Vidro como elemento de decoração de interiores? Esta superfície chata, sem atrativos, não digna de nota, exceto transparência? E porque não? Naturalmente, não em sua forma original, mas depois de algum refinamento, mas é perfeitamente capaz de se tornar uma magnífica decoração de uma composição elegante.
O que é necessário para isso? Basta fazer um desenho no vidro. E aqui não é necessário ter o talento de um artista. A questão de seu design pode ser resolvida de várias maneiras. Veja como fazer a pintura no vidro com suas próprias mãos e nos familiarizaremos com ela.
O que pode ser a pintura de vidro?
Decore a superfície do vidro de várias maneiras:
1. Desenhe de acordo com suas fantasias.
2. Associar com vitrais.
3. Decore usando estênceis.
Pintura de vitral no vidro
Vitral – o espetáculo é impressionante, mas, infelizmente, hoje é extremamente raro em interiores. A razão para isso é seu alto custo e especificidade da decoração. Os verdadeiros vitrais serão um ornamento de todas as situações. Chegando até nós a partir do palácio e igreja elemento de design, conseguiu manter a sua fidelidade ao classicismo. Para não dar uma decisão de projeto única para se tornar uma raridade completa, os designers assumiram as cores e simularam a tecnologia desenvolvendo vitrais no vidro.
Agora, um vitral é muitas vezes chamado de tela, não montado a partir de um mosaico de vidro multicolorido, mas um vidro de janela que é usual, pintado com vitrais. O último é muito mais barato na produção, embora visualmente virtualmente indistinguível do verdadeiro vitral. Ele é usado no design de instalações no estilo mediterrâneo, moderno, provence.
Estêncil, desenho, ligado, vidro
Esta técnica ajudará muito aqueles que não podem pintar lindamente. Stencils para pintura em vidro ajudará a decorar a superfície de forma uniforme e ordenadamente. Padrões interessantes de estampagem são oferecidos em lojas especializadas em produtos para criatividade e decoração. É possível fazer preparações despretensiosas. Idéias de imagens para pintura em vidro podem ser pesquisadas na Internet.
Stencils são:
- uso único;
- reutilizável.
Os primeiros são feitos de papel ou papelão, o último – a partir de filme de polímero auto-adesivo. Como usar estênceis para pintar em vidro será considerado abaixo.
Desenhos arbitrários no vidro
“Desenho em vidro pode ser aplicado por um longo período ou por um curto período”
Pintar o vidro com as próprias mãos é uma excelente oportunidade para tornar o interior único. Você pode pintar a superfície de vidro como quiser, o mais importante é que a imagem e a solução de cor correspondam ao ambiente geral da sala.
O padrão no vidro pode ser aplicado por um longo período ou por um curto período. Neste último caso, eles são pintados com tintas facilmente removíveis e não recorrem à fixação protetora da imagem. Então, muitas vezes vêm na véspera de qualquer festa. Por exemplo, para pintar janelas e vidro de porta é aceito na véspera de feriados de Ano novo. Belas fotos escolhidas para pintar em vidro, ajudarão a criar uma atmosfera apropriada na sala.
O que está sendo pintado em vidro e cerâmica?
“Os mais relevantes e projetados para uma longa vida útil são as tintas nitro-óleo que se encaixam perfeitamente, aderem perfeitamente ao padrão no vidro e praticamente não têm desvantagens”
Há fábrica e tintas para pintura em vidro. Compostos feitos por eles mesmos são conhecidos 4. O mais simples e instável é preparado a partir de anilina e PVA. A anilina pode ser misturada com gelatina. O efeito não será muito melhor, pois a tinta do vidro colorido queimará rapidamente ao sol direto, mas se você precisar obter a qualidade ideal do menisco – não é igual a ele.
O legado da receita soviética-rara inclui cola BF-2 e cola de canetas esferográficas. As tintas nitro-óleo que se encaixam perfeitamente, aderem perfeitamente à imagem no vidro e praticamente sem defeitos são consideradas as mais reais e duradouras.
Preparamos PVA-anilina
Para preparar tinta PVA-anilina para pintura em vidro e cerâmica, você precisará preparar os ingredientes: diluir duas vezes com água destilada 100 ml de base de cola e dissolver, de acordo com as instruções, corante anilina em pó. A solução de cor resultante é filtrada através de um nylon fino. Agora é hora de brincar com sombras. A anilina na emulsão glutinosa é adicionada com gotas. A saturação da cor é verificada no vidro. Em nedononirovannoy tinta de vidro manchado terá que adicionar um pigmento, em uma emulsão glutinoso sated.
