Planos com salas isoladas começaram a dar lugar a espaços abertos, uma tendência que pode ser traçada tanto em pequenos apartamentos como em apartamentos espaçosos.
Instalação de portas já parece questionável. Eles eram um elemento indispensável no quarto, banheiro, sala de armazenamento e outros quartos – hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha – estão cada vez mais compartilhada (ou combinar) arcos interiores decorados no design interior estilo apropriado.
Por que arcos, em vez de aberturas retangulares?
Há uma suspeita de que os arcos interiores, como uma parte característica dos quartos do palácio de estilo antigo e árabe, início da era moderna, uplifting em nossos olhos o estado interior, e em muitos casos, esta é a promessa de forças para procurar opções de design portas na forma de um arco.
Por outro lado, uma pessoa está constantemente em busca de harmonia e paz. cantos afiados psicologicamente não tão confortável como as linhas elegantes, especialmente as estruturas pendem sobre a cabeça. Não há necessidade de aprofundar os princípios esotéricos de Feng Shui, e, embora não pode ser encontrado um monte de coisas interessantes para chegar à conclusão de que o arco – um design alternativa muito atraente da porta.
Forma de arco – estilo e efeitos visuais
A forma e a decoração do arco estão intimamente relacionadas ao estilo arquitetônico. Além disso, a geometria curvilínea da abertura pode enfatizar o zoneamento, combinar o espaço de duas salas em um único conjunto ou criar uma perspectiva interessante.
As aberturas arqueadas na forma do arco são divididas em grupos:
- Semicircular (florentino).
- Segmentado.
- Centrado em três.
- Elíptico.
- Parabólico.
- Em forma de ferradura.
- Shamrock
- O veneziano.
- Com os ombros.
- Rodada
- Forma livre.
Em cada grupo, existem várias variedades. Considere-os em termos de estilo de design e recursos do dispositivo.
Harmonia pacífica do semicírculo
Arcos interiores semicirculares são frequentemente usados em interiores modernos, eles já são populares por causa da geometria simples. A abóbada superior é um semicírculo, às vezes é ligeiramente “puxada” para cima, de modo que o teto parece mais alto.
Variedades de arcos semicirculares:
- circular;
- semicircular elevado;
- Florentino.
Para os arcos semicirculares florentinos é caracterizada por um perfil alongado, que é desenhado não na abertura, mas na decoração externa, com a ajuda de revestimento de pedra. Eles encontram aplicação na Provence, o estilo mediterrânico. Nos interiores clássicos, o arco levantado repousa sobre a capital.
Nas longas passagens, arcos semicirculares, localizados no enfilade, são espetaculares. Eles criam uma perspectiva, não roubam, mas justificam a extensão do corredor. De fato, eles transformam a falta de planejamento em dignidade.
Arcos de segmento para tetos baixos e aberturas amplas
Se o raio de curvatura exceder a metade da largura da abertura, esses arcos são chamados de arcos de segmento. Eles estão satisfeitos quando é difícil aumentar a entrada em altura e é necessário formar o arco apenas devido ao arredondamento dos cantos.
Existe uma regra – o raio não deve exceder um terço da altura da abertura interior.
Ele pode ser recuado se os arcos segmentados estiverem dispostos em uma abertura ampla ou divididos em áreas.
Contornos suaves de uma elipse
Geometria mais complexa tem arcos interiores:
- elíptico;
- três centrado;
- três centralizado abaixado;
- pseudo-três-centrado.
A linha de arco do arco elíptico é uma semi-elipse na posição horizontal. Os arcos elípticos são capazes de criar uma abertura interior onde ela não estava. Eles dividem a sala graciosamente em duas zonas privadas, mesmo que sua largura se aproxime da largura da sala. Bom para interiores clássicos e artísticos (arteco, art nouveau).
Uma versão simplificada é composta por arcos tridirecionais, incluindo os abaixados, que se adequam perfeitamente a grandes portais entre salas, por exemplo, entre a sala de jantar e a sala de estar. Complementar expressivamente o estilo do país (chalé, provence) e clássico.
O arco interseções pseudo-três-centro tem um topo plano e cantos arredondados com um pequeno raio. Apesar da extrema simplicidade, cumpre a tarefa principal – neutraliza a agressividade e irregularidade da porta retangular.
Abóbadas parabólicas
Os arcos parabólicos intertópicos podem ser considerados antípodas de arcos tridimensionais: são estendidos em altura. Estreita notável do arco no ponto superior é uma recepção característica da arquitetura marroquina, interesse em que no design de interiores é maior do que nunca.
