Costumamos dizer que a maneira mais eficaz de manter nutrientes e vitaminas nos alimentos durante a preparação para o inverno é a secagem.
Sem meios especiais, especialmente em condições de apartamento, é possível secar basicamente só gramas. Vamos tentar entender o que o mercado oferece – desidratadores e secadores de frutas e legumes.
Você deve começar, como em qualquer caso, com um objetivo. E o que realmente queremos? Se você tem onde conseguir um estoque de produtos naturais no verão, então você só precisa de um bom dispositivo que lhe permita economizar todo esse prazer e saúde para o inverno. Se o objetivo é apenas secar as ervas ou alguns legumes ou frutas em pequenas quantidades, então esta é outra tarefa.
Qual é a dificuldade de secar frutas e verduras?
A complexidade da secagem de frutas e vegetais consiste em escolher a velocidade (força de sopro), a temperatura e sua relação. Em uma temperatura muito alta, as enzimas morrem na comida – enzimas essenciais para a assimilação fácil e rápida do produto. Em muito baixo – bactérias e fungos se multiplicam até a formação de mofo. Durante a secagem, a temperatura do produto é sempre menor que a do ar devido ao efeito da evaporação da umidade. A diferença média é de 10 a 11 graus. No final da secagem, as temperaturas são equalizadas.
Classificação de secadores
Na direção do suprimento de ar
Existem dois tipos principais de secadores para legumes e frutas (desidratadores). Uma visão é com um fluxo de ar vertical, o outro com um fluxo horizontal. Entre as verticais existem opções com um ventilador de cima ou de baixo.
Uma boa distribuição de calor dá um tipo vertical com um ventilador na parte inferior. No entanto, sua desvantagem é que o ventilador é difícil de limpar de tudo o que foi gotejado. Afinal, alguns alimentos, especialmente frutas silvestres, podem dar suco durante a secagem. Um secador vertical com uma ventoinha superior elimina este problema, no entanto, o processo de secagem é muito desigual – a bandeja superior seca mais rapidamente.
Desidratadores com fluxo de ar horizontal, principalmente, não permitem a mistura de odores entre bandejas com diferentes produtos. Além disso, eles fornecem um aquecimento bastante uniforme entre as bandejas e um tal secador é mais conveniente para lavar. Outra vantagem deste tipo é que eles são retangulares, em vez de redondos e, de forma mais eficiente, usam o espaço na mesa. Mas um desidratador com fluxo de ar horizontal, como regra, custa mais.
O tamanho também é importante, dependendo de quais volumes você precisa de cada vez. Alguns tipos de secadores têm paredes externas com bandejas que são removidas e inseridas. Esses tipos são ideais se você for secar todo o volume planejado de cada vez.
Alguns desidratadores possuem bandejas empilháveis. É bom que você possa comprar bandejas adicionais se quiser expandir o volume, em vez de comprar um novo desidratador.
De acordo com o princípio da ação
Todos os tipos existentes de secadores para ervas, cogumelos, frutas e vegetais podem ser divididos em duas grandes categorias de acordo com o princípio de ação:
- Convective
- Infravermelho
Cada variedade tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas separadamente.
Secadores Convectivos: o princípio da ação e nuances
O primeiro apareceu aparelho convectivo. O princípio da operação de tais eletrodomésticos é baseado na circulação de ar quente. Isso deixa sua marca no produto acabado. Frutas secas ou legumes são cobertos com uma crosta seca, uma espécie de filme, já que a primeira coisa é que a umidade evapora da superfície, e só então começa a secar a carne. Assim, o processo de desidratação é suficientemente longo.
Se compararmos frutas secas ao sol com frutas secas em um secador de convecção, as diferenças, cores e características do sabor são diferentes a olho nu. A menção particular merece o fato que o vapor quente “mata” vitaminas, respectivamente, só uma parte de substâncias úteis se preserva.
Especialistas em eletrônica também notam que a convecção requer um custo energético impressionante.
Secadores infravermelhos: características do trabalho
Secadores infravermelhos apareceram mais tarde, mas quase imediatamente se tornou a opção mais promissora para se trabalhar com frutas, verduras, ervas e cogumelos. O princípio da ação é semelhante ao trabalho do sol. O efeito é exclusivamente sobre o componente de água dos produtos. A radiação infravermelha trata as plantas em um modo suave, geralmente a temperatura não excede 60 graus, o que é incomparável com o vapor quente.
