Portas interiores – um elemento importante que molda a aparência do interior, do que será escolhido, depende em grande parte do nível de conforto da casa, e quão expressivo será o design. Como escolher portas interiores, o interior mais apropriado da sala, da variedade que os fabricantes modernos oferecem?
Mesmo os adeptos dos clássicos não são fáceis de escolher – juntamente com os tipos tradicionais de portas interiores, existem muitos desenvolvimentos inovadores que têm indubitáveis méritos e são muito diversos, tanto no design como no design.
Qual design escolher?
O design das portas interiores é determinado, em primeiro lugar, pelo mecanismo de abertura, você pode escolher:
- balançando;
- deslizando;
- minivan tipo deslizante;
- dobrando.
Escolha as portas interiores tradicionais mais comuns – balançando, e é compreensível: eles são os mais familiares e já por isso – confortáveis. Além disso, as características de design, materiais, métodos de design permitem adaptá-los quase para qualquer interior.
No entanto, um grande interesse em novos designs, portas interiores deslizantes e dobráveis, sugere que a sua aparência não é apenas a implementação de novas ideias de design. Sua ampla aplicação se deve a novas realidades – falta de espaço vital ou a necessidade de zoneamento em apartamentos de plano livre.
As portas interiores deslizantes e dobráveis, ao contrário das portas basculantes, ocupam menos espaço ao abrir (ou não ocupar). Eles não interferem no arranjo dos móveis e na movimentação do apartamento – e isso é extremamente importante para pequenos medidores modernos. Se falamos sobre o planejamento livre popular, sobre os estúdios, então essas portas executam uma função adicional de partições temporárias, que permitem efetivamente zonear a sala.
Uma ampla escolha de materiais e formas de decorar a folha da porta permite o uso de portas interiores deslizantes e dobráveis, não só nos interiores da estilística moderna, mas também no clássico.
Balanço tradicional
Portas tradicionais – portas giratórias – dividem-se em:
- folha única;
- bivalves;
- balançando ou pêndulo (abrindo tanto dentro como fora).
Portas de folha única são convenientes por causa de sua familiaridade, simplicidade de design. Eles são muito diversos em design e podem ser usados em interiores modernos e clássicos. Eles são capazes de decorar uma sala de estar clássica ou sala de jantar no espírito da velha Inglaterra ou Espanha, e moderno, no art déco, eclético ou shebi-chic. Se a tela de portas duplas é feita de materiais modernos – vidro, plástico, verniz, isso os priva de um toque de exclusividade histórica e permite o uso em qualquer interior moderno.
De dois batentes de portas interiores faz sentido para instalar apenas para um apartamento muito espaçoso, uma vez que exige uma grande área (cerca de 2 m) para abri-los, e escolhê-los, devemos notar que nós temos que parte “sacrifício” da parede, o que afetará a colocação de mobiliário. Às vezes, sua escolha é predeterminada pelo design – portas interiores de folhas duplas altas e largas – um atributo indispensável de interiores no estilo do Império, do Barroco, do Rococó.
Como sempre acontece, existe a oportunidade de escolher uma opção de compromisso – uma porta e meia de asa dupla interior, que tem uma asa já que a outra. Eles podem ser usados como single-leafed e como bivalves. Normalmente, uma folha estreita é aberta apenas em casos especiais – quando os hóspedes estão em casa, ou quando é necessário transportar os móveis.
Um tipo especial de portas de batente – balançando. Elas se abrem em ambas as direções, e a posição fechada neutra é geralmente preservada devido à gravidade – o batente, no qual as dobradiças estão presas, é ligeiramente inclinado dentro da abertura. As portas internas do pêndulo são usadas, geralmente como escritório, mas podem ser escolhidas para decorar quartos no estilo industrial – loft ou techno.
Escolhendo portas de vaivém deveria ser lembrado que até mesmo para a abertura de único-folhas leva aproximadamente um metro quadrado de espaço livre. Às vezes, eles apenas bloqueiam a passagem, como acontece em um corredor estreito. Para pequenos apartamentos como Khrushchev, os designers recomendam a escolha de portas interiores mais compactas – deslizantes ou dobráveis.
Deslizamento moderno
Portas interiores deslizantes – a personificação da funcionalidade, um cartão de visita do minimalismo, eles são geralmente escolhidos ao decorar interiores modernos. Eles se movem em rolos fixados no trilho superior. O protótipo de tais construções são partições deslizantes leves da residência japonesa tradicional, onde, na verdade, fazia parte da parede que foi deslocada para o lado.
