Esses estilos no design agora são extremamente populares no Ocidente, por isso faz sentido observar mais de perto suas semelhanças e diferenças. Literalmente traduzir o nome do estilo “Shebbi Shik” pode ser “shabby chic”, que traduz com precisão a sua essência. A ênfase principal é sobre o mobiliário antigo, mas não é apenas mobiliário decrépito do “mercado de pulgas”, mas necessariamente mobiliário antigo, reivindicando o título de antiguidades. Mobiliário de madeira especialmente valorizado no estilo de “barroco” ou “rococó”.
Móveis “Shebbie” é associado com mobiliário “provençal” deliberadamente salientes rachaduras, arranhões, lascas – defeitos, que devem certificar e enfatizar a antiguidade do mobiliário. Em contraste com o estilo de “Provence”, onde o mobiliário deve ser estritamente “avó” e rústico, o principal aqui é o mobiliário “aristocrático”. Esta palavra não é em vão colocar aspas, o principal princípio do ancestral do estilo não é a busca da autenticidade das antiguidades, mas a imitação do “estilo clássico”. Portanto, o mobiliário não precisa necessariamente ser de um leilão de antiguidades, e “novodes” são permitidos, nos quais a imitação não é particularmente escondida.
Sob a moda deste estilo, muitos fabricantes de móveis iniciaram um lançamento especial de móveis pseudo-antiquários e os vendem nas lojas. Em nossas condições, você pode tentar fazer tais móveis, especialmente porque a elegância do formulário é valorizada, e não a autenticidade do produto (verniz antigo, estofamento, marca do autor e assim por diante). É permitido até mesmo mobília envernizada moderna, acentuada descuidadamente pintada, como no estilo de “Provence”.
Como o estilo do interior, “Shabby Schic” é relativamente jovem – apareceu na Inglaterra no final do século passado. A história de sua aparição é simples – uma jovem designer, uma inglesa Rachel Aschwil ocupou o interior de sua própria casa. Não tendo fundos suficientes para comprar antiguidades caras, ela procurou teimosamente não antiguidades muito bem preservadas em mercados de pulga, em lojas de antiguidades e lojas. Comprando belos móveis antigos nos estilos de “barroco”, “rococó”, “neoclassicismo” – ela restaurou, restaurou-o, não hesitando em dar aos móveis um visual mais moderno.
Adições ao interior do mobiliário renovado necessário e a organização apropriada do espaço em torno dele. Rachel diligentemente pegou toda a decoração que acompanha – tecidos, ornamentos, cortinas. Quando o trabalho terminou, o designer gostou tanto do resultado que lhe deu seu próprio nome – “Shabby hic”. Esse estilo rapidamente se tornou moda, e Rachel, como de costume no Ocidente, imediatamente começou a publicar livros sobre ele. Devo dizer que esta ideia não é nova – a imitação de um novo estilo dos novos ricos tentou lidar com sempre. Apenas Rachel Asheville fez isso com gosto artístico, sem esconder a imitação e a presença do kitsch.
O interior antigo original no estilo do “barroco” pode ser cuidadosamente preservado durante séculos. Ou meticulosamente colecionado ao longo das décadas a partir dos objetos genuínos daquela época e estilo. Ambos valem muito dinheiro. O estilo de “Shebbie Schick” não adere a estes princípios, portanto, de outro modo, pode ser chamado de “clássico para os pobres”.
Considere cuidadosamente o interior desta sala de estar. Há muitos absurdos nisso. As mesas baixas entraram na moda muito mais tarde e não tinham essa forma – é uma imitação óbvia. De acordo com os cânones, um antigo retrato feminino pode estar presente no interior em dois casos – se é uma relíquia patrimonial ou a obra original de um mestre famoso. Para o estilo de “Shebbie” – tais convenções não são importantes. É importante que o retrato seja antigo (e isso não é o principal, a imitação é permitida).
Proprietários de imóveis, em busca de moda, muitas vezes tentam decorar suas casas no estilo de “Provence”, “country” ou “shebbie chic”. Eles não são inferiores a eles e moradores de apartamentos urbanos, que desejam ser originais e trazer para suas casas uma atmosfera vitoriana romântica. Ao mesmo tempo, muitos não entendem a diferença entre esses estilos e os confundem impiedosamente. Se você quiser projetar seu apartamento no estilo de “shebbie chic” – essa diferença precisa ser entendida.
Móveis
Móveis no estilo de “shebbi” é o principal, todo o interior está sendo construído em torno dele. Deve ser inicialmente elegante e luxuoso (pelo menos alguns itens). Deve ser visível “placa do tempo” – tinta ou verniz gasto, rachaduras, chips. Esse recurso é típico para o estilo de “Provence”, mas nela a elegância não é necessária.
