Mesmo literalmente um século atrás, uma sala para armazenar livros era um componente obrigatório do layout de qualquer casa.
O interior da biblioteca era luxuoso. Salas inteiras foram atribuídas a ele. Com o tempo, esta sala não é tão perdida a sua relevância, quantos gradualmente se atrofiou, e logo se tornou luxo completamente inacessível devido à falta de espaço nos apartamentos de desenvolvimento padrão. O design das bibliotecas foi esquecido por muitos anos.
Hoje a situação está mudando. A moradia torna-se mais espaçosa, seu layout é mais interessante, então os habitantes novamente começaram a pensar no renascimento de tradições esquecidas. Essa onda imediatamente chamou a atenção dos designers e, no momento, eles já conseguiram criar muitos projetos interessantes de interiores de bibliotecas domésticas, incluindo aqueles que têm uma ligação com o presente. Vamos ver o que eles veem.
A biblioteca – para ser, mas onde?
Com o tempo, em qualquer casa, muitos tesouros intelectuais são coletados na forma de livros, periódicos, literatura infantil, livros didáticos e outras coisas que precisam ser armazenadas em algum lugar. Antes que os olhos surjam imagens do desenho não-trivial da biblioteca doméstica. Mas não se apresse em liberar toda a sala. Talvez a bagagem do livro possa ser colocada em um espaço limitado?
A beleza da solução é que essa mini-biblioteca pode ser organizada em qualquer canto do apartamento, perto de qualquer parede e, ao mesmo tempo, não viola o princípio básico de armazenar literatura – sua disponibilidade para uso regular.
No projeto de tal biblioteca, o papel principal será desempenhado por prateleiras abertas e prateleiras articuladas, que podem ser agrupadas de qualquer maneira. Eles podem ter uma estrutura de ponta a ponta. Olhando através das raízes dos livros, o papel de parede só fará o design da biblioteca em casa.
Para o armazenamento de livros, será correto escolher um espaço seco e bem ventilado, para que não sejam levados para a cozinha. Para esta sala tem seu próprio arsenal de literatura:
- corte de receitas culinárias;
- livros de culinária;
- cadernos com pratos tradicionais da família.
Arquivo específico pode ser colocado na prateleira, mas, no entanto, tendo em conta a especificidade do microclima da cozinha, o melhor é escondê-lo em um armário fechado.
Não haverá conversa sobre o interior da biblioteca doméstica em pequenos apartamentos. Simplesmente não há espaço para estantes de livros. A biblioteca será transferida para o nível superior e será apresentada no estado do mezanino.
Uma solução rara é o design da biblioteca na loggia. Há espaço suficiente para criar um interior acolhedor. Em dias frios, você pode ler livros em qualquer parte do apartamento.
O depósito de livros pode ser levado para o corredor, equipado sob uma escada, se encaixa na sala de qualquer funcional, mas, se possível, sob ele, é melhor alocar uma sala separada.
O que é isso, o design da biblioteca de casa?
A situação em tal sala é largamente determinada pelo tamanho do espaço alocado.
Interior clássico da biblioteca
“O design clássico de uma biblioteca doméstica é apreciado por pessoas de uma mentalidade científica, pesquisadores, escritores”
Clássicos são eternos. Os anos não têm poder sobre ela. Na atmosfera, tudo é o mesmo de um século atrás, decorado com estantes de livros, uma enorme mesa, cadeiras profundas e confortáveis, um secretor. Um tapete com uma longa pilha se espalha no chão, cuja tarefa não é apenas decorar, mas também esconder o barulho de passos. Basicamente, essas bibliotecas de design são encontradas em residências particulares e, paralelamente, funcionam como um gabinete.
O interior inclui um mobiliário sólido, de preferência feito à mão. Muitas vezes estes são produtos feitos de madeira cara.
A paleta da decoração da biblioteca é discreta. Em favor de cores naturais em uma escala silenciada. Decoração de parede com papel de parede. Se você pretende recriar a atmosfera da aristocracia, então não deve haver um desenho no final. No caso do classicismo vitoriano, uma pequena estampa floral é permitida. Um fundo claro irá remover a sensação de pressão gerada pela mobília escura maciça
No interior da biblioteca de casa, tais elementos de decoração como:
- design candelabro singular;
- lâmpadas com armação de latão e abajures verdes;
- pinturas emolduradas por molduras com um dourado antigo suavemente resplandecente.