Não surpreendentemente, na era da escassez de espaço vital, a abundância de pequenos apartamentos da cidade, eles se tornaram incrivelmente populares. Tais portas internas são escolhidas como proprietárias de pequenos medidores, e estúdios espaçosos, nos quais partições deslizantes permitem o espaço de zoneamento, desempenhando o papel de pilares leves e paredes temporárias.
Uma variedade de materiais e elementos decorativos de portas interiores permite-lhe escolher aqueles que se adaptam bem ao interior.
Portas interiores deslizantes movem-se ao longo da parede ou no espaço dentro da parede. A este respeito, existem algumas desvantagens: no primeiro caso, ao longo desta parte da parede não é possível colocar os móveis, eo segundo – uma parede oca não absorve sons (ao contrário, age como um ressonador), então você tem que cuidar de isolamento acústico adicional.
Minivan invisível
Uma classe especial é portas de correr, nas quais é utilizado um mecanismo de abertura, semelhante ao que vemos nos mini-ônibus. Para abri-los, você deve primeiro puxar em si mesmo e, em seguida, passar para o lado. Às vezes eles são escolhidos para fazer portas interiores invisíveis, que em um estado fechado são um com a parede.
A desvantagem deste design – a parte da parede onde o mini-van se move, deve estar livre de móveis.
“Acordeão” dobrável
Se o quarto é pequeno, ou a porta interior “a tempo parcial” deve desempenhar o papel da partição, se necessário, completamente limpo, escolha os desenhos que são acordeão dobrado. Esta é uma excelente solução para dividir e combinar a cozinha e sala de jantar, sala de estar e quarto, sala de estar e sala de jantar. Por que instalar uma porta estreita onde às vezes você quer apenas combinar duas salas em uma?
Estruturas dobráveis são freqüentemente escolhidas onde não há espaço suficiente, mesmo para o deslizamento da porta interna deslizante.
Escolha um design
Tendo definido o design de portas interiores, você deve escolher o tipo certo de pano. Esta escolha determina em grande parte o projeto da porta interior e seu papel no design de interiores – se ele vai se tornar invisível, ou sotaque escola e, talvez, entrar em dissonância com o conceito global, que é obviamente indesejável. Escolhendo as portas interiores, preste atenção ao material e termine a tela.
Tipos de folha da porta
Portas internas de pano são selecionadas de quatro tipos:
- escudo;
- apainelada;
- vidro sólido;
- metal-plástico.
Blindado
Painel de bordo é um escudo suave, raramente – com manchas decorativas, ainda menos frequentemente – com alívio (para exceções, vamos falar abaixo).
Na sua base – um quadro de um raio de madeira, é melhor se de vigas coladas. O quadro é coberto com placas de MDF, chapas de fibra laminada (MDF) ou chapas de fibra para pintura. As cavidades vazias são preenchidas com blocos de madeira ou uma estrutura de favo de mel feita de papelão ou papelão (enchimento de favo de mel).
Um tipo especial de escudo – panos de masonite, que os fabricantes dão o relevo dos painéis devido ao engaste.
Às vezes, os escudos são colados com verniz ou decorados com partes aéreas imitando painéis. A porta do painel pode ser decorada com inserções de vidro, molduras, imitação da encadernação, enquanto o preço aumenta significativamente.
Linho de escudo é o mais barato. Usado em portas giratórias e portas de correr. As portas interiores do escudo são escolhidas quando o baixo custo das reparações é de importância significativa, ou quando o design interior envolve o design mais conciso.
O apainelado
É feito de um quadro e uma ligação – horizontal, vertical, de uma matriz de uma árvore. Assim, este projeto é dividido em vários impostos, cada um dos quais tem uma moldura de madeira e um recheio. Como recheio – painéis – há chapas de madeira maciça, compensado, aglomerado, fibra, vidro fosco ou transparente, vitral.
As portas com painéis de alta qualidade da madeira maciça são montadas não em cola, mas em juntas de pernos especiais.
A qualidade também depende do tipo de madeira. Rochas coníferas são classificadas como as menos qualitativas. Para portas interiores, recomenda-se a escolha de nogueira, teca, carvalho e carpa – madeira nobre, que se caracteriza pela durabilidade e vantagens decorativas.
As folhas com painéis diferem na riqueza do padrão de encadernação, nas molduras entalhadas e na variedade de inserções (painéis). São portas caras mas expressivas, sem as quais é impossível imaginar interiores históricos e paisagísticos, incluindo a Provence. E para Provence e Shebi-chic usam uma tecnologia especial da coloração de multicamadas – envelhecimento artificial.
