A begônia é uma planta luxuriante com folhas decorativas de forma assimétrica, que abrigam as florestas tropicais e zonas subtropicais da África, América e Ásia.

As espécies mais populares

Existem quase 900 variedades deste perene, cerca de 2.000 híbridos são criados.
As culturas da sala podem ser divididas em dois tipos: floração e folha caduca. Uma característica do último é a forma incomum e a cor das folhas. Florescer é dividido em subgrupos: espessa, tuberosa, sempre-verde.
Os tipos mais populares são:

  • Eternamente florescendo. Este tipo de begônia, relacionado a espessa, pode existir no jardim e em casa. Na manutenção da casa não pode deixar de florescer durante todo o ano. Sintomas: avermelhados ou pintados em folhas verdes, pequenas flores brancas, vermelhas ou cor-de-rosa.
begônia

Begônia Eterna

  • O tuberoso. Plante com flores amarelas, alaranjadas, brancas, suculentas vermelhas ou cor-de-rosa dobro do formulário simples. Pétalas – com uma borda ou bicolor. As flores são grandes, podem chegar a 15 cm, a forma é semelhante a um píon, uma rosa e um cravo.
begônia

Tuber Begonia

  • Real. Esta espécie de begônia, pertencente ao grupo das ornamentais decíduas, cresce até 30 cm e possui folhas pintadas de verde escuro, vermelho ou marrom. A forma das folhas é cordada ou espiralada.
begônia

Begônia Real com folhas em espiral

  • Elathior O híbrido das espécies tuberosas é adequado apenas para o cultivo em casa. Os brotos da planta são finos, vermelhos. Flores atingem 5 cm de diâmetro. As pétalas podem ser vermelhas, brancas, laranja ou amarelas. As folhas são redondas e brilhantes. O período de floração cai no outono e inverno.
begônia

Begonia Elathior para crescer em casa

  • Ampelnaya. Também se aplica ao tubérculo. Projetado para paisagismo vertical: os brotos pendem em 25 – 50 cm, são flores laranja, carmesim, brancas ou amarelas, continuando a florescer durante a estação de crescimento.
begônia

Ampel Begonia

Cuidado do quarto begônia

“Por causa da origem tropical da begônia interna, o nível de umidade é importante”

A planta para crescer em condições de sala é pouco exigente e quase não precisa de cuidados. Excelente a temperaturas moderadas. Não precisa ser transplantado com freqüência. A única coisa – por causa de sua origem tropical, é importante para o nível de umidade. Alguns tipos de begônia interna após o período de floração requerem um período de descanso.

Iluminação correta e modo de rega

Para a manutenção da begônia, uma sala com boa iluminação é mais adequada. Para variedades que florescem abundantemente, a luz difusa é desejável, a iluminação decorativa é adequada para iluminação moderada.

begônia

Para as begónias, instalações adequadas com boa iluminação

O recipiente com begônia é melhor colocado no peitoril da janela voltada para o oeste ou leste. Na estação fria, quando o dia da luz é encurtado, é desejável organizar a iluminação das plantas perenes.

Esta planta ama a umidade, por isso precisa de rega frequente. Use apenas água macia e pré-ajustada.

Os excedentes acumulados na panela são despejados em tempo hábil.

Regras de rega:

  1. No outono, a partir de outubro, a flor é regada quando a camada superior do solo começa a secar;
  2. no inverno reduz-se a um mínimo;
  3. com o advento do primeiro mês da primavera, começar a umedecer o solo mais abundantemente;
  4. No verão, o solo é umedecido 2 vezes por semana, no calor – todos os dias.
begônia

Begônia precisa de rega frequente

Variedades de tubérculos deste perene cair em hibernação na estação fria. Neste momento eles são colocados em turfa, não molhe.

Humidade do ar

Por causa de sua origem tropical, a planta requer alta umidade. Use para ela o método usual – spray de uma pistola – é proibido, pode levar a várias doenças, a formação de manchas em suas folhas.

Produtores experientes organizam o microclima ideal para a planta perene, colocando a panela em um pires com grama úmida. Outra maneira não menos eficaz é despejar pedras em um recipiente, encher o fundo com água e colocar a panela sobre as pedras. O líquido que se evapora neste caso criará as condições necessárias.

begônia

Polvilhe pedras em um recipiente para amortecer begônia

Temperatura do ar recomendada

A begônia não suporta mudanças repentinas de temperatura, mas parece bem com uma temperatura moderada. No verão, é melhor manter a panela em uma sala com uma temperatura de 18 – 20 ° C; no inverno, deve-se assegurar que haja um mínimo de 15 ° C na sala.

