O gesso veneziano é um dos poucos materiais de acabamento que conseguiu chegar até nós a partir de um tempo tão antigo e, no entanto, não perde sua relevância.
Este tipo de acabamento é luxuoso. Ele permite que você crie interiores realmente bonitos e ricos, não apenas espaços residenciais, mas também instalações oficiais. De um modo semelhante, galerias, salões cerimoniais, teatros foyer, escritórios são decorados. O material carrega consigo o sopro das eras, por isso é relevante em soluções interiores estilísticas de qualquer direção.
Recriando a beleza – nunca foi uma ocupação simples. Trabalhar com gesso decorativo desta classe, como nenhum outro, requer uma abordagem profissional. Isso não significa que você não pode tentar terminar o acabamento da sala com as próprias mãos de Veneza. Isso sugere que, antes de fazer negócios, você deve entender completamente todas as sutilezas do processo. É o que vamos fazer.
Estuque veneziano, o que é isso?
Composição
Comece o conhecimento do material decorativo de sua composição. O principal componente da mistura é farinha de pedra. O melhor efeito estético será dado pelo veneziano com a menor fração de poeira.
A poeira de pedra é obtida de:
1. Granito
2. O quartzo.
3. Mármore.
4. Ônix.
5. Malaquita
6. Calcário.
7. rochas rochas valiosas.
Misturas de poeira são frequentemente usadas
O segundo número na composição são ligantes. Hoje, enchimentos sintéticos, como resinas acrílicas e polímeros, quase suplantaram a cal apagada, o que não tornou o material menos ecológico.
O último elemento da composição decorativa é pigmentos. Eles podem ser de origem orgânica ou inorgânica. Eles são adicionados para dar à mistura uma certa tonalidade e melhorar as características de qualidade em termos de resistência à radiação ultravioleta. A superfície rebocada é protegida com cera. Acrescenta estética ao revestimento e evita que a poeira se assente nele.
Propriedades
O Venetian é uma decoração excepcionalmente interior. Nunca é usado em fachadas, uma vez que o material não é resistente a estar em um ambiente agressivo e aos efeitos destrutivos da precipitação, temperatura flutuante e outros fatores naturais.
Dentro da casa, com um microclima favorável, o estuque veneziano, até mesmo colocado nas próprias mãos, tem excelentes indicadores de desempenho. É durável e pode durar mais de dez anos. O tempo só torna mais forte e melhor. O revestimento é à prova d’água, mas permeável ao vapor. É altamente decorativo e em perfeita harmonia com as portas, janelas e móveis de design moderno. Ao contrário das cores e do papel de parede, o gesso veneziano nunca descasca, não descasca e cai das paredes. O revestimento pode ser tratado com agentes de limpeza suaves que não contenham solventes ou outros componentes agressivos.
O material é à prova de fogo, não exala odores estranhos, é ambientalmente amigável. Se você quiser alterar a decoração da sala, você não precisa remover a camada de acabamento das paredes. Papel de parede e tinta podem ser aplicados e colados diretamente sobre ele.
As deficiências são atribuídas principalmente ao custo do material, que pode ser bastante alto, bem como ao alto custo do trabalho. Se você não pode discutir com o primeiro, você pode economizar na questão da contratação de especialistas. É o suficiente para fazer a decoração das paredes pelos venezianos com as próprias mãos.
Mais uma coisa. Este tipo de decoração não é elástico, por isso a flacidez das paredes é marcada pelo aparecimento de uma rede de fissuras na rede rebocada, que não pode ser corrigida e reparada. Isso cria a necessidade de uma preparação cuidadosa das superfícies para decoração.
Tipos
Gesso decorativo da categoria do veneziano é apresentado hoje na mais ampla variedade. Nas prateleiras, há um produto da produção nacional e estrangeira.
Que tipos de venezianos são mais procurados?
Trevignano
Quando aplicado a uma parede, o revestimento parece iluminado por dentro. Um efeito único é alcançado pela translucidez das camadas e do jogo de cores. Externamente, o revestimento é semelhante ao mármore travertino ou espelho. Acabamento com o efeito de vintage, por isso, um convidado freqüente nas soluções de interiores clássicos e vintage. Perfeitamente harmoniza com murais aristocráticos.
Vêneto (Veneto)
O tipo mais comum de gesso veneziano para trabalhar com as próprias mãos. A composição é fácil de aplicar, não é fastidiosa às condições de operação, é fácil de cuidar, tem um custo atraente. Na forma final, parece mármore polido mate.
Marbello (Mardello)
“O gesso veneziano desta marca está em demanda na decoração de quartos de um objetivo específico, diferenciando-se por um microclima úmido”
Embora a superfície obtida após o reboco se assemelhe a um mármore grosseiro, parece bastante agradável. A parede de veludo com uma teia de aranha de veias lustrosas polidas atrai pelo jogo de sombras, a aparência dos quais contribui para a menor modificação da iluminação.