Os arcos interiores com abóbadas parabólicas recriam de forma convincente o espírito do Oriente Árabe. Uma condição necessária para a sua construção é o teto alto.
Portais em forma de ferradura e redondos
O interesse nesta forma do arco é em grande parte devido a um problema específico – a combinação da loggia com a sala. Pela regra do redesenvolvimento, geralmente não é permitido demolir o peitoril da janela, em qualquer caso – completamente, e os restos da abertura da janela parecem estranhos no interior.
O formato em forma de ferradura ou arco redondo permite que você mantenha a resistência das paredes do rolamento e forneça um design interessante para a transição para uma sala adicional (a antiga loggia).
Arcos deste tipo são divididos em:
- rodada;
- rodada em forma de ferradura;
- em forma de ferradura;
- com os ombros.
Portais internos redondos são especialmente bons em interiores de alta tecnologia e modernos. Naturalmente, os projetistas estão recuando da circunferência direita para vencer os elementos de suporte. Muitas vezes tais arcos são caracterizados por assimetria, elementos adicionais funcionais e decorativos – slots, prateleiras, espelhos, dando formas lacônicas de dinamismo.
Os arcos redondos em forma de ferradura parecem mais tradicionais e históricos. Os portais em ferradura distinguem-se pelo design rústico, interessante tanto para a Provença como para os interiores mediterrânicos ou marroquinos. Isto é especialmente verdadeiro para arcos com alças, cujo arco é um pouco mais estreito que a largura da abertura.
Arcos interiores figurados
O esplendor bizantino e a arquitetura do Renascimento deixaram vestígios no interior moderno na forma de requintados arcos, enfatizando sua exclusividade.
Exemplos famosos de arcos encaracolados:
- na forma de um trevo redondo;
- o veneziano.
No sentido clássico, na forma de um trevo, você deve fazer a abertura em si, mas os designers também oferecem almofadas decorativas que repetem sua silhueta. Para os arcos venezianos interpessoais de madeira, usar almofadas acabadas e elementos esculpidos da matriz, complementando-os com um arco semicircular.
Um novo olhar para a capital
O desenho das aberturas arqueadas soará de maneira bem diferente, se os batentes forem projetados na forma de meias colunas. Às vezes é suficiente simular com a ajuda de elementos decorativos já prontos um capital que sustente as abóbadas do arco para vencer os motivos da antiguidade no interior. Este método simples é aplicável a arcos de tipos diferentes, pode ser considerado um curso ganha-ganha – é claro, no caso em que o interior é traçado para tradições clássicas ou históricas.
No entanto, deve-se notar que um bom designer vai encontrar o uso da coluna antiga, mesmo no sótão, apresentando-o como uma comitiva luxuosa que enobrece o espaço industrial. No entanto, uma mistura ousada e um contraste provocativo são a essência da modernidade.
Idéias do Funcionalismo
O desejo de simplicidade e não-violência nas idéias materiais são a base do novo padrão de interior moderno – projeto na tradição escandinava. arco interior, neste caso, é desprovido de decoração especial, mas pode transportar uma carga adicional aplicada – por exemplo, ao longo das linhas das paredes e a abóbada pode ser colocado nichos, prateleiras, armazenamento escondida, iluminação embutida.
Posso virar a porta em arco com minhas próprias mãos?
A variedade de materiais estruturais e de acabamento dá uma solução para quase todos os problemas que podem surgir com a instalação do arco.
A tarefa mais difícil é formar um cofre na entrada. Aqui, o búlgaro, a armação de metal (o sistema Knauf) e o drywall virão em socorro. Uma enorme gama de revestimentos acabados resolve o problema do design exterior do arco interior.
Para designers de decoração oferecem para usar réplicas de decoração clássica, abertura de vanguarda, sótão e construções democráticas no espírito do minimalismo:
- colunas antigas e moldagem de estuque;
- uma matriz clássica de madeira;
- pedra e alvenaria;
- geometria lacônica da modernidade;
- multifuncionalidade.
Inspirado por exemplos de arcos interiores espetaculares feitos por você.
A arte da imitação
A fim de recriar as antigas abóbadas de pedra ou decorá-las com esculturas de palácios e estuque, não há necessidade de dominar o artesanato antigo. Neste caso, os arcos interiores são montados a partir de prateleiras de madeira e placas de gesso cartonado e, em seguida, forrados com remendos decorativos.