Preparamos a mistura de gelatina-anilina
200 ml de destilado é aquecido a 50 ° C, após o que se dilui 6 g de gelatina vulgar. A mistura de anilina é preparada de acordo com o procedimento acima. O corante é também adicionado à gelatina arrefecida por gotas sob controlo regular do nível de saturação da tinta. Em vitrais em vidro, feitos com tal composição, a resistência ao desgaste pode ser aumentada.
Após a secagem, o padrão no vidro é suficiente para cobrir com uma laca acrílica incolor. Não tente repetir isso com tintas de vitrais de PVA-anilina. Eles não são projetados para tais delícias e simplesmente flutuam.
Preparando a receita soviética
A quantidade necessária de BF-2 é dissolvida num volume duplo de acetona. A pasta core é adicionada à solução resultante. A mistura deve ser bem misturada. Se o tom desejado é obtido, também verificado pelo vidro.
Preparamos a composição nitro-oleosa
A proporcionalidade dessa mistura é de 60×40, onde 60% do volume será tomado por um nitrolac de móveis transparentes, enquanto 40% permanecerão para 647 solventes. É necessário dar cor à composição com tintas a óleo artísticas. Por ser uma composição pastosa, ele é dosado, sendo guiado pelo tamanho de uma ervilha. Após amassar completamente, a combinação é verificada quanto à combinação de cores.
A pintura em vidro com tintas de vidro colorido deste tipo também pode ser coberta com uma camada de verniz. Isso tornará o produto ainda mais estético.
Tintas acabadas em vidro podem ser:
- universal;
- à base de água;
- brilhante;
- acrílico;
- vitral.
Universal
Estas são pinturas em vidro e cerâmica. Eles também podem pintar faiança e poliestireno, plexiglas e todos os tipos de plástico. As composições são perfeitamente organizadas. Desenhos em vidro por um longo tempo reter o contraste de tons e não são lavados com água. Não é adequado para pintar utensílios de comida.
À base de água
Na maioria das vezes, essas pinturas são necessárias para pintar o vidro, que está em um microclima úmido. Para fixá-los na superfície, é necessário um disparo. Após este tratamento, a tinta no vidro não tem medo, mesmo de repetidas lavagens mecânicas na máquina de lavar loiça. Além de tudo, são completamente não tóxicos, por isso são permitidos na lista de utensílios utilizados no dia a dia.
Brilhante
As tintas podem ser misturadas. Pintado por eles fotos diferem brilho, profundidade de tons, brilho agradável. Aplique em duas camadas. Cada pessoa precisa de pelo menos dois dias para secar. Pintura de vidro vai precisar de proteção de laca.
Acrílico
Secagem rápida com tinta de boa aderência, utilizada tanto na criação de desenhos convencionais, quanto em pinturas em vitrais. Extremamente estável. Não desvanece e não desvanece. Os desenhos que eles fizeram são foscos. Pertencem à categoria de universal, pois as tintas podem ser pintadas, tanto em vidro como em cerâmica.
Vitral
Este tipo de tintas é dividido em queima e não combustível.
Queimado
Após a aplicação, o padrão no vidro deve ser queimado no forno. Isso nem sempre é aceitável para painéis grandes, por exemplo. O que fazer neste caso? Basta deixar a foto para secar, removendo-a em um canto isolado. Em uma semana, você receberá um produto completo. Como isso vai parecer no vidro, olhe para a foto. Aqui, o principal é não deixar os contornos da imagem embaçarem, e não lubrificar as linhas, porque as tintas desfavoráveis ficarão por muito tempo vulneráveis.
Não combustível
Estas tintas de vidro colorido diferem em brilho, mas na técnica de aplicação são mais complexas. As imagens selecionadas para pintura em vidro são desenhadas em etapas. Primeiro, o esboço da futura obra-prima é desenhado e os espaços livres são preenchidos. É também uma tinta duradoura para secagem, tipo tinta, e cada variação terá termos individuais para ela. Pintura em vidro e cerâmica é protegida por uma camada de verniz. A persistência das tintas varia, mas não importa como é uma imagem, não será possível embeber e ainda mais sujeita a limpeza mecânica.
