O estilo gótico tornou-se o sucessor do românico muitos séculos atrás. Graças a ele, a humanidade moderna ainda pode desfrutar de obras-primas da arquitetura como a abadia de Saint-Denis, Catedral de Notre-Dame, a Catedral Romana e muitos outros. Olhe para os edifícios impressionantes com tremor e prazer, deleite e prazer. Mas muitos não apenas admiram a beleza do gótico, mas também o recriam no interior de sua casa – hoje o estilo romântico, majestoso e “arrebatador” está de volta à moda.
Neste artigo vamos falar sobre os métodos, materiais e outros aspectos da aplicação de detalhes de estilo gótico no design de habitações modernas.
Um pouco de história – o termo gótico, os godos vieram do latim durante as invasões do Império Romano das tribos bárbaras do norte. Então essa palavra foi usada com um colorido desdenhoso, chamando-os de bárbaros e ignorantes, que não sabiam absolutamente nada sobre a cultura da época. Durante o Renascimento, os artistas começaram a usar o termo para expressar a majestade e as impressionantes dimensões de várias estruturas que tinham proporções e aparência assustadoras. Naqueles dias, a definição da palavra “gótico” tornou-se muito popular, após o que o estilo românico começou a desvanecer-se, dando lugar ao gótico bárbaro, mas já tão nativo.
Deve-se notar que os edifícios magníficos e majestosos do estilo gótico foram construídos por muito tempo – não por anos, mas por séculos. O exemplo mais ideal, neste caso, pode servir como a famosa catedral de Notre Dame de Paris – uma estrutura monumental erguida ao longo de dois séculos. Além disso, o plano arquitetônico foi constantemente alterado e editado, porque o novo criador estava se esforçando para uma perfeição ainda maior do que o anterior. Assim, naquela época todos os edifícios em estilo gótico foram construídos – podemos julgar este fato apenas a partir dos monumentos da arquitetura que sobreviveram ao nosso tempo.
É digno de nota que, durante a Idade Média, apenas a nobreza poderia arcar com todos os detalhes requintados do estilo em questão. Nas casas dos mercadores, havia apenas alguns itens de móveis de ferro forjado, mas a maior parte da árvore prevalecia. Os pobres só podiam se contentar com itens domésticos comuns. Isto é, graças aos castelos, mosteiros e catedrais que sobreviveram até hoje, tornou-se possível restaurar o estilo gótico.
Outro fato interessante sobre esses tempos é a famosa caça às bruxas. Naturalmente, nunca seremos capazes de aprender sobre todos os eventos daqueles anos, mas o fato de que o lado místico afetou o estilo gótico não é ambíguo.
O espírito da história gótica – uma breve excursão às origens
A principal característica do estilo em questão é o desejo de várias inovações. Um deles é um majestoso e extraordinariamente belo arco em forma de leque, que ajuda a remover significativamente a carga principal das paredes do rolamento. Isso tornou possível torná-los muito mais altos e espaçosos, além de aumentar não apenas a quantidade, mas também as dimensões das janelas do edifício. Uma adição especial a esta magnificência foram várias decorações e uma incrível, nada como a decoração.
Um fato interessante: Inovadora na época, a tecnologia gótica é o ponto de partida para a criação da construção do painel de quadros mais popular e econômica.
A alma especial que afeta a todos, a expressão do estilo gótico, ainda nos faz pensar sobre as origens dessa antiga camada cultural. Quantos mistérios, místicos e belos nestes congelados, aspirando em um eterno impulso para alcançar o céu, as abóbadas. A atmosfera de grandeza e tranquilidade é vista em todos os detalhes: de mentes calmas, jóias e atraindo janelas deslumbrantes com uma beleza estonteante. E até os altos, incrivelmente grandes tetos.
Características arquitectónicas do estilo gótico
Infelizmente, durante a Renascença, o estilo gótico rapidamente caiu em segundo plano, e depois foi completamente esquecido. Eles se lembraram dele apenas nos séculos XVIII-IX, a partir dos quais a ascensão triunfante para o pedestal de eterna glória e popularidade começou. No entanto, o gótico passou por algumas mudanças, que não podiam deixar de acontecer com a transição da sombria Idade Média para o século da iluminação e do rápido desenvolvimento tecnológico. O estilo foi transformado e estabelecido na atmosfera da câmara das propriedades dos mercadores, palácios dos monarcas e perto da corte real,
Um fato interessante: Para construir suas casas de luxo e seu arranjo na Rússia, arquitetos estrangeiros foram convidados, e muitos móveis e itens de decoração foram encomendados da França e da Alemanha. Ou seja, o Gothic não recebeu seu ramo aqui e não adquiriu um sabor especial. Estilo teve apenas uma grande mudança – no momento de seu segundo florescimento na Europa.