Para os elementos de replicação histórico de criação, Nouveau arte barroca interior ou Deco utilizar elementos porosos extrudados de poliestireno leve com padrão de estuque, ou de fios.
No loft, country, boho, estilo marroquino, os arcos interiores são espalhados com azulejos decorativos, imitando pedra, tijolo, mosaico árabe.
Materiais Básicos
No antigo estoque habitacional, as divisórias interiores são feitas de finas lajes de concreto ou tijolos, colocadas “na borda”. Em novos edifícios, eles são construídos usando tecnologia Knauf (armação de metal, drywall e material de absorção sonora) ou de blocos de gesso. Estas estruturas leves não são projetadas para carga extra, então arcos interiores devem ser feitos de materiais leves – madeira, madeira compensada e drywall.
Como fazer um arco dobrar com suas próprias mãos?
O elemento mais complicado é o arco arqueado, pois é usado um drywall flexível, que se dobra bem sob o garfo. Para começar, lentamente dobre-o, deixando-o sob carga, depois fixe-o nos trilhos com parafusos, após o que as juntas são retificadas.
Se o raio da curva é pequeno, ou o mestre tem uma parede de gesso mais espessa, a folha deve ser umedecida da seguinte forma:
- A superfície é rolada em ambos os lados com um rolo espinhoso para furar o papel.
- Folha hidratar.
- Deixe por 4 horas, você pode à noite.
- Dobre a folha sob a carga.
As placas de estuque húmidas dobram-se bem, mas ainda precisa de estar preparado para o facto de o material poder rachar e – neste caso, ter de começar de novo.
Derrame final
Para terminar o arco, você pode usar os elementos acabados de madeira, plástico, gesso. Em alguns casos, a abertura é bastante rebocada e para enfatizar as curvas com alvenaria. Não necessariamente deve ser uma laje natural ou tijolo, você pode usar cerâmicas que imitam materiais naturais. Em alguns casos, as telhas de plástico irão ajudar.
Em interiores marroquinos usam corajosamente mosaico. A antiguidade entrará na casa com capitais esculpidas em branco de neve. Não se envergonhe de que as meias-colunas e as curvas do cofre sejam feitas de plástico – o jogo da antiguidade se tornou um jogo que, mesmo com uma atitude irônica em relação ao cenário, não os torna menos leves, arejados e elegantes.
País – Provence, chalé, interior mediterrâneo – parecerá convincente se você usar pedra natural e madeira no acabamento – esse é o caso quando o material natural é mais importante do que o refinamento das formas.
O portal não é um arco, mas ainda
Separadamente, gostaria de dizer algumas palavras em defesa do portal – uma porta retangular, bem acabada no contorno. Apesar da ausência de um arco arqueado, ele executa com sucesso uma função semelhante – enobrece o espaço interior, suaviza os cantos, enfatiza o estilo do interior.
Harmonia e estilo
Design de interiores está mudando constantemente para espaços abertos. Exceção é feita para áreas privadas – banheiro, quartos. O resto dos quartos – cozinha, sala de jantar, sala de estar, corredor – flui suavemente um para o outro, seus limites são borrados, criando a sensação de um apartamento enorme, mesmo que seja muito modesto em tamanho.
Com este layout, a decoração arqueada de portas estreitas e largas torna-se uma importante ferramenta de combinação e zoneamento, formando um estilo arquitetônico. Arcos interiores elegantes ajudam a trazer harmonia para o interior.
Galeria de fotos – arcos interiores
Video
Autor: Mikhail Bond
Manuel
05.05.2023 @ 19:41
res modernos e minimalistas, eles adicionam um toque de elegância e sofisticação ao espaço. Os arcos centrados em três são caracterizados por três pontos de apoio, criando uma forma mais complexa e interessante. Eles são frequentemente usados em interiores clássicos e barrocos, adicionando um toque de grandiosidade e pompa. Os arcos em forma de ferradura são semelhantes aos arcos semicirculares, mas com uma forma mais estreita e alongada. Eles são frequentemente usados em interiores mediterrâneos e marroquinos, adicionando um toque de exotismo e charme. Em geral, os arcos interiores são uma tendência crescente no design de interiores, oferecendo uma alternativa elegante e atraente às portas tradicionais. Eles podem ser usados em uma variedade de estilos de design, desde modernos e minimalistas até clássicos e barrocos, adicionando um toque de elegância e sofisticação ao espaço.