Apesar do fato de que os tapetes não são muito decorando as paredes de nossas casas, eles não se tornaram menos populares em design de interiores, mas agora eles são mais usados em uma única cópia.
Tapete na sala de estar, por exemplo, hoje stelut, principalmente no chão. Claro, isso não significa que não pode ser usado na decoração de vários desses produtos, no entanto, abordar a questão sem pensar, pode abertamente ir longe demais com sua coloração variegada e interior de uma sala torna-se instantaneamente de chic – insípido.
Para evitar que isso aconteça, vamos ver que tipos de tapetes são oferecidos hoje e como usá-los corretamente para o benefício de decorar uma casa.
O que você deve ser guiado ao escolher um tapete
O carpete é realmente capaz de transformar a atmosfera da sala de estar, mas para isso precisa ser devidamente selecionado. O produto não deve ser apenas prático, mas também efetivo. Além disso, deve poder encaixar harmoniosamente no interior já acabado.
Para isso, você precisa decidir:
- Com cor.
- O tamanho
- Forma
- Fatura.
- Desenho.
- Estilística
Mas sobre tudo em ordem.
Dimensões e formas de tapetes
A hora de escolher um tapete na sala de estar é quando a renovação do apartamento é concluída e todo o mobiliário está no seu lugar. Você deve começar com a definição com o tamanho. Se a sala de estar não estiver sobrecarregada com mobília, e os itens disponíveis diferirem na altura das pernas, então, em tal ambiente, o carpete cobrindo quase todo o piso se encaixará perfeitamente. Sua superfície deve decorar a imagem.
Quanto maior a área do piso que ainda não foi coberta pelo carpete, mais contrastada deve ser sua combinação. Pequenos tapetes bem zonirovat sala de estar, destacando, assim, as áreas de destaque.
Nas salas de estar com uma grande área são bons modelos ovais e redondos de tapetes. Será mais correto espalhá-los no chão de tal maneira que a parte principal fique na área do canto macio, não muito saliente além dele.
E mais uma coisa: Empurre o carpete o mais perto possível dos assentos e do sofá, pois as pernas que estão sobre eles devem estar em um carpete quente.
Um tapete redondo deve ser preferido se o interior da sala de estar tiver um enorme lustre de construção arredondada ou móveis com linhas suaves da fachada, sem cantos afiados.
Organizar os acentos de flores ajudará pequenos tapetes. Este produto parece ótimo perto da lareira, sob a mesa original. Tapetes deste tipo na sala de estar podem aparecer vários de uma só vez. É importante que eles sejam do mesmo tipo.
O conforto da atmosfera tem tapetes longos. No entanto, deve ser levado em conta que o salão é um espaço para o aumento do terreno, o que levará a rápida limpeza do cochilo de luxo. Pense que talvez seja melhor adicionar conforto a um produto de tamanho médio?
Tapetes muito grandes são a certeza de atrair a atenção para si mesmos, portanto, em interiores luminosos cheios de vários acessórios originais, é melhor comprar variantes de cor única que têm um tema não-contraste, calmo, desenho.
Identificar com as dimensões gerais, forma e proporções do tapete ajudará a fita cor habitual. Ela é colocada no chão do contorno da cobertura futura e avalia como ela se aproxima do restante da situação.
Se o tapete atraído por uma sala quadrada tem uma forma retangular – não importa, sempre pode ser cortado no tamanho certo. O problema pode surgir apenas em um quarto excessivamente espaçoso. O fato é que a largura dos tapetes raramente excede 3,6 metros, mas se você não está envergonhado pela presença de uma costura, então você pode se conectar para estética piso dois tapetes.
Tapetes no zoneamento da sala de estar
“Se você decidir colocar uma mesa no carpete da sala de estar, então pegue um tapete de tal tamanho que possa caber não apenas a mesa em si, mas também as cadeiras ao redor”
O tapete será melhor percebido na decoração, se for colocado de tal maneira que entre sua borda e o pedestal haja uma faixa livre de piso, com cerca de vinte centímetros de largura. Em grandes salas, o tamanho dessa faixa pode aumentar para meio metro.