Solo e fertilizante

A planta desenvolve-se bem apenas no solo nutritivo. Para fazer isso, tome 1 parte de chernozem e turfa com duas partes da folha caduca.

O fundo da panela é coberto com areia grande rio, em seguida, metade preenchida com folhagem caduca. No espaço restante derramado misturado com chernozem turfa.

begônia

Begônia precisa ser alimentada regularmente

Para a planta florescer e ser bonita, é necessário alimentá-la. Faça isso 1 – 2 vezes por mês, a partir do momento da formação das gemas e até o final da floração (primavera – verão). A begônia alimentícia é possível com fertilizantes minerais.

Regras de transplante

Transplante a planta é recomendada a cada 2 – 3 anos, na primavera. Para entender se é necessário transplantar begônia, é necessário examinar o solo. Se as raízes são visíveis a partir dele, que já não cabem no pote, é hora de um transplante.

A nova embalagem para a flor deve ser cerca de 3 cm maior que o diâmetro da panela velha.

A planta é cuidadosamente removida, as raízes totalmente limpas do solo.

begônia

Remova cuidadosamente a planta da panela

Dilua uma solução fraca de manganês, coloque uma flor nela. Uma hora depois eles saem, examinam cuidadosamente as raízes – eles não devem ser danificados ou apodrecerem. Se houver, eles são removidos.

Um pote preparado de um diâmetro maior é preenchido com uma camada de argila expandida, e areia grossa é derramada em cima. Coloque a planta em um recipiente, em seguida, preencha o espaço livre com o solo, agindo com cuidado, de modo a não danificar o sistema radicular. Então regada abundantemente, faça isso regularmente após o transplante.

begônia

Transplante em uma panela de maior diâmetro

Reprodução de begônia

O plantio de plantas perenes pode ser realizado usando sementes ou tubérculos; para reprodução use o método de dividir o mato, estacas de caules ou folhas.

Corte

O procedimento é realizado na primavera e no verão. Escolha uma haste adequada – a altura mínima deve ser de 7 cm e, uma vez cortada a haste, ela é colocada em uma mistura úmida composta de três partes de turfa e uma parte de areia. O recipiente com o substrato é colocado em um local escuro. O processo de enraizamento leva cerca de 1 a 2 meses.
Para multiplicar uma planta por uma folha, você precisa pegar a maior e mais forte. É colocado no solo de modo que fique em pé, sem tocar na camada da terra. Coloque-o em um lugar escuro, segure-o até enraizar.

begônia

Begon Beginnings

Cultivando uma planta a partir de sementes

O método de reprodução da begônia a partir de sementes pode ser utilizado no período que vai do início do inverno até o início da primavera.

Primeiro, prepare um substrato nutriente: uma camada de areia, húmus decíduo e turfa. Sementes são semeadas, suavemente e superficialmente pressioná-los na camada superior do solo. Os primeiros tiros aparecem após cerca de 2 semanas.

begônia

Begônia atira

Então as mudas mergulham. Plantas adultas são transplantadas em vasos separados. Em julho, a jovem begônia começa a florescer. No outono, a planta é colocada em turfa, colocada em uma sala, a temperatura em que é mantida a 10 ° C. Mais perto do inverno é a formação de um tubérculo. Na primavera, a begônia é novamente transplantada em um vaso.

Regras para cuidar de tubérculos de plantas

Para plantar uma planta de tubérculo começar de fevereiro a junho. A partir de que período o plantio foi realizado, o tempo de floração das plantas perenes também depende.

Regras básicas de pouso:

  1. Os tubérculos devem ser apenas metade no solo;
    O recipiente com o solo é colocado em um local escuro, no qual uma temperatura fria é mantida
  2. rega é moderada, dentro de algumas semanas
  3. após o surgimento de brotos saindo do solo, parte dos tubérculos adormece, um recipiente com uma planta é colocado no parapeito de uma janela ou em outro local quente e bem iluminado.
begônia

Tubérculos de begônia

Jardim begônia – as regras de plantio e cuidado com plantas perenes

A planta perene de jardim diferencia-se do quarto pela maior resistência: tolera perfeitamente qualquer condição do tempo, cresce em jardins floridos e jardins.

