jogará fora os botões com precisão.
O nenúfar é branco como a neve, no entanto, como outros representantes das ninfas, não tolera o aperto. Cada planta precisa de um espaço pessoal, aproximadamente igual a um metro quadrado. O plantio de nenúfares é caracterizado pelo rápido crescimento, o que implicará tal procedimento de cuidado, como sentar.
Um sinal claro de que é hora de fazer isso são as folhas dobradas em um tubo. Se o desbaste não é feito no período mais curto, os nenúfares são moídos e pioram. O transplante pode ser combinado com a reprodução. Plantas filhas separadas são colocadas em recipientes novos ou distribuídas aos vizinhos.
O nenúfar é fotofílico. Ela deve ver o sol por pelo menos 5 horas. Na sombra densa da ninfima, apenas as folhas estão prontas para serem expelidas. Floração a partir dele não pode esperar.
A causa da má floração pode ser o esgotamento do solo. Aqui o problema pode ser resolvido introduzindo adubação adicional e mudando a terra.
A qualidade e a atividade da floração serão influenciadas pelas condições do inverno do nenúfar. Se a planta estiver congelada (isso também se aplica ao lírio d’água, que é caracterizado pela resistência ao congelamento), levará muito tempo para sair e as flores aparecerão apenas no final do verão.
Doenças de nenúfares
As seguintes doenças são mais perigosas para ninfas:
1. Mancha de folhas.
2. podridão negra.
Clima morno e ao mesmo tempo muito úmido para tanques de lagos clamam por lesões fúngicas. Os primeiros sinais de um ataque fúngico são manchas avermelhadas ou acastanhadas em folhas ainda verdes. As lesões crescem rapidamente e se espalham para outras partes da planta. O tratamento consiste em processar lírios com formulações especiais. Folhas com grandes danos devem ser cortadas e destruídas. Maneira semelhante para combater o oídio.
A podridão negra é uma doença das raízes. O problema não pode ser reconhecido imediatamente. Normalmente, o dano às raízes quando se crescem lírios começam a pensar, observando o amarelecimento das folhas e sentindo o cheiro desagradável da água. Pacientes com podridão negra de nenúfares requerem tratamento e cuidados específicos. Eles terão que ser escavados da lagoa e transferidos para um banheiro com uma solução antifúngica. Depois de uma sessão de tratamento, os lírios são enviados para uma quarentena mensal. Se não houver recaída, o ninfume é devolvido à lagoa. Caso contrário, a planta, mesmo que seja um único nenúfar, é destruída pela neve. Não é necessário falar sobre o perigo de larvas negras danificadas por nenúfares para lagoas. Piedade de um indivíduo, você pode perder todo o jardim da frente da água.
Inimigos de nenúfares
“O pântano de fogo mais terrível que literalmente em uma hora pode destruir a plantação inteira de um nenúfar branco-neve que tem folhas bastante grandes, as mesmas variedades anãs desaparecem só antes de nossos olhos”
Além da doença, os nenúfares sofrem invasão de pulgões, fungos do pântano e besouros das folhas. A partir do primeiro são espancados pulverizando as folhas com infusão de cavalinha ou reproduzindo a população de joaninhas.
A presença do besouro da folha é sinalizada por buracos alongados nas folhas lisas dos nenúfares. Cabras adultas são colhidas manualmente. Quando as larvas são encontradas, o nenúfar é submerso na água por um período mínimo de 5 dias.
O mais terrível pântano de fogo, que literalmente em uma hora pode destruir toda a plantação de nenúfar branco-neve, que tem folhas bastante grandes, anãs mesmas variedades desaparecem diante de nossos olhos. Insetos e seus descendentes são coletados manualmente.
Conclusão
O charme do nenúfar é único. A planta em si não é particularmente caprichosa. Cultivo do lírio d’água e cuidar dele não causa problemas. Não é este o motivo para se instalar na sua piscina e desfrutar da vista estética?
Galeria de fotos – nenúfares
Video
Autor: Mikhail Bond
Connor
05.05.2023 @ 17:37
decorar suas lagoas. Algumas das variedades populares incluem o nenúfar rosa, amarelo e preto. O nenúfar rosa é uma escolha popular para aqueles que querem adicionar um toque de cor suave à sua lagoa. O nenúfar amarelo é uma escolha vibrante e alegre que adiciona um toque de sol à paisagem. O nenúfar preto é uma escolha dramática e incomum que adiciona um toque de mistério e elegância à lagoa. Independentemente da escolha, o nenúfar é uma adição maravilhosa a qualquer lagoa, trazendo beleza e tranquilidade à paisagem.