Belos interiores, onde tapetes se encontram no centro da sala, entre os móveis. Não empurre a tampa perto do sofá, é mais correto distingui-los com uma tira de dez centímetros de chão. Se você decidir colocar uma mesa no carpete da sala de estar, então pegue um tapete de tal tamanho que possa caber não apenas a mesa em si, mas também as cadeiras em torno dela. Esta é uma ótima maneira de destacar o grupo de sala de jantar.
Na grande sala há sempre uma necessidade de zoneamento de certas composições de móveis. A maneira mais simples de fazer isso é usar tapetes que são idênticos em cores e soluções estilísticas que se harmonizam entre si. Em uma área de descanso em um tapete tão pequeno pode ser um par de poltronas e uma mesa. Se a situação desta área é feita com a ajuda de um sofá e poltronas, o primeiro elemento é colocado no tapete, e o último é transportado para além dele.
Correção de Espaço
A forma do tapete também é importante em termos de ajuste do espaço da sala. Então, se for necessário aumentá-lo, grandes carpetes são introduzidos no interior, não contendo desenhos detalhados. Sela a sala por mais tempo ajudará o tapete.
Reduzir áreas muito grandes e encher a sala com harmonia será capaz de pequenos tapetes, repetindo os contornos de um sofá não-padrão ou uma mesa de sobremesa. Bem, se o desenho de produtos vai ecoar a solução de composição de estofos de tapeçaria e outros têxteis. O único aspecto negativo neste caso será que, quando a situação mudar, os tapetes podem permanecer fora do trabalho.
Tapete na sala de estar: cor e padrão
– A sala de estar é mobiliada com móveis claros – procure um tapete de tom calmo.
– Estofos multicoloridos para móveis estofados – uma desculpa para escolher um tapete simples. Sua solução de cor pode coincidir com um dos principais tons de tecido estofado.
– O carpete deve necessariamente ter toda a continuidade nos tecidos presentes na sala, por exemplo, em cortinas ou capa de crochê.
– Em uma sala de estar brilhante, você precisa de um tapete com um esquema de cores frias e em um escuro – em tons quentes.
– Desde que os pisos sejam decorados com um laminado, linóleo, que tenha um padrão, ou um parquet claro – o tapete é selecionado em um tom do chão.
– O chão escuro vai refrescar o tapete brilhantemente.
– É errado sincronizar a solução de cor do tapete adicionado à sala de estar, com o fundo de suas paredes. A sala perderá sua individualidade.
– Tapetes com padrões geométricos estarão em harmonia com a situação se suas cores imitarem o conceito geral de cores da decoração.
– As impressões quadradas são boas nos arredores de cortinas estampadas e almofadas decorativas.
– Uma excelente adição ao ambiente monocromático será uma capa com listras pretas ou cinza neutro. Este tipo de desenho expande o espaço.
– Você precisa reviver a decoração neutra – adicione um tapete com listras brilhantes.
– Um bom efeito será obtido quando a cor das listras do revestimento coincidir com o tom do móvel.
– Pisos, na versão clássica da cor (marrom-avermelhada), refrescarão o carpete nas cores do pântano, em qualquer tom de verde e ocre. Um carpete claro na sala enfatizará a profundidade dos pisos escuros e do laminado. Com isso, as cores da paleta bege-leitosa, branca, azul e rosa vão se adaptar perfeitamente. Este último deve estar na decisão mais fraca.
– Contrastando o chão e tapetes devem estar presentes, mesmo quando o primeiro é visível para áreas muito limitadas, apenas sob os rodapés. Em uma superfície em um tom frio e leve é necessário pôr palas amarelas ou bege. Uma placa irregular é coberta com revestimentos em um esquema de cores amarelo-verde natural. Pisos com uma coloração cinza decoram os itens em roxo, rosa, verde-oliva e lilás.