Se você observar os exemplos de pintura no vidro da foto, poderá ver que, além dos pontos de cor, há muitas linhas finas neles. Para fazê-los no copo, use marcadores e contornos.
Marcadores
Eles ajudam no desenho de linhas finas. Base de água permite que eles não se espalhem em superfícies brilhantes. Depois de desenhar a imagem no vidro, o produto é enviado para o disparo.
Contornos
Contornos-relevos têm a forma de aplicadores com uma ponta estreita, o que é muito conveniente para a aplicação de linhas finas e uniformes.
O que pode pintar tinta no vidro?
A figura no vidro é relevante em todos os lugares, onde há uma área adequada para sua aplicação na superfície. Um complemento perfeito para a inserção da porta de vidro pintado será um abajur projetado de forma semelhante do candeeiro de parede, lâmpada de assoalho ou lâmpada do teto. Você pode decorar o interior com pinturas de vitrais. Parece bom em vidro em nichos, em partições. Inserções de vitrais são frequentemente decoradas com tetos.
O vidro pintado para vitrais pode tornar-se um elemento da decoração de escadas em apartamentos de dois níveis, é inserido entre balaústres de madeira ou aço inoxidável. A pintura no vidro com tintas de vitral vai decorar o conjunto da cozinha, a cabine do chuveiro, as portas do guarda-roupa.
Pintura em vidro pelas próprias mãos
Vamos começar nossa consideração da questão usando estênceis na pintura de vidro. Os modelos mais simples, muitos são capazes de fazer em casa. Para fazer isso, nem precisa desenhar algo: basta encontrar uma imagem adequada para pintar o vidro em uma foto na Internet e imprimi-lo. Exatamente recortar os detalhes ajudará a faca de papelaria. Se você quiser pintar as janelas de várias janelas ou portas, é melhor comprar um modelo reutilizável.
Como usar o estêncil
Pintar o vidro nesta técnica exigirá vitrais ou acrílico. Dependendo do tipo de padrão que está sendo reproduzido, você pode usar um pincel ou uma esponja. Escolher uma foto para pintar em vidro – é puramente pessoal. O que você precisa para trabalhar:
- vidraria em si;
- líquido desengordurante;
- pintar em vidro;
- escovas;
- Fita adesiva;
- estêncil.
Estágio I. Desengordure a superfície. Faça isso necessariamente. O vidro deve estar livre de manchas e sujeira, de modo que possa ser uniformemente aplicado à tinta. Prepare a superfície pode ser tratada com um cotonete embebido em álcool.
Estágio II. Aplique o estêncil no vidro e, se necessário, fixe-o com uma fita adesiva. Fixação irá torná-lo fixo, o que elimina erros no trabalho.
Estágio III. Passamos a pintar em vidro com tintas de vidro colorido. Espuma ou um pedaço de algodão é mergulhado na tinta e apagado através dos vazios do estêncil.
Ponto técnica da pintura
Para o trabalho vai precisar de tinta com contornos. Idealmente, não é uma cor completa, mas um desenho de contorno no vidro é reproduzido. Nas linhas de contorno, pontos de tamanho idêntico são colocados e a uma distância uniforme um do outro. Primeiro, grandes elementos da imagem selecionada são desenhados e, em seguida, pequenos detalhes. O tamanho do ponto é controlado pela força de pressionar o tubo.
Tecnologia de Contorno
Um método que permite obter os desenhos mais expressivos e coloridos no vidro. Para desenho detalhado, use pincéis finos ou tintas de contorno.
Depois que a peça de trabalho secar, será possível prosseguir com a coloração dos espaços de contorno internos. O trabalho exigirá precisão. As tintas não devem se espalhar e ir além dos limites já delineados. Como executar corretamente este estágio de pintura no vidro irá demonstrar a foto.
Técnica de pintura em vitral
Trabalho que requer uma certa habilidade. Tintas de vidro colorido e encostas para espalhar. Para ter sucesso, devemos primeiro observar os contornos da abstração, cobrindo a superfície do vidro com uma rede de linhas douradas, pretas ou prateadas. Desenhe-os com cuidado, evitando omissões e interrompendo linhas. Lembre-se de que os contornos no futuro desempenharão o papel de barreiras que não permitem o fluxo de tintas coloridas.
O branco para o vitral no vidro deve secar completamente, e só depois disso ele pode ser reciclado. Quando a imagem está completamente pronta e seca, o painel é aberto com um verniz.
