No paisagismo muitas plantas são utilizadas, no entanto, na conta especial dos designers foram espécies únicas de arbustos, entre os quais spiraea japonês.
Esta espécie pertence ao verão. As plantas toleram perfeitamente um corte de cabelo, são facilmente rejuvenescidas, têm uma ampla gama de aplicações. Eles são plantados em sebes e freios, plantações individuais e em grupo.
O que é especialmente valioso – este longo e incrivelmente abundante arbustos floridos não tem medo de nossos invernos rigorosos. Eles não precisam ser constantemente escavados e transplantados. As plantas não são menos resistentes aos dias quentes, elas não se importam com a gassiness do ar da cidade, as doenças não são terríveis.
Spirea é durável. Com o devido cuidado pode viver até 40 anos. Adicione aqui o fato de que o arbusto ainda é um bom favo de mel, e você vai entender que na zona de agricultura de risco tais qualidades, com grande ornamentação, têm muito poucos tipos de arbustos.
A altura da spirea japonesa, no entanto, como a forma da coroa, é muito diversificada. Na lista de variedades, você pode ver anãs de guarda-chuva de dez centímetros, formas rastejantes e gigantes de dois metros com galhos verticais. Um delicado rosa, branco-branco ou rica floração de framboesa (dependendo da espécie) dura desde o início de maio até o final do outono. Existem espécies que podem florescer repetidamente, o que as torna uma prioridade na criação de composições de jardins.
As folhas da planta diferem não só na forma, mas também na textura. Sua cor muda com o tempo, mas os arbustos não perdem sua atratividade. Eles parecem especialmente bonitos no início da primavera e no outono. Como a espiraea é boa tanto em floração como em condições normais, geralmente é decorada:
1. jardins japoneses.
2. slides rochosos.
3. canteiros de flores.
4. Mixboarders.
Os espiraísmos são auto-suficientes, por isso podem ser usados não apenas em plantações de grupos e na criação de franjas sob árvores, mas também como elementos decorativos independentes da paisagem.
Spiraea japonesa: diversidade de espécies
Princesa Dourada
Aparência dwarfish. A altura do mato não excede meio metro. A Princesa Dourada tem belas folhas de ponta amarelada e delicadas pétalas de inflorescências cor-de-rosa. As folhas são caracterizadas por uma mudança de cor sazonal, mas a sua sombra permanece sempre suave e agradável aos olhos.
Princesinha
O aparecimento desta espécie de spiraea japonesa corresponde plenamente ao nome. A altura dos arbustos é de até 0,8 metros. A coroa é compacta, tem uma configuração arredondada. Durante o período de floração, a planta é coberta de lindas flores cor-de-rosa. As folhas de forma elipsóide têm uma cor verde escura. De Little Princes, você tem sebes magníficas. Este tipo de spiraea japonês é considerado o mais decorativo. Mesmo quando plantado separadamente, não passará despercebido. Está escrito na família para ser o destaque de qualquer composição de paisagem, e não importa em que capacidade a espécie estará presente lá.
Goldflame
Esta é a variedade que mais cresce em spiraea japonesa. Arbustos são poderosos, atingindo um metro de altura. Na primavera, a planta é coberta com uma folhagem laranja-avermelhada brilhante. Ao longo da temporada, a tonalidade da coroa muda, tornando-se amarela brilhante durante o período de floração e mudando para laranja-cobre no outono. O Gold Flame se sente perfeitamente em condições urbanas, por isso pode ser encontrado em parques.
Crispa
Planta elegante e incrivelmente bonita. Os arbustos de baixo crescimento têm uma coroa globular, formada por folhas onduladas serrilhadas, e distinguem-se por um tom lilás rosado de pétalas de flores. Crisp é bom em meio-fio e nas encostas de jardins de pedra.
Shirobana Spiraea
Esta espécie é também chamada de planta camaleônica. A razão para isso é uma ampla gama de cores de inflorescências ejetadas. Ao mesmo tempo os botões podem florescer-se no arbusto do rosa claro ao vermelho rico. Spiraea Shirobana pertence ao grupo de tamanho médio. A altura dos seus arbustos é de cerca de 80 centímetros.
Como plantar um spiraea japonês
“Spiraea é uma planta indiscriminada”
Desde spirea – um arbusto que floresce, então o lugar da sua atividade vital deve iluminar-se bastante. Se não houver tais áreas abertas, a planta pode ser plantada na penumbra das árvores. Lá ela também se sentirá bastante confortável. Fertilidade do solo não importa, e este fato faz da planta um material universal no caso da jardinagem. Plantar espiraea, você precisa considerar as características varietais das plantas.
