Uma tendência moderna no design de interiores é caracterizada por uma mudança muito rápida nos modos. Neste projeto é quase igual à moda feminina e adivinha o que estará na moda amanhã – quase impossível.

As melhores tendências em design de interiores para escritórios e residências.

Mas as tendências principais ainda existem, em seu canal, provavelmente, e continuarão desenvolvendo autores interessantes, dados os inevitáveis ​​desvios individuais.

1. Mudando o olhar masculino no design de interiores moderno

Olhar masculino em design de interiores

O fato de os homens começarem a passar muito mais tempo com suas famílias – implica mudanças em muitos aspectos da vida moderna, inclusive nos interiores da moradia. A proclamação da igualdade de gênero não é apenas uma declaração, os homens começaram a participar da educação de crianças, fazendo mais trabalhos de casa. Isso se reflete nos interiores modernos de todos os cômodos da casa, incluindo – quartos infantis e instalações de cozinha. Isso influenciou as tendências e tendências revolucionárias do design de interiores por muitas décadas.

Isso se reflete na prevalência da funcionalidade sobre a beleza, menos uso de cores brilhantes, detalhes de móveis mais convenientes. Espera-se que a continuação desta tendência seja o começo de uma harmonia visual, na qual homens e mulheres se sintam igualmente confortavelmente no apartamento. Se mais cedo na casa dominou o feminino, agora começa o macho dominante.

2. Criação de design coletivo

Tendências em design de interiores

Envolvimento de homens em cuidados domésticos não é a única tendência social. Outra tendência – a transição de um designer único para uma criatividade coletiva. A criatividade coletiva prevalece cada vez mais sobre as preferências individuais. Ao mesmo tempo, eles esperam um aumento significativo na eficiência e produtividade do trabalho criativo. Por exemplo, ao projetar um plano de sala de estar completo pode ser ocupado por um desenhador, a iluminação e os seus efeitos – o outro, e peças e acessórios será o terceiro artista. Esta é uma divisão racional do trabalho criativo, na qual todos podem se expressar em sua melhor manifestação. Ao mesmo tempo, a produtividade é aumentada e o tempo de entrega é reduzido.

Claro, isso não é sobre amadores, mas sobre designers profissionais e equipes emergentes. Embora estejamos falando de tendências, não de regras, das quais sempre há exceções. Um sinal claro da tendência é um número crescente de obras coletivas, o vencedor de tais projetos em várias competições.

3. “Faça você mesmo”

tendência diy

O desejo das pessoas pela auto-expressão está se tornando cada vez mais evidente. O que na Rússia e na CEI é muitas vezes uma necessidade para a pobreza, no mundo assume o caráter do desejo de criatividade. O desejo de encher a casa de coisas inventadas e feitas por si mesmo é típico de uma pessoa por muito tempo, mas agora ela assume formas mais amplas.

Tais coisas são muitas vezes amadas mais do que compradas, elas estão relacionadas a uma pessoa com certas associações e memórias. Hoje, a criatividade independente, a criação de coisas novas, novas formas de usar objetos e materiais não são apenas uma atração, mas também uma forma de arte. Projetos independentes estão começando a se expandir, passando da produção independente de móveis para casa ou patchwork no estilo de “patchwork” – para design de interiores completo. O proprietário da habitação deixa de ser observador e consumidor, tornando-se um participante pleno na criação do design. No entanto, na Rússia, esses processos e tendências começaram muito antes do que no resto do mundo.

4. Materiais e texturas

textura interior

Até recentemente, as pessoas, ao escolherem móveis para estofados, não prestavam atenção às sensações táteis – mais importante era a forma e a funcionalidade. Agora há um processo de revisão de prioridades – materiais importantes não são apenas bonitos, mas também “quentes”, agradáveis ​​ao toque. Isso se aplica até mesmo ao material dos celulares, que passou a ser produzido em belas formas curvas, ergonômicas e confortáveis ​​para a mão. Mudou e os plásticos do corpo – eles se tornaram “aveludados”, tatilmente atraentes. Especialistas prevêem um novo florescimento de materiais como camurça e madeira. Prevalecer serão materiais com uma variedade de texturas, coisas com texturas e materiais combinados.

5. Têxtil Feito à Mão

Mão, empregada, coisas, interior

As mulheres que não ouviram as avós que tentaram ensiná-las a tricotar – hoje, elas devem se arrepender. A confecção de malhas e os bordados domésticos buscam, com confiança, inserir o número das principais tendências. Em exposições de design, em novos projetos – mais coisas são feitas à mão. Começando com tapetes multi-coloridos com milhares de nós e terminando com cestas de malha, travesseiros, capas, brinquedos, painéis e ornamentos. A empregada de mão novamente entra em moda e, ao que parece, por muito tempo.