A solidez do interior da biblioteca enfatiza o teto aparado de madeira escura.
Ao trabalhar no projeto de uma biblioteca doméstica, é importante cuidar da criação de iluminação adequada. Deve ser feito em várias camadas, com a possibilidade de uso em uma etapa e zonal.
É muito importante garantir a acessibilidade dos volumes. Os armários podem ser martelados sob o teto, mas o livro deve ser capaz de ser desimpedido para ser removido. E irá fornecer essa aparência no interior da biblioteca da escada decorativa.
O que ainda é importante na organização do espaço é alocar espaço para a coleção infantil de livros. A criança deve ter sua própria prateleira entre a abundância de literatura. Isso é importante no plano educacional. Por isso, será mais fácil para ele se interessar pela leitura e também para acostumá-lo a pedir.
O design clássico de uma biblioteca doméstica é apreciado por pessoas de uma mentalidade científica, pesquisadores, escritores. Em tal atmosfera funciona maravilhosamente. O silêncio e uma situação moderadamente rígida têm que ocorrer com o movimento do pensamento.
Novas visões do design da biblioteca
Os defensores dos interiores modernos poderão decorar as instalações num aspecto mais democrático. Existem muitas opções de design aqui. Há lugares suficientes para organizar a biblioteca também. Por exemplo, sob não pode dar uma despensa. Re-perfil-lo sob o depositário do livro bastante viável sem a participação de construtores. Colocar uma pequena, mas confortável cadeira ali, algumas prateleiras e organizar a iluminação de cima podem ter uma biblioteca de design modesta, mas charmosa.
Como aparar as paredes e outras superfícies – decida por si mesmo. No entanto, lembre-se que a escolha dependerá da atmosfera da sala. Sonhando com andanças – use papéis de parede dos assuntos correspondentes ou pendure na parede um mapa colorido do mundo. Como filosofar – cercar-se de calma, não distrair dos problemas globais, pinta. Mas antes de projetar uma biblioteca doméstica, você precisa ter certeza de que a sala escolhida é segura. Preste atenção à força do chão. Na nova encarnação, ele terá que suportar cargas muito maiores. É importante que o chão fosse plano, e os livros nas prateleiras não cairão do lado deles. As paredes também devem ser distinguidas pela uniformidade das superfícies. Eles são invariavelmente tratados com compostos antifúngicos.
Ao projetar a biblioteca, materiais naturais devem ser usados. Prateleiras e prateleiras são melhor feitas de madeira natural. As placas podem ser bem polidas. Este tipo de mobiliário é adequado para interiores ecológicos.
O design minimalista da biblioteca exigirá a substituição de prateleiras de madeira por sistemas modulares. Eles são fáceis de instalar, têm prateleiras móveis. Este último pode ser rearranjado e ajustado à sua largura. Um sistema similar também pode fornecer um berçário. Ele se tornará uma comitiva muito relevante para a colocação de livros didáticos.
Para os amantes da leitura e aqueles que acabaram de começar a arrumar o interior da biblioteca da casa, existem prateleiras modulares leves para venda, que podem ser expandidas à medida que os volumes de livros aumentam. Produtos acabados são distinguidos por cores brilhantes, que certamente agradarão aos olhos. Kulibins caseiros podem tentar coletar algo assim com suas próprias mãos. Você pode cortar as peças em qualquer oficina.
A beleza no design da biblioteca é certamente importante, mas ainda mais importante para seu ambiente é a força dos elementos móveis em que está instalada. O estante deve ser forte, pois o peso dos livros é bastante impressionante. Isso sugere que você só deve comprar esses acessórios de fabricantes de renome.
Um rack travado pode causar muitos problemas, por isso não economize e não despreze os fixadores adicionais. Você deve ter certeza da estabilidade absoluta do design e da segurança do design da biblioteca, portanto, na menor dúvida, fixe-os também na parede.
Se a biblioteca estiver organizada em uma sala e sua prateleira baixa for planejada para ser usada no zoneamento de espaço, para aumentar a estabilidade do objeto, carregue a camada inferior com os volumes mais massivos.