Por exemplo, as espécies anãs preferem solos pedregosos, por isso eles se sentirão confortáveis em jardins de pedras.
Spirea é uma planta indiscriminada. Ele facilmente cria raízes em quaisquer condições. Os arbustos são plantados no período de primavera-outono, de preferência em tempo chuvoso ou, pelo menos, em um dia nublado. No local do crescimento futuro cavar um buraco, cujo tamanho deve ser proporcional ao tamanho das raízes. Se o local tiver pelo menos uma pequena camada de solo fértil, os fertilizantes não podem ser adicionados. Desde que seja necessário plantar um grupo de mudas de uma só vez para cavar buracos, vale a pena fazer uma furadeira de jardim. Arbustos plantados como sebes devem ser desconcertados.
A distância entre os degraus é de até meio metro, o intervalo entre as filas varia de meio metro a setenta centímetros. Plantas altas com uma coroa de espalhamento podem ser plantadas com um intervalo de metro.
Se os poços estão localizados na planície, eles precisam equipar a drenagem. A almofada de drenagem pode ser usada:
1. Tijolo quebrado.
2. Areia
3. Pedra britada.
A cava de aterragem deve ter paredes estritamente verticais. Os parâmetros aproximados de profundidade e largura são de 40 por 50 cm. O poço preparado é deixado para ser ventilado por vários dias. Imediatamente antes de plantar o arbusto no poço, uma pequena mistura nutritiva de solo é colocada na camada de drenagem, que deve incluir:
1. Soddy ou solo frondoso (2 partes).
2. Areia (1 parte).
3. turfa (1 parte).
Se o solo não tiver alta fertilidade, então, ao plantar, é necessário adicionar fertilizante com uma composição complexa ao poço. Melhor adaptado de longa duração AVA-complexos. Uma colher de sopa será suficiente para garantir o reabastecimento uniforme dos arbustos nos próximos três anos. Grânulos não-clorados contêm todo o conjunto de macro e oligoelementos, exceto nitrogênio, por isso é adicionado ao solo separadamente. Este último é encontrado em complexos minerais contendo ureia e em compostos orgânicos (composto, que é feito com uma camada de 5-7 centímetros).
Antes que a muda entre no poço preparado, você precisa examinar suas raízes. Traços fracos e danificados são removidos, muito longos – encurtados. Ações similares são realizadas com a parte vegetativa do mato. Pode ser encurtado com segurança por um terço do comprimento. Especialmente boa esta poda afetará as mudas com o sistema de raiz superaquecido.
Antes de plantar tal plântula não é mau lugar não um par de horas em água limpa. O solo ao redor do material de plantio é compactado. Dado o fato de que as raízes da espiraia japonesa têm uma localização superficial, é útil para elas soltar e cobrir os círculos do tronco, para os quais você pode usar:
1. turfa
2. sementes de girassol.
3. Compostagem.
4. serragem.
Mulching irá economizar umidade e proteger o sistema radicular do congelamento.
Cuidado de spiraeus japoneses
Spiraea é uma planta da categoria de despretensiosa, por isso não irá impor qualquer demanda inflada em seu conteúdo. Ela será tratada com rega moderada. Na seca, os arbustos contentam-se com dois baldes de água a cada duas semanas. Rega abundante será necessária somente após a poda.
O que você precisa monitorar é o estado do círculo próximo do barril. O solo nesta zona deve estar solto e livre de ervas daninhas. Uma boa prevenção de ressecamento, entupimento e crescimento excessivo de grama será cobertura morta com compostagem, casca ou turfa.
Você quer que a spirea floresça por um longo tempo – mime a planta com um curativo líquido. Você pode fazer isso para a temporada duas vezes. A primeira vez fertilizante deve ser feita imediatamente após a poda de primavera, e pela segunda vez – no meio do verão. É bom usar infusão de verbasco com a adição de superfosfato. 10 gramas de fertilizante são colocados em 10 litros de infusão. Sob cada arbusto precisa derramar em 3 litros da mistura acabada
Nós já falamos sobre a resistência do espirito, mas no inverno sem neve e muito frio ele ainda terá que ser cuidado e coberto com as raízes dos arbustos com uma camada de folhagem de vinte centímetros de espessura.
Jardineiros experientes compunham um calendário real de atendimento para essas plantas magníficas, que indicavam quando e o que fazer.
