Qual é a decoração do prédio? Corretamente, o estágio final em seu reparo ou construção. E você já pensou sobre o fato de que é o design final que se tornará a personificação de todas as obras visíveis e invisíveis realizadas? Para dar à casa uma beleza externa e interna ajudará o material de acabamento universal – gesso mineral. Vamos falar sobre como usá-lo corretamente neste artigo.
O que está na composição?
Os principais componentes da mistura de reboco do tipo mineral são:
1. Enchimento natural leve.
2. granulado de mármore.
3. Cal hidratada.
4. Cimento Portland de alta qualidade.
Presença na composição de cal não deve confundir você. Não se dissolverá sob a ação da umidade, porque é fixada por substâncias especiais. Quatro principais versões da mistura provaram ser as melhores:
Shuba
O segundo nome é “cordeiro”. A composição possibilita a realização de superfícies texturizadas. A principal aplicação é fachadas. O acabamento é de grande estrutura. Sob a camada de tal gesso é fácil esconder as falhas decorativas das paredes externas.
“Besouro de casca”
Uma variante na audição em tudo. Na composição da mistura há seixos que, ao alisar a superfície, cortam depressões específicas. Tipo universal de gesso, adequado para trabalhos de decoração exterior e interior.
Gesso com enchimento de mármore
Nas pessoas, muitas vezes é chamado de “Bairamix”, associativamente com a marca que o introduziu pela primeira vez. Hoje muitas empresas fazem composições semelhantes. O gesso é diferente na cor e no tamanho dos seixos.
Gesso veneziano
Contém enchimento granulado fino. Depois de aplicar na parede e tratamento adicional com cera, forma uma superfície extraordinariamente bela, imitando a textura da pedra natural. A opção é exclusiva para design de interiores.
Gesso mineral: classificação e uso
Fabricantes oferecem misturas de gesso, adequado:
- para trabalhos internos,
- trabalhos ao ar livre.
Naturalmente, a composição dos emplastros minerais de cada categoria terá diferenças significativas.
Gesso decorativo
Misturas deste tipo são usadas para acabamento de interiores. Eles executam duas funções de uma só vez:
1. Proteja a superfície das paredes.
2. Eles dão uma certa textura.
Ao selecionar a opção apropriada, deve-se prestar atenção aos seguintes indicadores:
- tipo de base obrigatória;
- tipo de enchimento;
- o tamanho do granulado.
Tipos de enchimentos
Os enchimentos em gesso mineral podem ser:
- Migalha de cerâmica. Nas composições minerais é pouco frequente devido à laboriosidade de produzir misturas desta qualidade.
- Argila colorida. A opção mais popular, porque se refere à categoria de orçamento e permite diversificar a gama de cores das misturas.
- Granule de uma migalha de vidro. Interessante alta decorativo. Não se preocupe que as paredes se tornem “espinhosas”. As partículas de vidro passam por um tratamento específico, de modo que suas bordas são suavizadas.
- Partículas de antracito. O preenchimento de carvão é um componente das misturas de gesso de cor escura. Na gama de lojas aparece raramente.
- Mica Por material decorativo é semelhante ao vidro. Permite criar belas superfícies.
- Quartzo Gesso mineral com quartzo para trabalho interno cativa não só o valor leal, mas também a facilidade de uso.
- Lascas de mármore. Estucado com esta mistura de superfície aumentaram a força e aparência atraente.
O grau de eficácia decorativa do gesso mineral depende diretamente do tamanho do preenchimento.
- Misturas grosseiras contêm partículas com um diâmetro de 5 mm. Tais composições são ótimas para trabalhos ao ar livre.
- Misturas de grande escala são preenchidas com granulado de 3,5 – 4,0 mm. Eles são adequados para acabamento de superfícies que transportam cargas pesadas. Área de uso: instalações públicas, corredores.
- Compostos de composição média. Eles são classificados como variantes universais. O granulado neles tem uma seção transversal de 1.5 – 3 mm. Estão em demanda em corredores de acabamento e salas com um microclima úmido.
- Misturas de mistura fina. O preenchimento neles é quase imperceptível. O tamanho do miolo é de até 1 mm. Permite criar superfícies de relevo de luz, o que torna o gesso em demanda na decoração de salas de qualquer tipo funcional.
- Misturas finas. Argilas finamente dispersas, que fazem parte delas, proporcionam uma suavidade ideal às superfícies.
Gesso decorativo de classe mineral é conveniente e simples no trabalho, adere perfeitamente às mais diversas bases, incluindo: gesso cartonado, madeira compensada, cimento amianto, concreto.
Tecnologia de aplicação de gesso
Por onde começar?
Não importa quão texturizado seja o gesso decorativo, ele nunca ficará lindamente nas paredes, se suas superfícies não tiverem passado pelo processo de nivelamento preliminar. Se a decoração não for restabelecida, terão que se livrar dos restos do acabamento antigo e da poluição. Após o nivelamento, a base é coberta com um primer acrílico.