Desde aquele período sem gótico, é difícil imaginar um design interior moderno. Está soberbamente localizado em quartos amplos e espaçosos, complementando-os com a sua magia e encanto não revelados. Embora você possa tentar torná-la inerente romântico e misterioso, você também pode no apartamento. É verdade que será muito mais difícil e mais caro, porque você terá que expandir artificialmente as aberturas das janelas e usar truques de designer para aumentar visualmente a altura dos tetos.
Nós seguimos as regras de usar gótico
Os quartos, decorados em estilo gótico moderno, são facilmente reconhecidos. Para equipar o interior, existem várias regras e características imutáveis e expressivas.
Aqueles que nunca encontraram o projeto gótico das premissas, você deve saber que o primeiro conhecido da alma e da mente soará apenas uma palavra “Grandeza”. Esse sentimento intransponível é causado por truques estilísticos especiais, ou seja, grandes elementos arquitetônicos. A principal característica do estilo gótico são as janelas ampliadas – elas podem ser arredondadas e alongadas, e também feitas com vitrais ou um padrão de vidro colorido no vidro transparente usual. Os tetos devem ter cofres. Se isso não for possível, então a visão do vault pode ser criada artificialmente.
Se falamos de gótico no plano global, as paredes da sala não ficarão nuas, porque elas devem suportar sua própria carga artística e semântica. A lista de ornamentos é quase ilimitada – baixos-relevos, esculturas ou belas pinturas, elementos decorativos góticos especiais, que não têm um nome bem poético – “espinhas de peixe”. O que é isso? Esses elementos estruturais projetam-se das paredes e formam uma junção diretamente sob o teto. É claro que, para o desempenho desse perfeccionismo gótico, será necessária uma área muito grande. O apartamento terá a ver com outros elementos mais acessíveis, não inferiores em beleza e majestade.
Então, vamos passar a criar nosso próprio estilo místico, infinitamente misterioso e bonito.
E você deve começar com o chão, que em estilo gótico pode ser feito de pedra ou feito de tábuas de madeira. Não há limite para a fantasia, porque a escolha de azulejos decorativos, a partir dos quais você pode criar um mosaico bizarro, é simplesmente enorme. E você pode ir além e criar um design de piso que se assemelhe à cobertura de um antigo templo – pedras desgastadas podem ser envelhecidas artificialmente ou compradas com um design adequado.
O próximo item é a janela. Eles apenas têm que desempenhar o seu papel e se encaixam perfeitamente no design geral. Como fazer isso? Se possível, é necessário expandir e estender as aberturas. Mas você pode fazer com vitrais, um padrão de vidro colorido ou fichário arqueado. Preste especial atenção aos caixilhos – eles e as encostas devem ser pintados de metal (cor cinza-chumbo ou usar alumínio anodizado). Isto tornará possível chegar tão perto do estilo gótico original, que apareceu há muitos séculos atrás.
Se falamos sobre a porta, então a rosácea ou sua habilidosa imitação, que tem inserções de vidro colorido real, idealmente olharia por cima da abertura. Nesse caso, o interior gótico seria ainda mais realista.
Muitos estão enganados, considerando que a escolha da paleta de cores em Gothic é escassa e cinza. Acontece que tudo é exatamente o oposto – uma paleta brilhante está presente em todos os detalhes do medieval e do gótico posterior. Estilo gótico luxuoso sairá usando limão, azul, verde, vermelho-carmim e outras cores.
Para guiar-se em uma escolha é necessário no vitral escolhido – para usar é possível e carmesim e violeta, e ultramarino e cor de cobre. Se a ideia é perceber uma nota mística, em algum lugar mágica e ligeiramente sombria, então, ao escolher uma cor, você precisa prestar atenção à sua profundidade, densidade e “peso”. Mas aqui também a escolha será enorme: tons de vinho, escarlate sangrento, coníferas e azul muito rico servirão perfeitamente. Certifique-se de usar ouro e preto, pois eles ajudarão a completar a imagem de magnificência e escopo.
Nós selecionamos móveis
Para o interior acabou por ser absolutamente gótico, todos os móveis devem ser necessariamente altos, como se aspirassem ao céu. As cadeiras têm um encosto reto acima da cabeça quando estão sentadas, as cadeiras não são macias, mas são de couro e duras.
Você pode colocar um alto, até o armário do teto ou um antigo buffet. Obrigatório e decoração, aumentando a altura – a variante ideal de vários detalhes esculpidos, anexados a partir de cima.