Calendário de atividades para criação de spiraea e cuidado dela
De março a abril
Aquisição e aterrissagem de materiais
Se você quer ter uma sebe de arbustos no enredo ou apenas belas paisagens com sua participação, em março-mês você precisa decifrar a questão e começar a procurar por um material de plantio de qualidade. Primeiro de tudo você precisará entrar em contato com um viveiro sólido e perguntar sobre a disponibilidade das variedades de spiraea necessárias do japonês. Para economizar dinheiro, você pode comprar mudas com uma parte de raiz aberta. Para este propósito, o número requerido de arbustos é reservado, um depósito é feito e o tempo para escavação é especificado.
Plantando em um spiraeus de chão aberto você não será mais cedo que em abril. Você pode iniciar o procedimento assim que o solo secar e você puder andar em sua superfície sem cair na lama. propágulos comprados podem ser armazenados antes de plantar cerca de uma semana, o principal lugar-los em um lugar com sombra por imersão das raízes em um balde, ou colocando colméias em caixas forradas com papel alumínio. Spirea é uma planta muito tenaz, por isso tolera bem a mudança de “lugar de residência”. Pode ser transplantado quase em qualquer momento da vida ativa.
Aparar
A primavera é o período de aparagem sanitária e rejuvenescedora de spiraea. Sua tarefa é cortar ramos secos e danificados para não quebrar a simetria do mato. Nas plantas ultrapassando o limite de 4 anos, os brotos mais antigos são cortados no chão.
Multiplicação por divisão
O clima frio é um ótimo momento para obter material de plantio adicional. Na primavera, você pode cavar um broto jovem spiraea e dividir o mato em várias partes.
Reprodução por camadas
Você pode ir para o outro lado e multiplicar o spiraea por camadas japonesas. Para isso, os brotos anuais devem ser dobrados e colocados em ranhuras preparadas no solo. Para o galho, como concebido, ele é fixado ao longo de todo o comprimento e polvilhado com uma camada de solo. Durante a próxima temporada, você receberá vários novos arbustos.
Maio-junho
Compra e plantio de mudas
Em maio, um comércio ativo de mudas de spiraea começa em contêineres. Eles podem ser plantadas no local durante toda a temporada, mas sobre a questão da aquisição de variedades de venda automática é melhor não procrastinar, porque as subespécies mais atraentes desmontado rapidamente.
Não desanime se de repente você tem uma muda “cansado”, com raízes “cimentadas” em um coma seco terra. Spirea é muito resistente ao estresse e o arbusto pode realmente ser trazido de volta à vida. Isso é feito. Poucas horas antes do pouso proposto, a parte da raiz é abaixada na água. Depois que o arbusto é removido e algumas incisões verticais são feitas ao longo da parte lateral do coma, deliberadamente tentando danificar levemente as raízes. Este método estimulará seu crescimento e desenvolvimento. Após o procedimento, o torrão é polvilhado com o porta-enxerto e a muda é enviada para o solo.
Julho
Tempo de estimulação
Se você quiser estender o período de floração abundante, você precisa tirar um podador e cortar os topos dos brotos já desbotados.
Nós lutamos com tiros reversíveis
Espíritos de folha amarela de Goldflame e Golden Princess são muitas vezes germinados com folhagem verde padrão. Eles devem ser cortados no chão imediatamente após a detecção.
Agosto a setembro
Re-aparar
É realizado após o pleno florescimento do mato. As extremidades das sessões de cores são removidas. É mais conveniente fazer isso com uma tesoura de jardinagem do que com uma tesoura de podar. Então, o negócio vai se mover muito mais rápido. A poda em tempo útil impedirá a auto-semeadura. Permitirá compactamente formar a coroa do arbusto, além disso, salvará da contemplação da fruta seca, embora no inverno sejam uma verdadeira decoração da paisagem. Aqui, decida por si mesmo como podar ou conservar as frutas justificadas. Os tiros encurtam-se aos primeiros grandes rins.
Ao rejuvenescer a poda, não tenha medo de cortar algo extra. A poda radical é a chave para o nascimento de novos e fortes brotos jovens. Sentir falta é cansativo. Sem esse procedimento, rebentos antigos deformam a coroa do arbusto, dobrando os galhos até o chão e as pontas dos rebentos secam. Não só a estética se perderá – a planta pode desaparecer completamente.
Outubro
Tempo de semeadura
Neste mês, as sementes de spiraea japonesa são colhidas, que serão semeadas durante o inverno.
Quais são as plantas com medo?
Spirea em geral raramente está doente, mas de ataque de pragas não é segurado, como qualquer outra plantação verde. Os arbustos atacam mais ativamente:
1. Afídeos.
2. Ácaro-aranha
3. Folheto
Este último já aparece em maio. Suas lagartas são tão vorazes que podem destruir até 60% da coroa, roendo folhas suculentas junto com pedicelos. O verme da lagarta pode ser tratado com Primor em concentração de 0,1%. Seu uso em 95% dos casos ajuda a se livrar de pragas para uma pulverização.