Para os móveis, basta ter boa qualidade e ser velho (se não for dizer – “antiquado”). Em vez de graça, o estilo de “Provence” se assemelha a móveis rústicos, sólidos e sólidos.
Quanto à cor no “shebbie chic”, então se não é verniz na madeira – a vantagem sobre a cor branca, todos os tons claros, pastel, delicados, em que o resto do design é ajustado. É importante que o mobiliário fale de sua antiga pompa e burguesia. De uma forma especial – douramento gasto (ou envelhecido) em relevos e elementos decorativos. Dos desenhos, motivos florais são usados com mais frequência, especialmente rosas pequenas.
Têxteis
Os tecidos devem ser naturais e luxuosos. Pode ser seda, brocado usado. Sombras necessariamente pálidas, desbotadas, abafadas. Em nossas condições, os tecidos são um dos maiores problemas na criação de um estilo único. Claro, tecidos antigos não sobreviveram. Encontre novos que pareçam antigos, desbotados, queimados – problemáticos.
Entretanto, para o estilo de “shebbie” é caracterizada por uma faixa pálida, célula desbotada, rosas pouco visíveis. Eles são feitos de almofadas (seda e cetim), cortinas, cortinas. As cortinas são caracterizadas pelo uso de lambrequins, escovas, cascatas.
Decor – Jóias e Acessórios
À primeira vista, a decoração em estilo Shebi Shik é semelhante ao estilo “provençal”. O mesmo grande número de pequenas figuras desgastadas, entre as quais pode ser encontrado genuíno, falso, francamente kichevye. Mas o estilo de “Provence” é caracterizado por flores, pássaros e galos (imitação da aldeia francesa), e o principal no “Cheb” – anjos.
Para criar este estilo, você pode usar um monte de molduras folheadas a ouro gastas, ornamentos de porcelana e bonecas, relógios, caixas e caixões banhados a ouro ou bronze. Deve haver muitos desses itens. Iluminação artificial – somente lustres pomposos (você pode – de cristal de imitação), somente de mesa (com abajures do tecido).
Paredes, piso e teto
Para as paredes são possíveis opções diferentes. Estuque gesso, tão amado no estilo de “Provence” – menos preferido. Uma das soluções populares é pálida, como papel de parede queimado com as mesmas rosas ou outros motivos florais. Muitas vezes usado papel de parede em listras, papel de parede de tecido (lembre-se as dificuldades com os tecidos). As cores são claras, às vezes brancas. Idealmente – branco com amarelo claro, como se fosse do tempo. Ele é o melhor para o teto.
O teto branco como a neve, claro, parecerá novo demais. Para o topo das paredes, o teto é desejável estuque, pode fazer rachaduras artificiais. Limpeza ou escurecimento de detalhes de estuque decorativo, rosetas para lustres – uma clara evidência de pertencer ao estilo de “shebbie chic”. Feixes de teto absolutamente inaceitáveis, característicos do estilo “Provence”.
O piso deve ser feito de madeira, de um parquet ou de uma placa de parquete. Scuffs e amassados são criados artificialmente. Ao contrário dos pisos “provençais” que são amáveis e práticos (podem ser pintados), os pisos para “shebbie chic” são desejáveis com um padrão de parquet elegante. Em casos extremos – digamos parquet com espinha de peixe com um padrão de madeira bem visível. Nos cômodos auxiliares – é permitido o uso de telhas com o padrão apropriado e as mesmas abrasões, rachaduras e lascas.
Também no nosso site você pode se familiarizar com outros estilos de interiores:
Interior no estilo bávaro
Interior em estilo mourisco
Estilo Art Déco no interior dos quartos
Futurismo em design de interiores
Autor: Mikhail Bond
Dylan
05.05.2023 @ 16:47
Este estilo de design é extremamente popular no Ocidente e é interessante observar suas semelhanças e diferenças. O estilo “Shebbie Shik”, ou “shabby chic”, enfatiza o mobiliário antigo, mas não necessariamente decrépito. O mobiliário de madeira é especialmente valorizado no estilo “barroco” ou “rococó”. O mobiliário “Shebbie” é associado com mobiliário “provençal” e é deliberadamente saliente com rachaduras, arranhões e lascas para enfatizar a antiguidade. Em contraste com o estilo “Provence”, onde o mobiliário deve ser estritamente “avó” e rústico, o principal aqui é o mobiliário “aristocrático”. O estilo “Shabby Chic” é relativamente jovem e apareceu na Inglaterra no final do século passado. É uma imitação de um novo estilo dos novos ricos, mas feito com gosto artístico e sem esconder a imitação e a presença do kitsch. O estilo “Shebbie Schick” pode ser chamado de “clássico para os pobres”, pois não adere aos princípios de preservação cuidadosa do interior antigo original no estilo do “barroco”. É importante lembrar que a elegância do formulário é valorizada, e não a autenticidade do produto.