É importante entender que tapetes tendo um padrão heterogêneo heterogêneo, aparecendo no interior da sala de estar, toda a atenção será distraída. Se você está queimando com um desejo de entrar na situação de um tapete de luxo com algum tipo de impressão incomum, então saiba que este modelo será bem recebido apenas na pequena sala de estar com mobiliário minimalista. Em um quarto pequeno e cheio de lixo, de um acessório como esse, ele irá apenas ondular nos olhos, o que não adicionará conforto à situação.
Para tornar as coisas fáceis de encontrar um tapete na sala de estar, em harmonia com o resto da sua decoração, ir à loja, não se dão ao trabalho de levar com uma amostra de cortinas, estofados ou fronha com almofadas. Peça-lhes para espalhar a versão que você gosta e colocar tudo nela (ou próximo). Isto é muito claramente mostrar a compatibilidade das cores.
Tapetes modernos. Quais são eles?
Tapetes de lã e seda são conhecidos desde a antiguidade, mas hoje a variedade de texturas desses produtos expandiu-se significativamente. Em sua fabricação, matérias-primas sintéticas são usadas ativamente. Quais qualidades são inerentes aos tapetes que nos são apresentados.
Bem então. Nas prateleiras, vemos tapetes em um design moderno de:
- Lã.
- Meia lã.
- Seda
- Viscose.
- Malhas
- Algodão
- Juta.
- Poliamida.
- Polipropileno
- Poliéster
Modelos de lã
Tapete na sala de lã é considerado uma solução clássica, e a solução é muito cara. A principal matéria-prima para sua produção continua sendo a pele de carneiro. Eles são feitos à máquina e feitos à mão. Os tapetes de lã são divididos pela altura da pilha. Existem espécies cortadas com soneca curta e modelos de cabelos compridos. Estes últimos, geralmente, são decorados com um desenho simples em grande escala ou deixados em branco. Nos produtos recortados, um padrão multicolorido é lindo. Muito valiosa é a clareza das linhas de transição de sombra. Tapete de lã é um produto nobre e sólido, que pode ser usado na sala de estar por cerca de meio século.
A desvantagem dessas espécies é considerada fácil de poluir, medo de traças e fungos. Em condições de produção modernas, esses problemas são combatidos com sucesso através do processamento de matérias-primas com compostos especiais.
As lãs não são muito absorventes, por isso os tapetes naturais têm sempre uma paleta de cores suaves. No entanto, isso não pode ser chamado de uma desvantagem, porque mesmo em dezenas de anos a aparência do tapete não vai mudar em nada. O brilho das cores permanecerá o original. Nada vai desvanecer e queimar.
Espécies meio-lanosas
O tapete de lã na sala de estar é mais prático. Embora tenha as mesmas qualidades dos modelos anteriores, seu custo é um pouco menor e a praticidade de uso é várias vezes maior, porque em sua composição uma parte da lã é substituída por fibras sintéticas.
Tipos de seda
A base do tapete de seda também é um material natural – uma fibra produzida pelo bicho-da-seda. Tais produtos pertencem à categoria de extra-classe, então eles têm um custo incrivelmente alto. Tapetes de seda são lindos. Eles carregam um frio no verão e quente no inverno. Eles são feitos exclusivamente à mão. Como o fio de seda é muito fino, ele permite que você reproduza figuras na tela nos mínimos detalhes. Tapete de seda se aproxima da sala de estar, porque é muito durável e sempre parece esteticamente.
Sua pilha tem um brilho único, dando a atmosfera solenidade. Com sua beleza, o tapete pode competir com as telas pitorescas de grandes artistas. Produtos de seda têm alguns problemas operacionais. Portanto, eles não toleram a exposição direta ao sol e mudam quando o modo de lavagem é selecionado incorretamente.