O emplastro veneziano desta marca está na demanda na decoração de quartos da finalidade específica, diferenciando-se por um microclima úmido.
Imperiale
Um dos mais recentes desenvolvimentos. Na composição de gesso há um pigmento dourado. Isso permite que o revestimento decorativo não apenas ofereça reflexos de luz solar, mas também para agradar aos olhos com o luxo do brilho dourado. A superfície resultante é translúcida e pode ter uma dúzia de tonalidades, o que confirma totalmente a associação do mármore com a “pedra brilhante”.
Encausto
Este tipo de veneziano permite que você obtenha uma decoração que imita o granito. A superfície semi-fosca está cheia de impregnações escuras. Opção, exigindo boa proteção, por isso é necessariamente coberta com uma camada de cera, que terá que ser atualizada periodicamente. Isso aumentará a resistência do acabamento da umidade.
Estuque veneziano na estilística interior
“Emplastro veneziano é facilmente combinado com outros tipos de acabamentos”
O gesso decorativo é versátil. Graças à beleza, respeito pelo meio ambiente e praticidade dos revestimentos obtidos com ele, “entra” em quase todos os estilos. O material torna possível criar a aparência não só do revestimento das paredes por uma pedra cara e nobre, mas também um tecido luxuoso. O acabamento dará à atmosfera uma perfeição estética, mesmo que o gesso veneziano seja aplicado manualmente com pequenas falhas.
Tal decoração das paredes será indispensável no barroco, império, rococó. Ele se tornará um excelente background no classicismo. Superfície reflexiva eficazmente do estuque – uma opção para tendências modernas: art deco, avant-garde, interiores minimalistas, alta tecnologia.
Emplastro gravado é a melhor solução para estilos de castelo com características étnicas de gótico ou romanismo.
A lista pode ser continuada, pois o gesso veneziano é facilmente combinado com outros tipos de acabamentos. Isso permite que você use o material em tal difícil reproduzir estilos como loft, Mediterrâneo.
Pode se tornar a base para afrescos ou painéis orgânicos. Esse movimento permite que os designers tragam um toque de grandiosidade para a atmosfera. Há rumores de que o próprio Rafael pintou as paredes pelo caminho da superfície rebocada.
Emplastro veneziano com próprias mãos
No trabalho, as misturas estruturais são complexas e meticulosas, mas ainda permanecem na demanda nos séculos, pois permitem que você crie verdadeiramente individual, com um estilo único e interiores coloridos.
Venetian tem plasticidade suficiente, por isso sua aplicação não causa dificuldades. É muito mais difícil obter a superfície da textura necessária, pois aqui será necessário aplicar camadas corretamente e selecionar sombras. Tendo certas habilidades nesse tipo de trabalho, você pode experimentar o material sem restrições e, portanto, criar capas decorativas nas formas mais criativas.
Cozinhando as paredes
Uma vez que o gesso veneziano é acabamento de acabamento, ele é realizado somente após a instalação de janelas, portas, remoção de detritos de construção e colocação do revestimento do piso. Os trabalhos são realizados em uma superfície de parede previamente preparada. O que é importante com este treinamento.
Se as paredes previamente decoradas tiverem que ser acabadas, a camada de acabamento existente deve ser removida: raspe os restos da tinta, remova o papel de parede, remova a massa restante. As áreas limpas são despoeiradas. É melhor torná-lo um aspirador industrial.
Olhe para a parede. Na presença de áreas oleosas, elas devem ser desengorduradas. A tecnologia de processo é simples. A mancha é tratada com um solvente e lavada com uma solução de sabão neutro.
Uma base limpa e seca sob o veneziano é preparada com uma solução com um efeito reafirmante ou repelente de água. Em salas úmidas, um primer antifúngico adicional é usado adicionalmente.
O próximo estágio preparatório para decorar o gesso veneziano com suas próprias mãos será a eliminação de rachaduras. Se houver danos semelhantes na parede, eles devem ser expandidos ao longo de todo o comprimento, limpos, escorvados e preenchidos com um composto corretivo. Após a secagem da mistura, as áreas reparadas são limpas.
Se planeja-se terminar as paredes venezianas reformadas e recém-rebocadas, a superfície precisará ser deixada por pelo menos um mês, depois de tais obras.
Tecnologia de processo decorativo
Trabalhar com gesso veneziano, na maioria dos casos, a prerrogativa dos profissionais. É difícil dominar os construtores e os pintores em casa com uma tecnologia similar, mas se você quiser e perseverança, eles também serão capazes de obter um excelente resultado.