A spirea inimiga mais perigosa é um ácaro-aranha. Sobre sua aparência indica uma teia de luz na coroa e buracos nas inflorescências. As folhas da planta afetada vão secar e cair sem causa. O parasita mais ativo no período de seca. Lidar eficazmente com ácaros de aranha podem ser: solução fosfamida 0,15%, 0,2% akreksa de sódio ou karbofosom antiquado na concentração de 0,3%.
Medidas preventivas para prevenir o ataque de pragas – este é o afrouxamento regular do solo, rega adequada, alimentação atempada.
Spirea na paisagem do jardim
Spirea japonesa, com sua diversidade de espécies e beleza incomum de arbustos é um elemento indispensável da decoração do jardim. Além de ser incrivelmente estética, também é fiel às plantas juvenis. Os arbustos de Spiree toleram facilmente até mesmo a poda mais impiedosa, para que possam receber as formas mais não convencionais. Spirea é sempre linda e parece ótimo não só em pequenos jardins, mas também em grandes parques.
Os arbustos se tornam uma adição luxuosa às composições das árvores raquíticas. Eles, estando repletos de flores delicadas, efetivamente olham separadamente em pé sobre um gramado verde. Não menos interessantes são os arbustos no jardim pedregoso, plantados entre tui, cipreste, zimbros e abetos anões.
Spirea serve como um excelente “podbivkoy” maiores congêneres:
1. O Kalina
2. Chubushnik
3. Lilacs
4. Rhododendron.
Espirais de baixa espirais são freqüentemente habitadas por rochas ornamentais.
Designers gostam de usar spirea como material para criar sebes. Suas mudas são acessíveis, e a cerca delas é fácil de cortar na forma correta. Poda freqüente priva arbustos da capacidade de florescer, mas esta falha infeliz é mais do que compensada pela beleza e singularidade da solução de cor da folhagem.
Com quem é spiraea “amigos”?
“O uso de spiraea japonês com folhagem decorativa única fará composições decorativas atraentes até o final do outono”
Spiraea na cor é único. De seus arbustos, florescendo em diferentes períodos, você pode criar pinturas de paisagens reais. Usando spiraea japonês com folhagem decorativa única fará composições decorativas atraentes até o final do outono. olhar muito impressionante de sua enorme plantação grupo em conjunto com arbustos e chubushnika lilás, acolchoados com prímulas, filetes, anuários, lírios bulbos, Astilbe. Decorabilidade desta composição é garantida desde o início da primavera até os últimos dias quentes.
Nos círculos de tronco de um spiraeus solitário, tapetes tecidos de perenes de cobertura do solo serão apropriados:
1. Vinca verde escura brilhante.
2. Brilhantes tintas amarelas da sombra do saxifrage.
3. O pulmão variegado.
4. moinhos de vento pintados.
5. Cerastrum cinzento do rato.
Uma boa solução é complementar a primavera composição solistas – cebola e cores melkolukovichnymi como narciso multicolor, narcisos, perdiz, azul Scylla riachos, clareiras hiondoksy lilás, púrpuras Corydalis rosa e piercing azul círculos muscari.
Um curso ganha-ganha será o pouso em frente às espirais de violas perenes e violetas florescendo até as próprias neves.
Conclusão
Se o spiraea japonês ainda não estiver presente em seu site, não se inscreva para adquiri-lo na próxima temporada. Como você pode ver, a planta quase não precisa de sua atenção e cuidado, e para aqueles pouco dele, você está pagando ele, estão dispostos a agradecer generosamente inflorescências soltos fantasia exuberante.
Galeria de Fotos – Spiraea japonês
Video
Autor: Mikhail Bond
Cole
05.05.2023 @ 17:45
de forma oval e ondulada. A altura da planta não excede 50 centímetros. A floração começa em maio e dura até o final do verão. As flores são rosa claro e delicadas. A folhagem da Crispa é verde escura, mas no outono adquire uma tonalidade vermelha brilhante. Esta variedade de spiraea japonesa é frequentemente usada em jardins rochosos e em composições de jardins japoneses. Spirea japonesa Crispa: elegância e beleza em um arbusto Em resumo, a spiraea japonesa é uma planta versátil e durável que pode ser usada em uma variedade de composições de paisagem. Com sua ampla gama de variedades, é possível encontrar a espécie perfeita para qualquer projeto de paisagismo. Além disso, a spiraea japonesa é fácil de cuidar e pode viver por muitos anos, tornando-a uma escolha econômica e prática para qualquer jardim.