Tecidos de malha
Esses produtos são baseados em uma base sólida. A falta de tais tapetes é baixa resistência à umidade. Eles não podem ser lavados. Eles são seguidos exclusivamente com a ajuda de um aspirador de pó. Uma vida útil curta é compensada pelo baixo custo.
Espécies de viscose
Embora esta fibra seja um derivado da indústria química, refere-se aos tipos de fios naturais, uma vez que é feita de celulose, um material derivado da madeira comum. Devido a esta origem, o tapete de viscose pode facilmente entrar na sala de estar e tornar-se um excelente substituto para os tapetes considerados acima.
Na aparência, o produto de viscose é muito semelhante à seda. Os fios de viscose são simplesmente tingidos, o que torna possível criar desenhos coloridos quando eles estão tecendo. Estes tapetes distinguem-se pela sua durabilidade, pelo que para uma sala de passagem como a sala de estar, esta pode ser a melhor opção. O único inconveniente é o aumento da higroscopicidade.
Espécies de algodão
Algodão natural na composição do produto carpete dá a este último uma alta condutividade térmica. Estes tapetes não interferem com a troca de ar e não têm medo de se molhar. Este tipo de tapete é adequado mesmo para quem sofre de alergias. O custo dos tapetes de algodão é classificado como acessível. Das desvantagens, merece atenção baixa elasticidade, propensão a deformar.
Espécie de juta
A juta também se refere a uma série de materiais naturais. Seu fio é um derivado da tília. O tapete de juta se adapta à sala de estar, porque é ecológico, bonito e durável. É necessário proteger o produto de se molhar. Durante a secagem, a fibra de juta dá um forte encolhimento.
Tipos de poliamida
Este é um material bastante comum na fabricação de tapetes modernos. Tapetes de fios de poliamida são distinguidos:
- Elasticidade
- Brilho da imagem.
- Resistência ao fogo.
- Elasticidade
As fibras brilhantes conferem ao tapete uma decoração invulgar, pelo que os produtos desta classe aparecem frequentemente nas salas de estar. Os tapetes de poliamida são resistentes ao desgaste. Eles apenas lavam e secam. Padrão de tintas com o tempo não se desvanece. Estraga um excelente histórico das características de alta eletrificação de tecidos e o risco de quebrar fibras.
Tipos de polipropileno
Estes são os tapetes mais despretensiosos da sala de estar. Sua estrutura não está cheia de poeira e sujeira. O tapete de polipropileno afeta a profusão de cores e a profundidade das flores, mas o produto não é absolutamente projetado para operações de longo prazo. Um representante brilhante da série de polipropileno é o conjunto de acertos. Este é o único tapete sintético antiestático. Das desvantagens observadas para uma inflamabilidade leve.
Tipos de poliéster
Externamente, os produtos de poliéster são muito semelhantes aos tapetes de lã. Eles também são macios e bons em operação. O material praticamente não se deforma, é fácil de limpar e não queima em absoluto. A desvantagem é uma – estática.
Há outro tipo de tapete, mais recentemente estabelecido nas prateleiras de lojas – escultural. O cochilo neles é enchido em técnica de tufting. Após o preenchimento, os fios da urdidura são cortados, criando padrões volumétricos. Na embalagem são utilizados não apenas fios multicoloridos, mas também de cores diferentes. Elementos de sintéticos podem ser intercalados com áreas de lã.
Avalie a qualidade do tapete
Antes de comprar um tapete na sala de estar, você deve verificar a sua qualidade. A maneira mais fácil de fazer isso é dobrar a tela. Em um bom carpete a base sempre se enche qualitativamente, os nódulos impõem-se muito densamente, a pilha não se dispersa nas festas, tendo formado a despedida, e uma fábrica da base não verá.
Em modelos sintéticos, com uma base de cola, uma dobra pode causar uma rachadura ou desintegrar a pilha. Qualquer carpete, seja natural ou artificial, deve ser dobrado em todas as direções.