Tradicionalmente painéis teia seleccionado para portas oscilantes, mas pode ser vantajosamente usada e o seu deslizamento, e até mesmo em dobrar (acordeão), graças a uma boa combinação de resistência e peso.
Vidro inteiro
A folha da porta de vidro sem moldura e moldura é feita de vidro temperado espesso. Em edifícios residenciais, é raro usar vidro transparente, mais frequentemente – fosco ou com um padrão de jateamento aplicado.
Facilidade visual, fluxo de luz livremente penetrante, torná-los atraentes para designers que os escolhem para salas no estilo de oi-tech, techno, minimalismo.
Apesar do fato de que a força de vidro temperado não está em dúvida, é melhor não selecionar é selecionado todos de vidro portas interiores para casas onde há crianças pequenas – bem como que serão capazes de prever suas palhaçadas?
Metal-plástico
Esta tela é feita de um perfil de alumínio, coberto com plástico, vidro ou janelas com vidros duplos – como um preenchimento. Geralmente usado para escritórios, em alojamentos raramente é usado, exceto para logout. No entanto, nada impede que portas interiores metálicas e plásticas de escolher para implementar algumas do projeto original do projeto em um estilo moderno, onde eles estão – forte, resistente à água, com bom isolamento de som, embora modesto em termos de decoração – será apenas no tempo.
Como escolher portas interiores?
O que deve ser lembrado ao escolher portas interiores para um apartamento projetado em um certo estilo? Existem direções de design, extremamente exigentes pelo seu design e decoração.
- Império, barroco, rococó parece completo quando portas de vaivém duplas estão instaladas – um dos elementos-chave da decoração.
- estilo étnico, deixando as raízes na tradição do Antigo e do Novo Mundo – País, Provence, Mediterrâneo, Alemão – escolha single-articulada, com provençal e mediterrânea – envelhecido artificialmente, embora redesenhado várias vezes e desbotada no sol.
- Pop art e loft não são tão categóricos quanto ao design de portas interiores, mas aconteceu que o painel de balanço vermelho brilhante era a marca registrada desses estilos.
- Shield sliding – um atributo integral do minimalismo, assim como interior no estilo oriental (japonês).
- Portas dobráveis com um acordeão e peças deslizantes ligeiras encaixam-se organicamente no estilo safari.
- Oi-tech é exigente em materiais. Portas interiores podem ser de qualquer design, mas a escolha do material deve ser meticulosamente – apenas plástico, vidro ou metal, com uma superfície lisa e brilhante. Escolha uma porta de madeira com painéis – significa destruir a imagem de alta tecnologia.
Na maioria dos casos, o material e a decoração da tela são mais importantes do que o design da porta.
E se o design interior envolver uma porta interior oscilante e, por determinadas razões, tiver de escolher uma porta de correr ou de correr? Neste caso, é útil lembrar que no interior não é a confiabilidade histórica que é importante, mas uma atmosfera, um jogo de acordo com as regras do estilo. Se você escolher um deslizante, mas da tela com painéis, decorado com o espírito da antiguidade, ajudará a reconciliar o interior do Império com um estilo de vida moderno.
Um design único ou uma “colcha de retalhos”?
Quando e como escolher portas interiores – antes de projetar um projeto de design ou na fase final? Há um ponto importante que prova que precisamos fazer isso no estágio de desenvolvimento do conceito. Pense sobre o corredor interior e corredor – que eles vão, se há “encontrar” clamshell com painéis sala, barroco, antiga – quarto-Provence e vidro – cozinha high-tech. Um argumento sério em favor de não decorar quartos em estilos “conflitantes”, não é?
Galeria de fotos – portas interiores no interior:
Autor: Daria Degtyareva
Eric
05.05.2023 @ 19:43
o sempre retorna à posição original. Essas portas são ideais para áreas com alto tráfego, como corredores ou entradas.
Em resumo, a escolha das portas interiores depende do estilo do interior, do espaço disponível e das necessidades funcionais. As portas balançantes são tradicionais e versáteis, enquanto as portas deslizantes e dobráveis são ideais para espaços pequenos ou para zoneamento de ambientes. As portas de folha única são simples e elegantes, enquanto as portas de duas asas são mais imponentes e exigem mais espaço. Com a ampla variedade de materiais e designs disponíveis, é possível encontrar a porta perfeita para cada ambiente.