Vitral
O padrão no vidro, obtido por este método de aplicação, é praticamente indistinguível do verdadeiro vitral. Mas isso só acontecerá se as mãos habilidosas também estiverem ligadas à compreensão das sutilezas de iluminar a imagem. Isso exigirá refração específica dos raios, que podem fornecer um substrato reflexivo. Isso explica por que a técnica é freqüentemente usada para o design de superfícies espelhadas.
Com um elenco de alta qualidade, a tinta de vitral forma um menisco. Diferentes curvaturas de raios de refração que passam por ele, fazem tocar vitrais com transbordamentos de cores. Como a difração também afeta as bordas do meio-fio, o último faz sentido para torná-lo escuro e brilhante. Como vai parecer pintar no vidro neste estágio, olhe para a foto.
A janela de preenchimento é feita usando o seguinte algoritmo. Primeiro de tudo, a mesa de montagem está sendo preparada. Sua superfície é coberta com uma bicicleta branca, bryu, flanela. O tecido do padrão é colocado no tecido, que é coberto com vidro pré-desnatado. Agora você precisa consertar a peça ao longo do contorno. Isso é feito pelo utensílio PVA. O copo fica seco por um dia. Depois disso, a parte mais difícil do procedimento para pintar vidro com tintas de vidro colorido começará – enchendo as células formadas. Eles são preenchidos por sua vez. Permitindo que cada um dos lotes secasse.
Se ocorrer um vazamento, ele pode ser removido com cuidado, removendo a lâmina de barbear. Bay a última célula do vitral deve ser deixado por mais um dia para secar. Em seguida, o padrão resultante no vidro pode ser inserido no quadro ou na estrutura metálica, se estiver preparando o painel e enviá-lo para o local alocado a ele.
Na técnica de preencher com pintura em vidro com pinturas de vidro colorido vale a pena para residir mais detalhadamente. As células são pintadas com uma escova ricamente molhada ou preenchida com uma seringa, distribuindo-a ao longo do contorno. Neste caso, o meio-fio é estritamente proibido. A tinta deve fluir para o menisco por conta própria, naturalmente. Se a sua concentração é líquida, então, após a secagem, o compartimento da célula é repetido. Não derrame ou encha a tinta no centro dela. Se a pintura no vidro for feita por si mesmo e o processo precisar ser ajustado, então, para o espessamento da mancha colorida, os especialistas recomendam que os dois feixes sejam enquadrados de uma só vez pelos contornos interno e externo. Contanto que no centro da célula uma “floração” seja formada, então a refração da luz será violada e a pintura do vitral perderá seu significado. Se houver muitos desses piercings, a imagem no vidro ficará desarrumada e você não verá o efeito concebido.
Marmoring
Outra maneira interessante e rápida de pintar vidro. Especial, diferentes tons de tinta no vidro alternadamente um fio fino despeje no centro do recipiente, cheio de água morna. Os círculos coloridos formados são esticados no desenho com um palito. O objeto decorado é mergulhado na fonte preparada.
Após a extração, um padrão de abstração permanecerá em sua superfície. A imagem será muito semelhante à estrutura de mármore. A tinta é deixada secar e o padrão no vidro é lacado. Assim é possível fazer copos, garrafas, pratos, pequenos plafon, mini-painéis.
Conclusão
Pintar o vidro com as próprias mãos é uma atividade fascinante! As técnicas não são complicadas e estão disponíveis para todos aprenderem. Os desenhos de decoração podem ser qualquer vidro, seja ele grande ou pequeno. Não importa em tudo se você vai desenhar um prato ou um vidro de janela, o principal é entrar no tópico e mentalmente!
Galeria de fotos – desenho em vidro
Video
Autor: Mikhail Bond
Randy
05.05.2023 @ 19:51
da imagem, é melhor usar tintas especiais. Os mais relevantes e projetados para uma longa vida útil são as tintas nitro-óleo que se encaixam perfeitamente, aderem perfeitamente ao padrão no vidro e praticamente não têm desvantagens. Além disso, as tintas acrílicas são adequadas para pintar vidro e cerâmica. Em geral, a pintura em vidro é uma ótima maneira de decorar o interior e torná-lo único. Com um pouco de criatividade e habilidade, você pode criar uma verdadeira obra de arte em vidro.