A maneira mais fácil de se reproduzir em um ambiente doméstico é a imitação do mármore. Para garantir a durabilidade da decoração, é necessário aplicá-la à superfície preparada. No nosso caso, a melhor opção será preparar composições com areia fina de quartzo.
Fazendo o revestimento das paredes com gesso veneziano com as próprias mãos, não hesite em consultar os vendedores que são os melhores tipos de solo adequado para o gesso que você escolher. Na loja vale a pena encomendar e colorir o material de acabamento. Para obter o tom certo “a olho” é extremamente difícil. Se você não adivinhar com a quantidade de pigmento, você pode estragar o material caro e reparar em geral. No caso de tingimento de gesso estrutural no computador, exclui-se “falhas de ignição” semelhantes. Para o caso em questão, é necessário um gesso veneziano de duas cores. Uma parte deve ser mais leve que a outra.
Vamos voltar ao priming. Primer é aplicado na parede com movimentos caóticos, golpes curtos. Torne uma cavala forte. A parede tratada é deixada secar. Isso geralmente leva de 6 a 12 horas.
Na segunda etapa do trabalho com o Venetian, você precisará de:
1. Espátula de aço de boa qualidade (melhor do aço inoxidável polido).
2. Faca de Putty.
3. panos molhados.
Teoricamente, o fluxo de trabalho parece até primitivo. Com uma espátula de espátula sobre a colher, aplique um pouco da mistura final e transfira-a para a parede com movimentos curtos. Aqui está a primeira complexidade prática. A mistura deve ser capaz de distribuir na superfície extremamente fina. Este efeito só pode ser obtido segurando apropriadamente a espátula. A ferramenta deve ser colocada quase perpendicular à parede e ao trabalhar com força para pressioná-la.
A próxima sutileza de trabalhar com gesso veneziano é a localização dos esfregaços. Se o primeiro foi feito em um plano horizontal, o segundo deve ter uma direção perpendicular a ele. Na mesma linha, o trabalho subseqüente é realizado. Assim, vários desenhos, quadros semânticos podem ser criados, mas isso só será possível com o advento da experiência.
No caso de obter o efeito da superfície de mármore, a tarefa é reduzida para cobrir toda a parede com tais manchas caóticas do veneziano. O trabalho é feito pelas parcelas. Você não pode começar a fazer uma parede e, não tendo terminado trabalhos nele, passar para o seguinte. A parede rebocada é deixada secar durante pelo menos 6 horas.
Aplicação da segunda camada – o próximo recife subaquático, que deve ser devidamente contornado quando se trabalha com gesso veneziano com as próprias mãos. Ele deve ser diferente em tom e estar na sombra mais brilhante ou mais profundo do que o anterior. O gesso estrutural de acabamento pode ter 5 e 12 camadas. Todos eles são realizados de acordo com o princípio descrito.
O último, isto é, o último, terá que ser esmaltado. Para isso, após o reboco de cada quadrado, será necessário retornar à superfície já apreendida, e pressionar fortemente a espátula sobre a camada de gesso, alisá-la. Colher ao mesmo tempo deve estar na parede quase plana. Com cada movimento, o enredo se tornará mais espelhado. Este tratamento sofre a última camada decorativa.
A fim de dar a decoração da profundidade de cor, duas camadas quase monocromáticas, você pode aplicar um gesso veneziano prateado ou dourado.
O toque final será o tratamento da decoração resultante com cera.
Como encerar o veneziano
Composição de cera é mais conveniente para aplicar com uma espátula flexível. Pode ser substituído com sucesso e a esponja de espuma de borracha usual. Cera suavemente nivelar a superfície, preenchendo os poros finos. A composição da cera misturada com a cor dourada ou perolada ajudará a dar um efeito decorativo especial à parede.
Não aplique camadas grossas de cera. Isso levará ao aparecimento de manchas. Camada de cera, quando se trabalha na decoração das paredes de gesso veneziano com as próprias mãos, depois de secar, é polido. O processo não é mecanizado. Aqui você também tem que trabalhar manualmente. Tudo se resume a esfregar as superfícies com um pano de camurça. Isso é feito em um movimento circular.
Agora você pode falar sobre terminar as obras de acabamento e admirar o resultado.
O filme fino, formado pela depilação da superfície, mudará o ângulo de refração dos fluxos de luz, o que dará origem ao efeito 3D. A parede deixará de parecer plana e levará a visão para dentro.
Técnica Craquelure
Hoje, interiores elegantes com uma corrida de antiguidade. Para conseguir este efeito, uma laca especial é aplicada sobre as camadas de gesso veneziano. É um composto de secagem lenta, que no processo de solidificação une o gesso, cobrindo-o com uma rede de rachaduras perceptíveis. Este último tem uma função puramente decorativa. São superficiais e não afetam a resistência e durabilidade do acabamento, apenas conferem brilho e encanto ao ambiente envolvente.