As pétalas de coloração de begônias de jardim são diversas: do branco suave ao magenta rico. Você pode se familiarizar com todas as variedades de begônia do jardim, estudando os catálogos de viveiros ou floristas.

begônia

Jardim Begônia

A altura máxima da planta que cresce no terreno aberto é de 25 cm.
Para crescer esta linda perene, você deve aprender as regras de plantar e cuidar dele.

Plantio de begônias de jardim

A planta pertence ao photophilous, mas não pode ser plantada em lugares onde a luz solar direta cai. Sob sua influência, perene irá desenvolver mais lentamente, florescer menos. É melhor colocá-lo nas partes do jardim que são protegidas por árvores altas.

begônia

Não plante a begônia na luz solar direta

Escolhendo o lugar certo, você precisa esperar por junho – o pouso pode ser realizado não antes deste mês. Em junho, as condições mais favoráveis ​​para a planta são criadas: clima quente, sem mudanças bruscas de temperatura, muita luz solar. Se você tentar pousar a begônia mais cedo, é provável que ela morra, pois tolera mesmo pequenas geadas.

begônia

Você pode comprar mudas prontas de begônia

Para plantas de plantio use mudas, que podem ser compradas em viveiro ou cultivadas independentemente usando sementes.

Características do cuidado

“Begônia ama a água e cresce melhor em solo bem umedecido”

Uma pequena quantidade de composto ou turfa é adicionada ao buraco no campo aberto, e fertilizantes minerais também podem ser usados, nos quais há fósforo e potássio.
Quando a planta é plantada, o solo deve ser umedecido para que as mudas se tornem mais rapidamente enraizadas.

begônia

Begônia desembarque no campo aberto

Periodicamente, você deve soltar suavemente o solo ao redor do perene para que o sistema radicular receba oxigênio.
A begônia ama a água e cresce melhor em solos bem molhados. Imediatamente após o plantio, as mudas são regadas pelo menos uma vez a cada 3 dias, e se o clima quente é estabelecido, e não há chuva, então a água é frequentemente iniciada, não esquecendo de soltar o solo depois disso.
É importante garantir que não haja estagnação da água no solo – isso pode levar à decomposição das raízes. Para evitar que isso aconteça, no estágio de plantio, o fundo do buraco é coberto com material de drenagem (cascalho, argila expandida, areia grossa e outros).

begônia

Begônia ama solo bem umedecido

Pulverizar a planta com água é impossível – a umidade acumulada nas folhas pode causar o aparecimento de manchas marrons sobre eles. No outono, para preparar o perene para o inverno, a begônia deixa de regar.

Cuidado de plantas de inverno

Com a chegada do tempo frio, no início de outubro, as hastes da planta são cortadas, deixando uma parte, aproximadamente 3 cm salientes dos tubérculos. Depois eles desenterram os tubérculos, levam-nos para os alojamentos e deixam-nos secar durante 2 semanas.

Após esse período, os tubérculos são limpos, mas completamente limpos de torrões de solo e caules secos, colocados em uma caixa onde serão armazenados até a primavera. Eles dormem com areia. A caixa é colocada em um local fresco.

begônia

Para o inverno, begônia begônia tubérculos são escavados

Se você só precisa armazenar alguns tubérculos, pode colocá-los na geladeira.

Reprodução

Begônia de jardim – planta tuberosa. Para plantar um grande canteiro de flores com essa planta, você pode comprar vários tubérculos e depois multiplicá-los.

Ao comprar, você precisa prestar atenção à idade do material de plantio – é melhor escolher jovens. O seu diâmetro não deve ser superior a 6 cm, mesmo os tubérculos murchados são viáveis, se tiverem olhos vivos.

begônia

O diâmetro do tubérculo da begónia não deve ser superior a 6 cm.

No inverno, eles são colocados em um local fresco em um recipiente com areia molhada. É importante monitorar o nível de umidade – você não pode secar completamente a areia, mas muita água pode causar muitos danos: os tubérculos começarão a apodrecer.

begônia

Divisão da begônia do tubérculo

Plantá-los no berçário pode começar já no início da primavera, por isso, em maio eles já vão florescer botões.

Antes de começar a plantar, cada tubérculo é cuidadosamente examinado, as raízes antigas são removidas.