Em interiores modernos, com o uso de gótico, eles costumam usar especial, com gavetas e um grande e maciço tampo da mesa, tabelas. Tal peça de mobiliário se encaixará perfeitamente no escritório ou em uma espaçosa sala de estar.
No quarto, bem como em qualquer estilo, o objeto principal é a cama – em estilo gótico, este mobiliário é não só grande em tamanho, mas mais especificamente “mais pesado” modelado para trás, grande colchão para dormir cinco de nós, assim como um impressionante tecidos de dossel ou de seda em o perímetro inteiro.
Decorando o interior
Estranhamente, isso soará no século XXI, mas sem um baú no interior gótico é simplesmente indispensável. Existem dois tipos deste produto antigo:
- Com uma tampa plana – um objeto versátil, contendo muitas coisas úteis e úteis, serviu como um tipo de armário. A vantagem de tal tampa era a oportunidade de dobrá-las uma a uma e economizar espaço.
- Com uma tampa inclinada – eles podiam armazenar qualquer coisa, desde jóias a comida.
Para criar um estilo gótico real em qualquer sala, você precisa usar apenas tecidos e materiais naturais. Um lugar especial aqui é ocupado por tecidos de veludo e cetim – o primeiro foi martelado quase todos os móveis, e o segundo serviu como uma roupa de cama de luxo.
Materiais para mobiliário são escolhidos de madeira, pedra, couro, vidro ou mosaico de pedra, majólica e cerâmica mesmo. Gótico muito “ama” esculturas pintadas e vidros coloridos – vitrais ou mosaicos.
Adições à imagem perfeita
O interior gótico não pode fazer sem os itens falsificados, como no metal Idade Média foi produzido quase tudo – de decorações de peças de mobiliário (costas das cadeiras, poltronas e camas). O design forjado deve estar sempre presente em uma sala estilizada como gótica.
Se você ainda precisa decorar a sala, então você precisa escolher não imagens que na época raramente eram usadas (exceto para retratos de família), mas requintadas e refinadas peças de artesanato. Esta característica do interior devemos aos artesãos medievais, cuja obra foi valorizada há muitos séculos. Foi graças a eles que havia produtos e decorações como mosaicos, esculturas, pinturas murais, madeira e gesso.
Algumas idéias prontas para a imagem gótica
Como decorar o armário usando estilo gótico moderno? A altura da sala pode ser enfatizada ou aumentada com a ajuda de grandes janelas arredondadas. No teto, instalamos barras contrastantes, fazendo a sala parecer um castelo. O alvenaria de nudez em uma parede ajudará a enfatizar e reforçar essa impressão.
E quanto à cor dos móveis? Este escritório é ideal para negros, enfatizando a naturalidade do tecido aveludado ou da pele.
No teto você pode pendurar uma suspensão de cristal real ou vidro de qualidade cintilante. Essa ênfase determinará imediatamente a direção do estilo.
O quadro geral deve evocar sentimentos de grandeza, romance e uma altura constante – predomina em tudo, desde aberturas de janelas a figuras finas e sofisticadas de figuras.
Use mais metal e madeira – esses materiais prevaleceram no antigo interior gótico, já que muitos séculos atrás não havia plástico. Nenhum futurismo – apenas beleza mágica, solidez e mistério.
Sala de estar
Mesmo a partir da sala mais comum, você pode fazer uma verdadeira obra-prima do interior gótico. Por exemplo, a sala de estar padrão torna-se uma verdadeira cor gótico, devido às cores saturadas em parquet posto, o tapete de vinho de cores claras, e sanefas rígidos, mudar completamente a aparência do assento janela. Uma grande adição será tecido, papel de parede têxtil com um padrão intrincado.
No meio, você pode colocar uma mesa de madeira maciça, polida e larga e cadeiras com pernas altas de metal e o mesmo, mas costas macias.
Na parede você pode pendurar um espelho com moldura padronizada, e diversificar o quarto colocado gárgulas esculpidas figuras, monges ou outras criaturas míticas semi da Idade Média.
Outra sala de estar
A segunda grande opção seria uma combinação de estilo gótico e vitoriano, elegante e rico em um quarto. Esta imagem será mais luxuosa e, se assim posso dizer, universal. Em geral, essas duas soluções são perfeitamente combinadas em qualquer sala – o principal é não exagerar e combinar harmoniosamente objetos, partes do interior e da decoração.
Assim, no quarto será apropriado para vários elementos refinados forjados: pernas de móveis, decorações de parede na forma de uma moldura de espelho, janelas ou pinturas. Estatuetas em miniatura também podem ser feitas de metal.
Você pode colocar uma tela decorativa refinada com padrões esculpidos, que se encaixa perfeitamente na imagem geral da sala.