Nós escolhemos o tapete para o estilo da sala de estar
“O carpete da sala de visitas clássica deve ter um padrão de luxo, imitando os ornamentos do barroco ou carregando arabescos de motivos florais”
Quer decorar a sala de estar com um tapete – certifique-se de escolher um modelo que se adapte perfeitamente à situação existente.
Se o interior da sua sala de estar tende para a modernidade, então para a sua decoração você precisa ter um tapete sólido com um padrão geométrico contido e rigoroso. Uma alternativa à geometria pode ser um símbolo de vanguarda.
Para quartos decorados com móveis antigos, a solução ideal será um revestimento de piso em tintas desbotadas e supostamente desbotadas.
O carpete da sala de estar clássica deve ter um padrão de luxo, imitando os ornamentos do barroco ou carregando arabescos de motivos florais.
As decorações africanas e orientais complementarão os tapetes nas cores bege-castanho, com padrões de correspondência.
Dizem que a alta tecnologia é ascética e os tapetes são inaceitáveis para ela. Nada disso! A sala neste estilo pode conter um tapete de cores frias e mesmo com um padrão. Naturalmente, os padrões serão lacônicos, a partir de linhas retas claras. Na maioria das vezes, são imagens de círculos, quadrados e retângulos.
Mas no salão com a decoração no espírito de país simples e alegre o lugar está cheio de tapetes ásperos variegados, que você pode criar com suas próprias mãos.
Tapetes caseiros
Tais elementos de decoração como tapetes nunca foram esquecidos. Eles mudaram ativamente, adaptaram-se a novos estilos, mas nunca saíram de nossas casas. Enquanto a vocação das moradias será um ambiente acolhedor, o chão permanecerá sempre deitado fora dos tapetes de colchão. Onde levar o tapete na sala de estar é uma questão retórica. Você pode apenas comprá-lo ou criá-lo sozinho. Para tecer o tapete original não é de todo difícil. Você pode usar a famosa técnica de nó. Os tapetes nele são originais e muito fofos. Eles vão decorar qualquer interior étnico.
Não se esqueça do tapete “avó”, tecido a partir das listras multicoloridas de tecido. No design moderno, pode ser chamado de tapete do país. Colocadas em espiral e costuradas com grandes pontos, as tranças de tecido têm uma aparência muito original. Você pode fazer uma tela elegante. Para fazer isso, use um pano em preto e branco. As tranças, neste caso, devem ser colocadas em uma linha, sem torcer o chifre em um carneiro. Também será um elemento decorativo muito incomum.
E, claro, não podemos deixar de mencionar o tapete americano no interior da sala de estar. Ele parece muito apresentável. Difere do tapete da “avó” na maneira de tecer. Em vez de tranças, as alças são torcidas em espiral. Muitas vezes a versão americana é uma tela combinada, na qual vários pequenos elementos de vime são combinados em uma composição. Um modelo tão incomum será a decoração das modas mais modernas.
Conclusão
Como escolher um tapete na sala de estar, você decide por si mesmo, o principal é que ele lida com sua tarefa e traz conforto, aconchego e conforto para a atmosfera.
Galeria de fotos – tapete na sala de estar
Video
Autor: Mikhail Bond
Ryan
05.05.2023 @ 18:18
adaptar harmoniosamente ao ambiente.
Com relação à cor, é importante escolher um tapete que combine com o estilo da sala de estar. Se a decoração for mais clássica, é melhor optar por cores mais neutras e padrões mais discretos. Já em ambientes mais modernos, cores vibrantes e estampas geométricas podem ser uma boa escolha.
Além disso, a textura do tapete também é importante. Tapetes de pelos longos são mais aconchegantes, mas podem acumular mais sujeira. Já os tapetes de pelos curtos são mais fáceis de limpar, mas podem não ser tão confortáveis.
Em resumo, escolher o tapete certo para a sala de estar pode transformar completamente a atmosfera do ambiente. É importante considerar o tamanho, forma, cor e textura do tapete para que ele se encaixe perfeitamente no estilo da decoração e traga conforto e beleza para o espaço.