A maior vantagem da secagem por infravermelhos é que o produto acabado retém a maior parte dos nutrientes, incluindo vitaminas, que são destruídas a altas temperaturas.
Especialistas em eletrodomésticos concentram-se no baixo consumo de energia de dispositivos similares.
Critérios para escolher um secador para legumes e frutas
Há muitos parâmetros que precisam ser considerados ao escolher uma secagem para frutas e legumes. Antes de fazer um pedido em uma loja on-line ou comprar um dispositivo no mercado, vale a pena analisar modelos existentes, fabricantes e as mais recentes inovações.
Depois disso, cada hostess entenderá facilmente qual dispositivo será ideal para sua cozinha. Considere os parâmetros importantes de secadores de frutas e legumes.
Capacidade
“Cada dona de casa deve ter em conta que, se não houver fruta e legumes suficientes para a secagem, então não deve escolher um equipamento doméstico muito potente e espaçoso, uma vez que gastará energia extra”
O volume de vegetais e frutas que podem ser colocados no dispositivo de secagem deve ser maximizado. É o que toda dona de casa pensa, que quer preparar produtos mais úteis para o inverno. Mas aqui também é necessário levar em conta que as panelas extras (vazias) devem ser removidas. A capacidade de secagem depende do número de paletes existentes e do seu tamanho.
É importante que, para cada tabuleiro, seja permitido colocar quaisquer vegetais e frutas ao mesmo tempo, mas o principal é que eles não tenham um odor forte que possa ser misturado.
Por capacidade, podemos distinguir as secagens de vegetais e frutas, de 0,5 kg por palete a 2 kg. Tal peso é sugerido para colocar os produtores em uma assadeira, de modo que todas as frutas tenham acesso aos raios de luz e facilmente secas. Cada recepcionista deve levar em conta que, se não houver frutas e legumes suficientes para secar, você não deve escolher eletrodomésticos muito potentes e espaçosos, pois ela gastará energia extra. O fogão a gás também é adequado para secagem, mas consome mais eletricidade.
Consumo de energia
“Potência ideal do secador para uso doméstico de 300 a 500 W”
Toda a secagem para frutas e legumes é usada para operar uma rede elétrica. Existem modelos com potência de 100 W a 1000 W. Quanto mais alto este indicador, mais rápido a fruta secará. Isso indica a potência máxima usada, pois se uma temperatura de 40 graus for definida, menos eletricidade será consumida e se 60 for mais. A potência ótima do secador para uso doméstico é de 300 a 500 watts (como nas marcas Saturn, Supra, Bosch). Se este indicador for mais baixo, o aparelho não poderá secar frutos grandes.
Material da carcaça
A secagem moderna de dois tipos de material é realizada:
De metal. Tais modelos são propensos ao superaquecimento, o que contribui para o desempenho incorreto da secagem dos produtos. O peso desta técnica é bastante pesado, o que não é muito conveniente com rearranjos e cruzamentos frequentes.
De plástico. Esta opção para fazer secadores é mais aceitável. É mais leve e mantém a temperatura em todas as etapas do regime de secagem. Modelos feitos de plástico transparente também são convenientes porque você pode controlar o processo sem abrir a tampa.
Tais aberturas levam a uma queda na temperatura e potência adicional e tempo para aumentá-lo. Você precisa ter cuidado ao escolher secadores de plástico. Você pode comprar um modelo feito de material de baixa qualidade, que não só exalará um odor desagradável quando aquecido, mas também liberará toxinas. Portanto, é certo comprar equipamentos apenas com certificados e um cartão de garantia, através do qual será possível fazer um retorno ou troca.
A localização do elemento de aquecimento
O elemento de aquecimento no secador pode estar acima ou abaixo. Os fabricantes de colocação lateral raramente usam, porque com esse arranjo aumentará o tamanho do dispositivo, e isso não é necessário para ninguém. Acredita-se que secadores mais duráveis com a localização do elemento de aquecimento no topo, tk. não recebe água, umidade e possível suco da fruta. Neste caso, o ar mais quente estará nas camadas superiores, e só então se difunde nas outras bandejas de cozimento.
Regulador de temperatura
Os modelos mais avançados de secadores estão equipados com um regulador de temperatura, que permite determinar o valor com o qual secar frutas e legumes. Cerejas inteiras devem ser secas a uma temperatura de 40-45 e damasco sem uma pedra a 50-60 graus. Os modelos mais baratos de secadores não têm esse tipo de regulador, mas têm um valor ideal de 45 a 50 graus, o que lhes permite secar todas as frutas, deixando um máximo de vitaminas nelas. Tais modelos estão nas marcas Molinex, Atlant, Termmix.