Preparando-se para trabalhar uma mistura de gesso mineral não causa problemas. A formulação e o procedimento para a preparação da mistura de trabalho estão indicados na embalagem do material.
Você pode trabalhar com a solução de duas maneiras:
1. Aplicando-o manualmente
2. Usando a bomba.
O trabalho no interior das instalações é realizado com maior frequência manualmente, a menos que certamente não sejam os grandes salões dos supermercados.
O que é necessário?
Na lista de acessórios necessários:
– recipientes para misturar a composição de trabalho;
– uma variedade de espátulas;
– misturador de construção;
– flutuadores de aço e plástico;
– Espátula
Além disso, você pode precisar de uma fita adesiva, uma grade de gesso, balizas, perfis de canto e outras coisas específicas.
Como se inscrever
Nabryzg
Essa é a técnica mais simples para criar uma superfície de relevo. É realizado em duas etapas. Principalmente – a parede é rebocada na ordem padrão. Depois que a camada seca, a textura é transmitida a ela, uma pulverização de uma nova. Para o trabalho, você pode usar uma vassoura comum e uma vara. A vassoura deve estar imersa na solução e, em seguida, bater com um pau para que o spray atinja a parede. O tamanho dos flocos formados neste caso dependerá da qualidade da vassoura e da densidade da solução de trabalho. Você pode fazer combinações de cores. Por exemplo, pinte a base em laranja e deixe uma gota de spray em branco.
De maneira semelhante, a versão italiana do acabamento também é executada, mas neste método não se deve esperar que as camadas sequem. O spray aplicado é imediatamente suavizado de tal forma que se sobrepõe a maior parte da cor base, ou seja, permaneceu na parede não com gotas ou “flocos de neve”, mas acabou por ser um divórcio. Soluções verde-amarelas parecem interessantes.
Estruturando a superfície com uma colher de pedreiro
Superfície zadekorirovat original pode estar usando uma espátula. Neste caso, novamente, é colocada uma camada de cobertura sobre a qual uma solução de gesso recolhida numa pequena quantidade sobre a espátula é lançada ligeiramente. Ao fazer isso, devemos tentar executar um certo desenho.
Naches-hachura
O trabalho decorativo é realizado em uma nova camada de gesso mineral. A principal ferramenta de trabalho é uma escova de metal, que é transportada ao longo da superfície tratada em diferentes direções. Você pode simular pinceladas, executar uma abstração e assim por diante. A área acabada é deixada a secar durante um dia, após o que é retirada de partículas mal aderentes da solução. Você pode fazer isso com uma esponja, um pano ou uma espátula de borracha.
Estampagem com rolo
O rolo também é adequado para dar relevo às superfícies a serem decoradas. Na venda existem ferramentas com um design pronto, então você só terá que rolar sobre uma parede recém-rebocada. Tendo certos talentos é possível cortar o desenho escrito no papel do rolo independentemente ou agir até mais simples – envolva-o com uma corda ordinária. No último caso, o padrão será muito parecido com o caule da grama. Parece, a propósito, muito incomum.
Técnica sgraffito
Uma maneira bastante complicada de decorar, mas com esse trabalho é bem possível lidar sozinho. Será necessário aplicar várias camadas coloridas de gesso. A escolha das combinações de cores é gratuita.
Depois de aplicar o último, os stencils são atraídos para as obras, melhor do que as formas geométricas. Eles marcam os limites dos locais onde o emplastro será removido. Faça sulcos com incisivos ou com a ajuda de raspadores. A camada superior pode ser removida em um volume razoavelmente grande, então as ilhotas restantes parecerão um aplique contra o fundo da base subjacente. Se você raspar áreas pequenas, o efeito de sombreamento da imagem aparecerá. Em um estilo similar, você pode processar toda a superfície da parede e fazer um painel de parede.
Outras opções
Se você não se relacionar com naturezas especialmente criativas, use gesso mineral de composição especial. Só precisa ser aplicado na parede e nivelado. O padrão aparecerá por conta própria, após a solução ter secado.
Criar um padrão geométrico na superfície ou combinar cores ajudará a pintar a fita. É aplicado ao substrato preparado nas linhas previamente traçadas. Depois disso, um gesso é derramado na parede e sua camada é nivelada com a ajuda de uma regra. Se uma composição de gesso do tipo “Coroed” é usada, então a textura é anexada a ela usando um flutuador de plástico, fazendo movimentos circulares ou lineares. A superfície tratada é deixada em repouso durante cerca de 20 minutos, após o que as camadas da fita de tinta são removidas. Após a secagem final do gesso, as paredes são envernizadas.
Gesso mineral fachada
As composições de gesso mineral para uso externo são caracterizadas por textura grossa. Isso se deve ao fato de que a decoração da fachada deve ter resistência suficiente a vários efeitos adversos sobre ela. Prioridade é a espécie de cascalho, criando relevo com uma textura de superfície pronunciada.