Mármore de Carrara
Superfície incrivelmente espetacular. É criado pela imposição de grandes quantidades de camadas de venezianas variadas. O jogo de sombras na superfície da parede criará a ilusão de criar uma sala de rara beleza com mármore de Carrara. Hoje, praticamente não é extraído, mas você não valerá a pena criar uma interpretação dentro de sua própria casa.
É claro que será necessário mexer, especialmente ao trabalhar com estuque veneziano com suas próprias mãos, e não confiar o processo a um profissional, mas o resultado será impressionante. Da parede assim formada será impossível arrancar a vista. E não importa quanto você pague pelos consumíveis, o interior parecerá muito caro.
Cera de Marselha
Uma composição que abre espaço ilimitado para o uso do veneziano. A sua presença na mistura permitirá que o material seja utilizado no acabamento das instalações com o microclima mais complexo e imprevisível, por exemplo, na cozinha ou numa casa de banho super húmida. Você pode esquecer telhas chatas e criar nos quartos a atmosfera que você quer, e não o que você é forçado a reproduzir as circunstâncias interiores.
Nuances de trabalhar com Marbella
Este composto é de secagem rápida, portanto, para trabalhar com ele sozinho, especialmente se você primeiro pegou a decoração de gesso veneziano com suas próprias mãos, é altamente indesejável. Aplicando a primeira camada de base da espessura dada, esta deve ser imediatamente trabalhada com uma espátula, de modo a ter tempo para criar um padrão caótico antes da superfície do gesso agarrar. Como resultado, o efeito de um fluxo fácil deve aparecer. Os esfregaços da camada seguinte devem cobrir completamente os esfregaços do subjacente. O reboco de acabamento é realizado pela composição leve do veneziano. Isso dá a profundidade final.
Polimento começa não menos de um dia após a conclusão do trabalho. Espelhos Marbella presa com uma espátula dura. Eles são mais fáceis e convenientes para desenhar rostos e fazê-los tocar nos raios de luz. A partir deste tipo de gesso veneziano são obtidos revestimentos que simulam a textura do moiré.
Algumas dicas práticas
Requisitos para ferramentas
Para terminar as paredes com gesso veneziano, você precisará de uma ferramenta específica. Você não pode economizar neste ponto. Certifique-se de comprar espátulas, colher de pedreiro e flutuadores feitos de aço inoxidável forjado ou polido. Trituração da composição na parede com ferramentas padrão feitas de metal comum levará à quebra de partículas sólidas de pó de pedras contidas na mistura de trabalho, chips de metal. Este último deixará na superfície decorativa listras sujas imparciais.
Características da pintura
Trabalhando como um veneziano na técnica de um afresco ou criando um painel de cores, faça uma pintura sobre uma camada molhada, não agarrada. As tintas devem ser pigmentos especiais de uma série daqueles usados para pintar as composições da própria base, isto é, o gesso veneziano. Essas tintas penetrarão em todas as camadas de gesso e jamais se desgastarão, nem perderão sua cor.
Cor
Não é difícil pintar o veneziano de forma colorida com as mãos em toda a superfície da parede. As soluções de cores, neste caso, podem ser qualquer coisa: de transbordamentos suaves e desfocados a geometria contrastante. Paredes bonitas com brilho dourado, efeito do vôo da borboleta.
Conclusão
O gesso veneziano não é um material de uso em massa. Isso é enfatizado pelo final da elite. Sua escolha na individualidade de cada fragmento de parede, todo afresco criado com sua ajuda. As nuances de cores criadas durante o trabalho não podem ser projetadas ou copiadas no futuro, por isso a decoração do Venetian é uma oportunidade para dar à sala uma imagem verdadeiramente única. Não perca esta oportunidade única!
Galeria de fotos – gesso veneziano
Video
Autor: Mikhail Bond
Tristen
05.05.2023 @ 18:41
no é um material de acabamento luxuoso e durável que pode ser usado em uma variedade de interiores, desde residenciais até instalações oficiais. Sua composição inclui farinha de pedra, ligantes e pigmentos, e é protegido com cera para melhorar a estética e evitar a acumulação de poeira. Embora seja adequado apenas para decoração de interiores, o gesso veneziano é resistente à água, permeável ao vapor, à prova de fogo e ambientalmente amigável. No entanto, seu alto custo e a necessidade de uma preparação cuidadosa das superfícies para decoração podem ser desvantagens. Em geral, o gesso veneziano é uma excelente escolha para quem busca uma decoração interior elegante e durável.