Adicionar aconchego pode ser com a ajuda de um tapete em estilo vitoriano – aqui será adequado padrão floral brilhante. O tecido de mobília deve selecionar-se também correspondente a um revestimento de soalho. Definir vasos com flores frescas – uma variedade de variedades de campo ou brilhantes, sangrentas ou rosas de chá e peônias será o melhor.
Banheiro e gótico
Gótico e banho? Como esses dois conceitos podem ser combinados? Agora vamos contar sobre isso. Uma verdadeira atmosfera de câmara e um conforto peculiar podem criar um azulejo cor de chocolate fosco, que é perfeitamente acentuado pelos brilhantes caixilhos de metal espelhado da fina perseguição.
Em tal banheiro, você pode colocar um banho moderno, branco ou creme, que se encaixa perfeitamente no interior gótico. É melhor levar o produto com um mínimo de refinamentos, o que não distrairá a atenção das partes mais expressivas do interior.
Se o banheiro é grande, então é apropriado colocar uma cadeira pequena e uma mesa em preto ou outra cor escura. Em tal conforto e tranquilidade, você quer relaxar tranquilamente sob os fluxos quentes de água e mergulhar em um banho cheio de sal curativo ou espuma perfumada.
Quarto gótico ou esperando por Drácula para visitar
Como mencionado anteriormente, a cama no quarto gótico deve necessariamente ser grande, alta e simplesmente luxuosa. Uma cabeceira esculpida ou forjada é uma parte indispensável. Você pode adicionar dosséis ou cortinas mais modernas e suspensas.
Uma excelente combinação de cores para este destino de férias será preto e vermelho – os tons góticos favoritos da Idade Média um pouco sombria. O piso pode ser decorado com mogno e os móveis podem ser harmoniosamente distribuídos em cores – vermelho e preto. As paredes também não devem se desviar do tema geral das sombras. Você pode “diluí-los” com salpicos de ouro ou cobre.
As janelas, como sempre, são alongadas, enfeitadas com painéis removíveis de madeira ou pintadas em uma cor escura metálica, por exemplo, antimônio.
Ainda mais expressivo pode ser alcançado por lâmpadas incomuns de cabeceira ou de assoalho, na forma de plantas espinhosas com lâmpadas de bulbo penduradas nesses ramos incomuns.
O toque final para o interior gótico perfeito será um grande espelho amplo com uma moldura de prata ou cor metálica mais escura.
Em geral, os espelhos deveriam estar presentes em quase todos os cômodos, pois eram considerados protetores reais contra as forças do mal naquela época.
Em conclusão sobre gótico e predileções
Uma característica do gótico no interior pode ser chamada de sua propriedade especial para transmitir imagens amplas, impressionantes e extraordinariamente expressivas. Quem pode gostar desse estilo? Românticos Incorrigíveis, Viajantes, Amantes da Aventura, Histórias Místicas e Antiguidades. Aplicando um interior gótico em pelo menos uma sala, você certamente vai querer transformar toda a sua casa ou apartamento em seu próprio castelo. Esta experiência será bem sucedida em qualquer caso, o principal é observar as regras básicas de criação de um estilo.
No entanto, você deve ter cuidado em tal interior na cozinha ou no quarto das crianças. Nessas salas, é melhor dar preferência a estilos mais suaves, não tão pronunciados, acrescentando apenas alguns detalhes góticos no interior vitoriano atualizado.
Neste artigo, apenas alguns exemplos do interior gótico clássico são apresentados, que podem acomodar adequadamente na sala correspondente. Usando várias variações e combinações, você pode criar seu próprio interior exclusivo, exclusivo e simplesmente deslumbrante. Faça você mesmo, ou envolva um designer profissional – é com você. Mas alguns truques e truques especiais não podem ser contados no papel. Você só pode tentar e não parar até atingir seu objetivo.
Galeria de fotos – estilo gótico no interior
Video
Autor: Mikhail Bond
Javier
05.05.2023 @ 18:18
ishing. O estilo gótico é realmente uma obra-prima da arquitetura que ainda é admirada e recriada nos dias de hoje. É fascinante ver como a tecnologia inovadora da época permitiu a criação de estruturas tão magníficas e majestosas, como a Catedral de Notre-Dame de Paris. Embora originalmente apenas a nobreza pudesse arcar com os detalhes requintados do estilo, hoje em dia, muitos estão trazendo o estilo gótico para dentro de suas casas. É interessante notar como o lado místico da época também influenciou o estilo gótico. A alma especial que afeta a todos, a expressão do estilo gótico, ainda nos faz pensar sobre as origens dessa antiga camada cultural.