A aplicação de gesso mineral na fachada pode ser feita manualmente ou com uma bomba de polpa. Ao trabalhar com ele, você precisa ficar a meio caminho da parede. Uma mão é pega na mão. Deve-se garantir que o bico esteja perpendicular à superfície de trabalho. Agora você pode abrir gradualmente a válvula. A mistura será dispensada em 30 segundos. Aplique o gesso movendo a arma na vertical ou na horizontal. O primeiro a preencher os entalhes, se houver. Então vá para os cantos. A superfície principal é coberta com uma solução no último turno. No futuro, o processo de equalização ou suavização seguirá. Aqui eles trabalham como regra.
Concluir a fachada com gesso mineral pode estar a uma temperatura não inferior a 10o e não superior a 30o. A camada mínima de aplicação é de 5 mm.
Qualquer que seja o método de trabalho escolhido, a superfície das paredes terá que ser preparada para decoração. Sem falta, é necessário reparar as rachaduras existentes, remover os restos da tinta velha, remover manchas de graxa ou ferrugem. As rachaduras são feitas por argamassa de cimento.
Nos trabalhos de fachada, o processo de imprimação é também inevitável para garantir a aderência ideal da camada aplicada de gesso mineral. Neste caso, é necessário usar primers com um conteúdo anti-séptico.
Ao preparar a solução de trabalho do emplastro, não viole as proporções de mistura recomendadas. Isso pode piorar sua qualidade. Não misture a mistura em grandes quantidades. Você não terá tempo de trabalhar antes de “agarra”.
Se você comprou gesso mineral em uma forma já pronta para uso, mas sua consistência é muito espessa, dilua-o com água pura.
O trabalho manual no reboco de paredes externas também pode ser conduzido de acordo com os métodos descritos acima.
Superfícies recém acabadas devem ser protegidas contra detritos e ventos fortes durante a secagem. A maneira mais fácil de fazer isso é escondendo-os sob o filme.
O último passo será cobrir a parede com uma camada protetora ou tinta.
Gesso mineral pode ser usado em qualquer superfície, o principal é que o último deve ser forte, mesmo, ter uma estrutura absorvente uniforme, e não ser afetado por fungos ou mofo.
Prioridade de escolha
O mercado moderno está repleto de ofertas de misturas decorativas e acabadas de diversas qualidades. Por que a preferência é dar ao gesso a composição mineral, quando as prateleiras estão cheias de ofertas mais tentadoras? Primeiro de tudo, pela sua naturalidade. Em segundo lugar, tem boa resistência a eventos climáticos. Ela não tem medo de chuva, granizo, geada e raios solares.
Não destrua a estrutura do revestimento e produtos químicos, cuja concentração é particularmente alta na área de trilhas. Gesso mineral é um isolamento adicional da casa. Tem uma excelente permeabilidade ao vapor e permite que as paredes “respirem”, o que significa que a casa durará muito mais tempo e o microclima será sempre saudável. A vida útil estimada é de 10 anos.
Conclusão
O gesso mineral é fácil de trabalhar, difere em custo moderado e ao mesmo tempo torna possível decorar as paredes nas mais diversas perspectivas, para que você não fique limitado em suas fantasias. Se há um desejo de economizar tempo e nervos, confie o trabalho de acabamento nas mãos dos profissionais. Você deveria estar feliz com o resultado.
Photogallery – gesso mineral
Video
Autor: Mikhail Bond
Donald
05.05.2023 @ 16:35
Portuguese:
A decoração do prédio é um aspecto importante no estágio final de reparo ou construção. É o design final que se tornará a personificação de todas as obras visíveis e invisíveis realizadas. Para dar à casa uma beleza externa e interna, o gesso mineral é um material de acabamento universal que pode ajudar. Neste artigo, vamos falar sobre como usá-lo corretamente.
Os principais componentes da mistura de reboco do tipo mineral são enchimento natural leve, granulado de mármore, cal hidratada e cimento Portland de alta qualidade. A presença de cal na composição não deve confundir você, pois ela não se dissolverá sob a ação da umidade, já que é fixada por substâncias especiais.
Existem quatro principais versões da mistura que provaram ser as melhores: Shuba, gesso mineral “casaco”, “besouro de casca” e gesso veneziano. Cada uma delas tem suas próprias características e é adequada para diferentes tipos de trabalhos de decoração exterior e interior.
Os fabricantes oferecem misturas de gesso adequadas para trabalhos internos e externos, e as misturas decorativas são usadas para acabamento de interiores. Ao selecionar a opção apropriada, deve-se prestar atenção ao tipo de base obrigatória, tipo de enchimento e tamanho do granulado.
Os enchimentos em gesso mineral podem ser migalha de cerâmica, argila colorida, granule de uma migalha de vidro, partículas de antracito, mica, quartzo e lascas de mármore. O grau de eficácia decorativa do gesso mineral depende diretamente do tamanho do preenchimento.
Em resumo, o gesso mineral é um material de acabamento universal que pode ajudar a dar à casa uma beleza externa e interna. Existem diferentes tipos de misturas de gesso adequadas para diferentes tipos de trabalhos de decoração, e é importante prestar atenção ao tipo de base, tipo de enchimento e tamanho do granulado ao selecionar a opção apropriada.