Para desinfetá-las, as partes preparadas são colocadas por 30 minutos em uma solução de manganês fraco ou solução de peróxido de hidrogênio a 1%. Com esta técnica você pode se livrar das marcas de molde no material de plantio, mas primeiro você precisa cuidadosamente, tentando não danificar os brotos, remover todo o molde.

Você pode e não usa remédios de gente – no departamento de jardineiros vendem-se meios especiais para processar tubérculos de perenes, depois da aplicação de que a fábrica não só se desinfectará, endurecerá e capaz resistir a maioria de doenças, mas receberá adubação adicional.

Tubérculos

Germinar os tubérculos de plantas começam no final do inverno. Isso também ajuda a aumentar a quantidade de material de plantio para o jardim.

Procedimento:

  1. Uma caixa de pequenas dimensões é preenchida com areia úmida, depois os tubérculos são plantados nela.
  2. Após o aparecimento das primeiras brotações, o tubérculo é cortado. Cada parte deve ter no mínimo 1 escape.
  3. As fatias são processadas com carvão esmagado, depois deixadas por várias horas para secar.
  4. Após o tempo especificado, as mudas são plantadas em vasos.
begônia

Germinação de begônia tuberosa

As plantas precisam do mesmo cuidado que é necessário ao cultivar mudas.

Tubérculos de plantas perenes crescem a cada ano, porque eles acumulam muitos nutrientes. Simultaneamente, as flores da begônia também aumentam.

A begônia do jardim pode ser plantada não somente em canteiros de flores – também é usada para paisagismo de varandas, peitoris de janela, terraços abertos. Se crescido perene, destinado ao campo aberto, em uma panela, florescerá como luxuriantly.

begônia

Begônia pode decorar os peitoris da casa

Corte

A begônia hortícola adulta pode ser propagada por outros métodos:

  1. Rostock, que apareceu no tubérculo germinado, cuidadosamente removido, colocou em um copo cheio de uma mistura de nutrientes. Deve subir apenas alguns milímetros acima da superfície do solo. Com a ajuda deste método, o broto se enraizará em breve, e até 6 plantas separadas podem ser obtidas de um tubérculo.
  2. De plantas perenes cortar a parte superior da parte aérea, que tem 6 folhas, retire todos os botões e flores. O site do corte é apagado com um meio de enraizamento, que pode ser comprado na loja. Você também pode usar a casa, que é adequada não apenas para as begônias, mas para todas as cores (internas e de jardim). Para fazê-lo, em meio copo de água, dissolva uma colher de chá de suco de aloe e mel. Armazenar o produto acabado não pode durar mais de 48 horas. O caule tratado é colocado em solo úmido, um saco plástico é esticado sobre o vaso ou coberto com um filme. O enraizamento ocorre na próxima semana, após o qual o pacote é removido.
begônia

Germinação de estacas de begônia

Se houver uma alta umidade na sala onde a panela está em pé, é necessário ventilá-la regularmente. Caso contrário, perene pode ser infectado com oídio. Os sintomas desta doença são manchas fofas volumosas de cor branca. Se tais sintomas forem encontrados, os brotos afetados são destruídos pela queima, e as plantas saudáveis ​​remanescentes são tratadas com solução de manganês.

Plantando begônia na cama pode ser realizada 2 meses depois de crescer no peitoril da janela. Efetivamente e lindamente olhe padrões, compostos do mesmo tipo de flores.

begônia

Após 2 meses, as estacas podem ser plantadas no solo

Plantas de plantas devem estar a uma distância umas das outras, não excedendo 20 cm – neste caso, arbustos perenes cobrem rapidamente todo o canteiro de flores com um tapete sólido. Depois que todas as mudas são plantadas, a terra é morta para que o solo não seque.

Para este propósito, você pode usar serragem, argila expandida, turfa – neste caso você não precisa soltar o chão, e a água pode ser menos provável.
No verão, a planta precisa ser alimentada com compostos universais para plantas com flores. É necessário que seja realizado duas vezes por mês.

Conclusão

Begônia de jardim – despretensioso, não inclinado a doenças perenes, que é excelente para crescer tanto no campo aberto como para condições internas. Ela quase não precisa de amamentação, mas generosamente agrada com magnífica floração.

Galeria de fotos – begônia

Video


Autor: Mikhail Bond