Biblioteca como media center
Uma vez que o livro hoje deixou de ser a única fonte de informação, o interior de uma biblioteca doméstica moderna terá que entrar em zonas incomuns. Assim, além do canto de descanso e do local de leitura, uma sala de informática deve aparecer na sala. A zona é velada por uma divisória ou prateleiras. Terá que arranjar iluminação específica. Os fluxos de luz devem destacar o teclado e não serem muito brilhantes, para não criar reflexos na tela do monitor. Além de direcionado, no interior desta seção da biblioteca, também é necessário fornecer luz dispersa total. Sua tarefa é reduzir o contraste.
A zona de leitura é feita com maior conforto. Aqui colocar um sofá e poltronas, adicione um desktop, atrás do qual seria conveniente trabalhar com livros. Como deve ser: grande ou pequeno, escrito ou revista – o proprietário decide.
O estilo do mobiliário depende do design geral da biblioteca. Geralmente são soluções modernas. Excelentes quartos com decoração em cores preto e branco. A paleta escura é representada por prateleiras e móveis, luz – o fundo de paredes e esculturas.
No interior da biblioteca em casa no espírito de alta tecnologia use prateleiras de vidro e móveis leves. Incrivelmente espetacularmente parece uma combinação de sistemas de armazenamento verde escuro de livros e móveis de madeira escura.
Soluções individuais para o design de bibliotecas domésticas
Quantas vezes acontece que nenhum dos itens em oferta para o seu mobiliário são adequados. Aqui é necessário encomendar um interior exclusivo. Masters fará medições e criará os modelos mais incomuns de móveis para eles.
Ordem no interior dos projetos de armazenamento de ilha de biblioteca. Não se apegue aos padrões. Conecte a fantasia e prepare livros para guardar embaixo das janelas, se não houver baterias ou nichos de parede. Interessantes são as idéias de estantes móveis, que podem ser usadas no zoneamento da sala.
Qual sistema de armazenamento escolher para uma biblioteca inicial
“É necessário focar nas preferências pessoais, no número de livros, no design estilístico da biblioteca e no tamanho das instalações”
O mobiliário que melhor atende aos requisitos de armazenamento de livros é:
- prateleiras;
- prateleiras;
- armários.
Qual das opções é melhor, só você pode decidir. É necessário focar nas preferências pessoais, no número de livros, no design estilístico da biblioteca e nas dimensões da própria sala. Fosse o que fosse, mas qualquer um dos sistemas é digno de ser o tema escolhido:
- estruturas fechadas protegerão o conteúdo das prateleiras contra poeira;
- Mobiliário aberto pode desempenhar o papel de decoração adicional no interior da biblioteca;
- Opções incorporadas darão a impressão de uma unidade de espaço;
- armários separados diferenciam o espaço da sala;
- móveis com formas geométricas simples aumentarão a atmosfera de contenção;
- Um projeto de design incomum é garantido para se tornar um sotaque interior.
Particularmente interessantes características do design da biblioteca em casa são abertas por estantes de livros. Eles podem ser colocados nas combinações mais imprevisíveis. Eles atuam como idênticos no design e decoração do modelo, e completamente diferentes uns dos outros. Eles podem ser colocados simetricamente ou espalhados na parede por um ventilador, coletados em escadas e armários improvisados. Além de livros, prateleiras no interior da biblioteca da casa podem ser preenchidas com acessórios elegantes.
É preciso ter cuidado ao carregar os sistemas de armazenamento com dobradiças e calcular o peso aproximado da literatura colocada na prateleira.
Como expor livros
Nesta questão, deve-se guiar pelo fato de que a busca pelo volume necessário não deve levar muito tempo. Quando você cria bibliotecas grandes para organizar os volumes simplesmente em ordem alfabética, será pequeno. Aqui é necessário dividi-los em subcategorias temáticas. Por exemplo, várias prateleiras devem ser selecionadas para literatura filosófica, várias para ficção, romances históricos etc. Essa abordagem proporcionará uma oportunidade de demonstrar visualmente sua paixão por esse ou aquele assunto.
Se você olhar para o problema a partir de um ponto puramente estético, então, no projeto do agrupamento de bibliotecas de livros por cores, é bem-vindo. Esta é uma ótima jogada, mesmo que as cores das raízes não combinem perfeitamente. É importante demonstrar a própria ideia.
Você herdou uma herança de livros um tanto surrada com capas desbotadas? Não importa, livros podem ser devolvidos uma aparência apresentável, e o interior da biblioteca será salvo. Restaurando, eles só precisam colocar as capas. Estes últimos são feitos de papel colorido. O nome é colocado na lombada por um marcador ou colado nele na forma de um adesivo com as informações necessárias. Nesta forma, o livro não será uma vergonha para enviar para as prateleiras mais modernas.