É fácil para nós traçar esta tendência, olhando para o trabalho da Feira dos Mestres, a sociedade russa de fãs da empregada de mão. Coisas feitas de formas tradicionais, mas com uma interpretação moderna – parecem muito legais. Eles têm um charme especial, um charme que um produto de fábrica não pode ter. Essas coisas são sempre únicas, dê uma olhada, pelo menos para este cacto de crochê. Uma atração especial para “hand meydu” está ligada ao fato de que há uma descrição detalhada do trabalho, um tipo de desenho, como há muito tempo é aceito por knitters. Portanto, mesmo um artesão novato pode fazer uma coisa difícil. Mesmo tendo passado muito mais tempo fazendo tricô, você pode ter certeza de que seu produto existe em um número limitado de cópias.

6. Cor e Listras

Listras no interior

Espaços públicos estão cada vez mais cheios de energia viva. Uma maneira de fazer isso é usar listras pitorescas. Estes não são espaços listrados, mas o movimento gráfico de linhas individuais brilhantes ou contrastantes, elegantemente inscritas no design de interiores. Pode ser usado no desenho de paredes, tapetes, tapeçarias, papéis de parede. Suculentos desenhos em preto e branco e linhas brilhantes dão ao design um movimento visual, são elementos marcantes da decoração minimalista. Esta tendência não é de forma alguma contrária à elegância, à percepção visual do design como um todo artístico.

7. Imagens coloridas

Imagens coloridas no interior

Mais uma vez na moda padrões florais e ornamentos. Hoje eles voltaram para nós em uma combinação festiva com um fundo branco neutro. Sombra romântica de motivos florais, sobrepostos em branco – cria uma atmosfera festiva. No quarto ou na sala de estar – este design dá uma forte impressão.

Outra tendência – as flores devem ser grandes, perceptíveis. Eles dão um efeito forte e interessante quando usado em pinturas de parede, em colchas, em pinturas. Especialmente fortalecer a percepção do papel de parede tridimensional – eles parecem impressionantes e impressionantes. Mas branco não é um dogma. Como pano de fundo, é particularmente expressivo, mas se requer um interior moderno específica – permitida cores com outras cores neutras, necessariamente, pastel, tons suaves.

8. motivos quentes

Motivos africanos

Idéias únicas de design, previamente demonstradas apenas em exposições, vêm ativamente para residências particulares. Os mais exóticos e dinâmicos a este respeito são os motivos africanos. Os entusiastas do design conscientes da moda trazem o eclectismo das cores e formas quentes africanas aos seus interiores modernos.

Imitação de peles de animais, especialmente zebras e leopardos, elementos de madeira e vime – estão entrando cada vez mais nos interiores. Luxuosas residências campestres e villas, as coberturas de luxo têm cada vez mais quartos “africanos”, decorados com esculturas entalhadas à mão, esculturas esculpidas e máscaras, elementos de móveis de madeira em estilo africano. Os tons quentes de terracota, ocre, amarelo e escarlate combinam-se perfeitamente com esta decoração. Vindo das exposições para os apartamentos ricos, esta tendência está se expandindo cada vez mais, atraindo seu brilho e incomum.

9. Desenhos e graffiti

Grandes ilustrações nas paredes

Com a tendência “Faça você mesmo”, vividamente ecoa o desejo por esboços de parede e desenhos, especialmente para os jovens, nos apartamentos de famílias jovens. Estes desenhos são amplamente utilizados por designers profissionais em composições originais. Os amantes também querem decorar suas casas com seus próprios desenhos ou inscrições. A tendência desenvolve a cooperação de designers com artistas, fãs de tais inscrições e desenhos – expressam-se. Pode ser desenhos copiados ou primitivos, até imagens de letras de diferentes cores e tamanhos. Habitação, é claro, tem um visual original e original, sem sequer fingir ser artístico.

10. “Paredes vivas”

Paredes cobertas de plantas

Uma das tendências predominantes, não só no design, mas também em outras áreas da vida pública – fundindo-se com a natureza. “A vida verde” torna-se um fator chave em projetos arquitetônicos e de design, atitudes cuidadosas com a natureza, o desejo de viver nela. No design, esta tendência pode se manifestar na forma de painéis de plantas móveis, o uso generalizado de janelas panorâmicas com vista para a bela paisagem, grandes fotografias coloridas com vistas da natureza nas paredes.

Na arquitetura, os projetos são ativamente projetados para a localização de edifícios entre parques naturais e plantio de hortaliças em pátios urbanos. Na moda – a criação nos edifícios de escritórios de estufas e “paredes vivas”, ativamente limpando as instalações de dióxido de carbono e gases atmosféricos nocivos, animando interiores de escritórios. Muitos projetos de habitação móvel compacta, não poluindo a natureza e criados a partir de materiais secundários. Na vida cotidiana, pode ser expressa no uso ativo de flores e plantas vivas nos alojamentos de apartamentos urbanos, respeito cuidadoso e preservação da natureza intocada na construção de habitações suburbanas, criando um projeto da paisagem.

A tendência da “vida verde”, devido à sua progressividade, encontra uma resposta viva da comunidade mundial. Além disso, o design que atrai plantas verdes é bonito, elegante e estético.


Autor: Mikhail Bond