Temporizador
É muito importante na preparação de vegetais secos, frutas, bagas para considerar o tempo de sua preparação, tantos fabricantes estão instalando temporizadores em seus equipamentos. Com o uso desse elemento, a proprietária pode colocar todas as frutas, ligar o aparelho, definir seu trabalho por 1 (3, 5, 7) horas e deixar para suas próprias perguntas. Depois que o tempo agendado tiver decorrido, a secagem será desligada automaticamente e aguardará os seguintes compromissos.
Nas versões de baixo custo de tais dispositivos não há temporizadores, então os proprietários terão que desligar manualmente o secador no final da cozedura.
Segurança
“O fabricante raramente indica as informações de segurança no dispositivo, mas na instrução detalhada esses dados devem ser”
Como a secagem de vegetais e frutas é um aparelho elétrico que pode funcionar por muito tempo, é importante que ele tenha uma proteção contra o superaquecimento. Tal medida de segurança não só irá salvar os frutos do ressecamento, mas também prolongará o período de serviço de equipamento adequado. O fabricante raramente indica as informações de segurança no dispositivo, mas na instrução detalhada esses dados devem estar. Ao escolher um secador, vale a pena analisar cuidadosamente a descrição dos parâmetros de segurança, a fim de compreender os riscos existentes. Secadores operam na faixa de 220-230 volts.
Dicas e Truques
Usando o secador elétrico será agradável e útil para a família, se o proprietário imediatamente se familiarizar com as nossas dicas úteis. São poucos, mas facilitam o trabalho com o dispositivo, sugerindo a melhor forma de colocar os produtos dentro do secador:
- Quando as bandejas estiverem na posição vertical no secador, analise se é possível remover várias paletes se não houver fruta suficiente para elas. Bons modelos são aqueles que têm essa modificação disponível.
- Existem bandejas com furos (grades) e sem elas. Os primeiros dispositivos são mais convenientes, uma vez que o ar para os frutos no secador vem de cima, bem como de baixo. Isso irá garantir a secagem rápida de legumes e frutas.
- A forma redonda ou retangular do desidratador não tem valor especial quando seca. Mas a maioria dos fabricantes produz modelos com bordas arredondadas, pois em tais adaptações todos os frutos são secos simultaneamente.
- Nos modelos mais novos de secadores, pode haver uma função de cozinhar iogurte. Isso é feito removendo várias bandejas e instalando um recipiente especial com uma tampa no aparelho. Leite com fermento é colocado em tal adaptação e o iogurte é preparado em questão de horas devido à presença de uma temperatura baixa.
- Se tiver escolhido um modelo de secador com uma ventoinha na parte inferior do aparelho, coloque frutas, frutos e vegetais separadamente na mesa e, só então, instale o tabuleiro correspondente. Portanto, será possível proteger o mecanismo contra umidade e água.
- O secador na condição de trabalho cria um pouco de ruído, como quando o ventilador está ligado. Tal som sempre acompanhará o mecanismo, mas não é intrusivo.
- Ao comprar, veja se há paletes para cozinhar pastilhas e outros pratos. Além do secador, um livro com muitas receitas pode ir.
- Não seque peixes e outros produtos com forte odor junto com frutas e legumes, pois estes últimos adquirirão um odor específico.
- Cogumelos são permitidos secar junto com frutas e bagas. A temperatura ótima para eles é de cerca de 40 graus.
Conclusão
Escolhendo o mais caro e equipado com um secador funcional versátil, não se esqueça das regras de ouro de operação e segurança. Somente se eles forem observados, seu dispositivo durará muito tempo e os produtos secos se mostrarão saborosos e úteis.
Video
Autor: Mikhail Bond
Isaiah
05.05.2023 @ 18:45
rície. No entanto, a secagem convectiva é mais rápida e eficiente do que a infravermelha. Além disso, esses secadores são mais acessíveis em termos de preço. No entanto, é importante escolher um modelo com regulação de temperatura para evitar a destruição de enzimas importantes.
Em resumo, a secagem é uma ótima maneira de preservar nutrientes e vitaminas em alimentos para o inverno. Ao escolher um secador para frutas e legumes, é importante considerar o objetivo, a direção do fluxo de ar, o tamanho e o princípio de ação. A escolha certa garantirá um processo de secagem eficiente e um produto final de alta qualidade.