No momento seguinte, colocando livros em ordem aleatória. Hoje ninguém insiste em colocá-los em fileiras uniformes de forma estritamente vertical. Os livros podem ser empilhados, colocados em um ângulo ou fazer uma combinação de diferentes opções. Tudo isso também beneficiará o interior da biblioteca doméstica.
Embora criemos uma loja decente para livros, não só eles podem aparecer nas prateleiras dos armários. Entre os volumes gordos, você sempre pode encontrar um lugar para itens de decoração. Então, as adições ficarão ótimas na forma de uma foto dentro da estrutura, lindos vasos, pequenas figuras legais. Tente experimentar o design da biblioteca e você verá que isso pode ser bem original.
Algumas dicas comuns
“Se você não quer estragar a impressão do design da biblioteca doméstica e a conveniência do seu interior, nunca fume neste quarto”
Para o interior da biblioteca, a presença de luz natural é muito importante. À luz do dia, as decisões de design são percebidas em uma perspectiva completamente diferente. Tudo parece colorido, esteticamente agradável, elegante. Se você olhar nos catálogos interiores, então por todos os meios observe que a maior parte do mundo dá envidraçamento panorâmico. No projeto de bibliotecas domésticas não é usado, porque o excesso de raios solares matará os livros. Neste caso, estamos falando sobre a decoração correta da área da janela. Ela deve ser cortada com cortinas de luz.
Você também deve cuidar do design correto da área de leitura na biblioteca. Leia mais convenientemente em luz brilhante, que pode dar, por exemplo, uma luminária de chão, colocada diretamente atrás da parte de trás do leitor. Outra regra para essa zona. No interior da biblioteca, deve haver tantas luminárias de mesa ou lâmpadas de assoalho quanto lugares para sentar.
Os livros são excelentes coletores de pó, portanto, se não forem armazenados em gabinetes fechados, a biblioteca deve triplicar a limpeza semanal úmida ou, pelo menos, aspirar as prateleiras com livros.
Se você não quer estragar a impressão do design da biblioteca doméstica e da conveniência de seu interior, nunca fume neste quarto. O problema não está na possibilidade de um incêndio. O papel é um maravilhoso absorvedor de odores e, muito em breve, em sua magnífica sala, ele vai cheirar como um quartel do exército.
Ao organizar o espaço da biblioteca, cuide para que você possa obter um livro com você, não apenas à mesa. Coloque um otomano na sala ou jogue um tapete espesso com almofadas para conveniência.
Conclusão
O design da biblioteca apresentará a casa em uma perspectiva completamente nova. Será percebido como rico e estiloso, mas não importa que a parte de leão do interior chique tenha sido feita não pelo estilista, mas com suas próprias mãos. Não é este um motivo para fazer negócios?
Galeria de fotos – interior da biblioteca de casa
Video
Autor: Mikhail Bond
Phoenix
05.05.2023 @ 16:30
ico
A biblioteca é um espaço muito importante em qualquer casa, mesmo há um século atrás. Era um lugar luxuoso, com salas inteiras dedicadas a ela. No entanto, com o tempo, a biblioteca perdeu sua relevância e se tornou um luxo inacessível devido à falta de espaço nos apartamentos modernos. Mas agora, com a moradia se tornando mais espaçosa e com um layout mais interessante, as pessoas estão começando a pensar em reviver essa tradição esquecida. Os designers já criaram muitos projetos interessantes de interiores de bibliotecas domésticas, incluindo aqueles que têm uma ligação com o presente. É possível criar uma mini-biblioteca em qualquer canto do apartamento, com prateleiras abertas e articuladas, que podem ser agrupadas de qualquer maneira. É importante escolher um espaço seco e bem ventilado para armazenar os livros. Além disso, é possível criar uma biblioteca em um mezanino, na loggia, no corredor ou em uma sala separada. O design clássico de uma biblioteca doméstica é apreciado por pessoas de uma mentalidade científica, pesquisadores e escritores. É um espaço eterno, com estantes de livros, uma enorme mesa, cadeiras profundas e confortáveis, um secretor e um tapete com uma longa pilha para esconder o barulho de passos.